Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Delegados da Lava Jato serão ouvidos por divulgação de conversas de Marisa Letícia

Ação movida por família de Lula pede que a União pague indenização por danos morais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ex-primeira dama Marisa Letícia
A ex-primeira dama Marisa Letícia - Nelson Almeida/AFP

A União pediu que alguns dos principais delegados da Operação Lava Jato sejam ouvidos em ação movida pela família de Lula pelo fato de conversas pessoais de Marisa Letícia, morta em 2017, terem sido gravadas e divulgadas.

OUVIDOS 2 

A Justiça concordou com o pedido e determinou a intimação de Igor Romário de Paula, Luciano Flores e Márcio Adriano Anselmo.

CINZAS 

A lei das interceptações diz que diálogos que não interessem às investigações devem não apenas ser mantidos em sigilo, mas destruídos. A família pede que a União pague indenização por danos morais.

EM FAMÍLIA 

Já a defesa pediu que fossem ouvidas duas noras do ex-presidente —Marlene Araújo Lula da Silva e Fátima Rega Cassaro da Silva. Por conversarem com a então sogra, elas também foram gravadas.

NA FILA 

A 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar nesta semana processos que envolvem o chanceler Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

PORTA 

Um mutirão carcerário libertou 76 presos do Complexo Médico-Penal (CMP), na região metropolitana de Curitiba. 

 

O presídio ficou conhecido por abrigar condenados da Lava Jato.

ABERTA 

Deixaram a prisão gestantes, cadeirantes, acometidos de doença grave, idosos e submetidos a medidas de segurança. 

EQUIPE 

O mutirão foi coordenado pelo juiz Moacir Dala Costa. Ministério Público, Defensoria Pública e servidores do Fórum de Execuções Penais de Curitiba e São José dos Pinhais também participaram.

PÊNALTI 

O Museu do Futebol promove, no dia 10 deste mês, um debate sobre o uso do árbitro de vídeo, o VAR. Grande polêmica da Copa do Mundo, a tecnologia está sendo usada nos jogos da Copa do Brasil. O bate-papo terá participação de Manoel Serapião, instrutor de árbitros da CBF.


 

A professora Anielle Franco em Paraty (RJ), no fim de julho
A professora Anielle Franco em Paraty (RJ), no fim de julho - Marcus Leoni/Folhapress

Irmã de Marielle Franco diz viver ‘meio assustada’

“Posso sorrir? Detesto ficar séria”, diz a professora Anielle Franco, 34, enquanto posa para a foto acima, em Paraty (RJ), na Flip. Era sábado (28), dia seguinte à data em que a sua irmã, a vereadora Marielle Franco, completaria 39 nos de idade caso ela não tivesse sido morta em março, no Rio.  

 

“Foi um dia de muita dor”, lembra Anielle sobre a data de aniversário. “Mas a gente se uniu e seguimos para lançar o projeto.” Impulsionada por um sonho que ela teve com Marielle, Anielle lançou, no dia 27 de julho, o projeto Papo Franco, que levará debates a moradoras de comunidades pobres. 

 

“A ideia é incentivar a formação política --não de partido, mas de pensamento crítico-- e protagonizar as mulheres através da memória de Marielle”, explica a caçula. “É inadmissível só sentar e assistir.” 

 

No dia a dia, Anielle diz viver “meio assustada, de não saber se estou sendo parada numa blitz porque eu sou irmã dela, se vão me tratar ok, ou se vão me assediar, como um cidadão me assediou há uns dias, em Bonsucesso [no Rio].”

 

“Ele pediu para eu desembarcar do carro, já achei estranho. Pediu documento, eu dei. Ele falou que estava liberada, eu entrei. Aí ele falou: ‘E aí, você é solteira ou casada?’ Eu falei: ‘Sou sapatão’. Pra dar uma deixa. Porque a gente [mulheres] vive com um certo medo. Infelizmente é a realidade.”

