Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Deputados e Senadores chegam ao fim dos mandatos sem votar 80% das leis propostas

Há um estoque de mais de 10 mil propostas que não foram à votação no plenário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Plenário da Câmara
Plenário da Câmara - Pedro Ladeira/Folhapress

Os deputados e senadores chegam à reta final de seus mandatos, em 2018, com um estoque de mais de 10 mil proposições da legislatura que ainda não foram votadas —ou 80% de todas as que foram apresentadas desde 2015.

EM QUEDA 

No bimestre passado (junho e julho), só 26 propostas foram transformadas em normas jurídicas, contra 31 do bimestre anterior.

PESO 

A maioria dispôs sobre homenagens como a criação do Dia dos Interactianos (jovens de 14 a 18 anos que integram os Rotarys Clubs), o Dia do Leiloeiro e o da Imigração Chinesa. O levantamento é da FGV-Direito do Rio.

SUSTO 

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) estão surpresos com as pesquisas. Numa roda, na quinta (23), Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Gilmar Mendes comentavam a dianteira de Lula (39%, segundo o Datafolha) e de Jair Bolsonaro, que sem o petista assume a liderança, com 22%.

PALMAS 

Quando discutiam quem deve ganhar as eleições, Gilmar Mendes disse ter apenas uma certeza: a de que a Lava Jato já tinha ganho o Oscar de efeitos especiais, deste e do próximo ano.

VISITA 

E o MST e a Frente Brasil Popular estão organizando um ato multirreligioso em frente à casa da presidente do STF, Cármen Lúcia, em Belo Horizonte, nesta sexta (24).

DE MUDANÇA 

Eles querem que a ministra receba os militantes que estão sem comer há 25 dias pela liberdade de Lula. Dizem que, se o encontro ocorrer, a greve de fome acaba. Ela sugeriu que eles procurassem Dias Toffoli, que assumirá o comando do STF em setembro.

AGENDA 

Toffoli recebeu na quinta (23) o advogado Marcelo Lavenére, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da CNBB, e João Paulo, dirigente do MST. Reafirmou a eles que não pautará a ação que questiona a prisão de condenado em segunda instância —como querem os grevistas.

ARESTA 

O ministro disse que só colocará o tema em debate no próximo ano –e, mesmo assim, se houver consenso na corte para retomar a discussão.


NOITE ARTÍSTICA

O banqueiro Olavo Setubal Jr. e a mulher, Nádia, foram ao leilão de arte beneficente em prol da Cruz Verde, no Jockey Club de São Paulo, na quarta (22). O fotógrafo Fabrizio Fasano, o presidente da entidade filantrópica, Flavio Padovan, o casal Bruno e Paula Setubal, o empresário Ricardo Lima e a empreendedora social Regina Moraes também compareceram. 


PORTA ABERTA 

A ministra Rosa Weber, que preside o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e recebeu os grevistas na quinta (23), esteve um dia antes com os advogados de Lula em seu gabinete.

CALENDÁRIO 

Os defensores do ex-presidente acreditam que, se o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) seguir com eles o rito que está adotando na ação em que o MDB contesta a coligação do tucano Geraldo Alckmin (PSDB-SP), o caso só será julgado em setembro.

CALENDÁRIO 2 

O relator do caso do tucano abriu prazo para defesa e acusação apresentarem alegações finais, o que estende o processo por mais cinco dias. Lula apresentará a defesa no dia 30. Com as alegações finais, o caso só se encerraria no dia 4 de setembro.

CABO DE GUERRA 

O Condephaat, conselho estadual de patrimônio, vai votar na segunda (27) o projeto das torres que Silvio Santos quer construir ao lado do Teatro Oficina, no bairro do Bexiga. 

CABO DE GUERRA 2 

A síntese do parecer é favorável, conforme divulgação do Diário Oficial.

MIAU 

Servidores da Prodesp, companhia de processamento de dados de SP, dizem que o órgão proibiu que eles continuem alimentando cinco gatos no terreno da empresa, em Taboão da Serra. Um saco de ração comprado pelos funcionários chegou a ser confiscado.

MIAU 2 

A Prodesp afirma que vetou apenas a colocação de comida para os bichanos na portaria principal. A companhia diz que aquele é um “local de grande fluxo de pessoas e carros, colocando em risco a própria vida dos animais” e que está aberta para definir um novo local para os interessados servirem a ração.


NO CRONÔMETRO

O crítico de cinema Jean-Claude Bernardet, o produtor Patrick Leblanc e o cineasta Lauro Escorel estiveram na abertura do 29º Festival de Curtas Metragens de São Paulo, realizado no Cine Sesc, na quarta (22). A vice-diretora Beth Sá Freire e a diretora do festival, Zita Carvalhosa, além do diretor regional do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Grace Mendonça é a presidente do júri do 15º Prêmio Engenho de Comunicação.

O Instituto Prof comemora seus 25 anos. Na sexta (24), em sua sede, às 8h30. 
 
Os atores Expedito Araújo e Melanie de Vales apresentam a peça “Por Amor à Língua Portuguesa”. Na sexta (24), em Maputo, em Moçambique. 

A Perestroika abriu matrículas para o curso Que Droga É Essa?, ministrado por Eduardo Schenberg

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.