Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Defesa de Lula deve pedir ao STJ suspensão de inelegibilidade do ex-presidente

A ideia é travar duas batalhas jurídicas paralelas: no TSE e agora no STJ

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Lula
O ex-presidente Lula - Mauro Pimentel/AFP

​A defesa de Lula deve entrar nesta quinta (16) com um pedido no STJ (Superior Tribunal de Justiça) para que a corte suspenda a inelegibilidade do ex-presidente.

PARALELAS 

A ideia é travar duas batalhas jurídicas paralelas: no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que na quarta (15) recebeu o registro da candidatura, e agora no STJ.

PARALELAS 2 

Os advogados tentarão usar o argumento de que a corte eleitoral não pode impugnar o registro de Lula antes que o Superior Tribunal de Justiça decida se ele é ou não inelegível.

ESPELHO 

Um dos exemplos que devem ser citados no pedido é o do deputado federal João Rodrigues (PSD-SC). Cumprindo pena de prisão em regime semiaberto em Brasília, ele obteve liminar do STJ que suspende sua inelegibilidade e permite que ele concorra à reeleição em liberdade.

RISCO 

Na decisão, o ministro Rogerio Schietti Cruz diz que houve prescrição da pena e invocou o “iminente e irreversível risco” de natureza eleitoral para Rodrigues.

EM NOME... 

O ministro Luís Roberto Barroso, que assumiu na terça (14) a vice-presidência do TSE, diz que a presidente da corte, Rosa Weber, “é uma pessoa íntegra, preparada e de opiniões próprias. Ninguém vai me ouvir falar em nome do TSE, a não ser a pedido dela mesma”.

... DA ROSA 

A extrema discrição da ministra gerou a expectativa de que Barroso acabaria se transformando na voz do tribunal durante a gestão dela —hipótese que ele afasta.


TELA CHEIA

A atriz Patricia Pillar está no elenco do filme “Unicórnio”, do diretor Eduardo Nunes. O longa teve pré-estreia na terça (14), no Cinearte Petrobras. Os atores Zécarlos Machado e Lee Taylor também compareceram. 


PULSEIRA 

O empresário Mario Góes, acusado de intermediar propina para Pedro Barusco, ex-gerente de serviços da Petrobras, tirou a tornozeleira eletrônica no dia 9 de agosto. Ele ficou preso de fevereiro a julho de 2015 e desde então cumpria regime domiciliar.

POR ELAS 

Obras de Tarsila do Amaral, Carmela Gross e Rosângela Rennó integram o acervo que a galeria Arte 57 levará à Semana da Arte. A feira ocorre no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no parque Ibirapuera, de 1º a 3 de setembro, e terá entre os destaques trabalhos produzidos mulheres. 

ACORDES 

A Secretaria da Cultura fechou parceria com a Orquestra de Heliópolis para dez apresentações em centros culturais e teatros em bairros da cidade de São Paulo a partir deste mês. 

ACORDES 2 

A parceria é fruto do êxito das apresentações dos músicos em espetáculos mensais no Theatro Municipal, sempre em um domingo. O último concerto atraiu 1.208 pessoas.

PRESENTE 

O maestro João Carlos Martins vai se apresentar ao piano após as sessões da peça “Concerto para João” deste sábado (18) e domingo (19).

PRESENTE 2  

“Sempre que eu estiver em São Paulo vou aparecer depois da peça para dar uma palinha”, diz Martins, cuja história inspira o espetáculo em cartaz no Teatro Faap. 

 

Nesse fim de semana ele interpretará trechos de “Jesus Alegria dos Homens” e “Eu Sei que Vou te Amar”. 


ARTE À MESA

Um jantar de confraternização para patronos da Pinacoteca, na terça-feira (14), reuniu o ex-ministro Nelson Jobim, a empresária Vera Diniz, o banqueiro Paulo Setubal e o diretor do museu, Jochen Volz. O evento foi realizado na casa da empresária Renata di Paula.


NO SERENO 

Filmes clássicos como “O Poderoso Chefão” e recentes, como “Mamma Mia  - Lá Vamos Nós de Novo!”, serão exibidos na tela de 325 m² do Shell Open Air, que ocorre de 18 de setembro a 7 de outubro, no Jockey Club de São Paulo. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 29 de agosto.

TURNÊ INTERNACIONAL 

O longa “Los Silencios”, da diretora Beatriz Seigner, foi vendido para China, Alemanha, Áustria, Suíça e França. O filme, que foi exibido na Quinzena dos Realizadores, mostra paralela à seleção oficial do Festival de Cannes, também seguirá para os festivais de Brasília, San Sebastián, Biarritz, Haifa, Vancouver, Noruega, China e Índia.


RELEITURA CLÁSSICA

A atriz Marília Gabriela e seu filho Theodoro Cochrane estiveram no coquetel de estreia da peça “Casa de Bonecas - Parte 2”, no Sesc Consolação, no sábado (11). A atriz Eliana Guttman e o dramaturgo Aguinaldo Silva assistiram à sessão. 
 


CURTO-CIRCUITO

O rapper Projota lança nesta quinta (16) a música “Sr. Presidente”, acompanhada de um clipe. 

O Masp lança nesta quinta (16) , em sua loja, uma coleção de peças inspiradas em histórias afro-atlânticas. A partir das 18h. 

O professor Clóvis de Barros Filho lança o seu livro “Shinsetsu: O Poder da Gentileza”, nesta quinta (16), às 20h, na Casa do Saber. 

O Grupo XIX de Teatro apresenta a peça “Arrufos”. Desta quinta (16) a 26 de agosto, às 19h15, na Caixa Cultural. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.