 

A professora Anielle Franco em Paraty (RJ), no fim de julho
A professora Anielle Franco em Paraty (RJ), no fim de julho - Marcus Leoni/Folhapress

Já se passaram 145 dias desde a morte de Marielle Franco, e dois suspeitos foram presos. “Acho que é um avanço [nas investigações]”, diz Anielle. “Espero muito que seja.”

 

“Nada chega pra gente antes. Não tivemos acesso até agora, por exemplo, ao inquérito. Tudo o que a gente sabe é o que está na mídia. Juro."

 

“Por um lado, também acho que é bom. Eu vivenciei, há umas três semanas, um cara me abordar e dizer que eu tinha que ter cuidado com o que eu estava falando. Então a gente até prefere não saber de algumas coisas e esperar que a polícia faça o trabalho.”

 

“[O delegado responsável pelo caso] se reuniu com a gente há um mês, mais ou menos, pedindo a compreensão da família pelo sigilo. Eles falaram que teriam surpresas vindo pela frente, e acho que as prisões já são um sinal disso.”

 

“A gente tem muita esperança. Embora tenha muita coisa por trás da Polícia Militar, da Polícia Civil, tudo o mais, a gente acredita que o trabalho vai ser feito. Tem que acreditar.”

 

Sobre entrar para a política, Anielle diz: “Penso, mas sem muita certeza.” “Acho que a minha mãe até me mata, né, antes de eu entrar. Ela está tão assustada com isso. Mas agora, hoje, eu falaria que não. Que o foco é disseminar a memória da minha irmã. Mas não sei o que vem pela frente.”


HISTÓRIA 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai reunir os ministros da Cultura, Turismo, Meio Ambiente e Cidades com 14 prefeitos brasileiros no Seminário Internacional sobre Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil.

NA AGENDA 

O evento ocorre nos dias 13 e 14 de agosto e terá a participação de especialistas estrangeiros de cidades reconhecidas como patrimônio pela Unesco na Europa e na América Latina.

PRESERVADA 

São considerados patrimônio mundial, entre outros, os centros históricos de Ouro Preto, Salvador, Diamantina, Olinda e São Luís. A Serra da Capivara, no Piauí, e o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, também estão na lista.

PALHINHA 

Algumas das obras que estarão nas exposições temporárias que o Instituto Inhotim abrirá neste ano serão um aperitivo dos próximos projetos permanentes da instituição. Estão em fase de desenvolvimento no museu a construção de um pavilhão dedicado à artista japonesa Yayoi Kusama e a instalação de uma escultura de grandes dimensões de Robert Irwin desenhada especialmente para o local.

 

Eles participam da mostra temporária que começará no instituto em setembro.

NOVA DATA 

O Tribunal Regional do Trabalho marcou para outubro uma nova audiência do processo em que o Ministério Público do Trabalho (MPT) pede indenização de R$ 10 milhões ao SBT por danos morais coletivos. Na última, realizada na semana passada, não houve conciliação entre as partes. 

AO VIVO 

O MPT baseia a ação no programa da emissora em que Silvio Santos insistiu que a apresentadora Maisa Silva namorasse seu colega Dudu Camargo. A entidade também cita o episódio em que Ratinho chutou uma caixa dentro da qual estava a sua assistente de palco Milene Pavorô.



MAIS QUE PALAVRAS

O fotógrafo Derli Barroso lançou seu livro “Viver” em noite de autógrafos realizada na quinta (2), na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho. O crítico Jorge Schwartz, a coreógrafa Antonieta Marília de Oswald de Andrade e a diretora do The World Bank, Caren Grown, estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

Thiago Simões e Carlos Henrique de Oliveira dão curso sobre administração tributária. Hoje, na OAB-SP.

O ministro Marcos Jorge participa de almoço do Lide. Hoje, às 12h, no Grand Hyatt.

com BRUNA NARCIZO e BRUNO B. SORAGGI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.