Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dirigentes do PT querem colocar só Lula e Manuela em material de campanha

O temor é que o eleitorado cativo do PT passe a não acreditar mais na viabilidade eleitoral de Lula

Manuela D'Avila durante anuncio da aliança do Pc do B com o PT
Manuela D'Avila durante anuncio da aliança do Pc do B com o PT - Xinhua/Rahel Patrasso
São Paulo

As divergências no PT sobre o nível de exposição de Fernando Haddad se intensificaram. Um grupo está propondo que o ex-prefeito sequer apareça nos materiais de campanha do partido, que só traria as imagens de Lula e Manuela D’Ávila.

O DESAPARECIDO 

Por essa ideia, Lula seria tratado como candidato e Manuela como a vice de fato. Haddad não apareceria em panfletos e sequer nos programas de TV.

FERRARI 

O temor de que o eleitorado cativo do PT passe a não acreditar mais na viabilidade eleitoral de Lula atinge principalmente candidatos a senador e a deputado. Muitos consideram mais eficiente conquistar votos sustentando que o ex-presidente estará na urna.

CALMA, GENTE 

A estratégia esbarra na própria Manuela D’Ávila, que não concorda com a proposta.

PRIMEIRO LUGAR 

O primeiro candidato a ser procurado pela Polícia Federal para conversar sobre segurança será Guilherme Boulos, do PSOL. 

MAPA 

A PF disponibilizou 160 agentes para escoltar os presidenciáveis e está estudando os riscos que cada um deles corre durante a campanha.

VISITA 

O ministro Raul Jungmann deve receber em breve o reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Ubaldo Cesar Balthazar, em Brasília. No ano passado, o então reitor Luiz Cancellier se suicidou depois de ser preso por ordem da PF.

ATENTADO 

A PF voltou a investigar professores da UFSC neste ano —desta vez, por suposto atentado contra a honra da delegada Erika Marena, que ordenou a prisão do ex-reitor Cancellier e já foi criticada por estudantes.

REAÇÃO 

O caso tem sido visto como retaliação e provocou reação de advogados e até de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). 

 

Na quarta (8), Jungmann recebeu o secretário de Relações Internacionais da UFSC, Gelson Albuquerque, que pediu a audiência com o reitor.


 

O artista Rodrigo Sassi em seu ateliê
O artista Rodrigo Sassi em seu ateliê - Karime Xavier/Folhapress

REVIRANDO O LIXO

O artista plástico Rodrigo Sassi ocupará o subsolo do Centro Cultural Banco do Brasil de SP com uma exposição de obras criadas com materiais descartados da construção civil; a mostra tem início no sábado (11).


GESTAÇÃO 

O número de casos de gravidez na adolescência caiu 50% no estado de São Paulo em quase duas décadas, atingindo, em 2017, o menor nível da história. A Secretaria de Saúde atribui a redução à distribuição de preservativos e a iniciativas de conscientização sobre o tema.

JOVENS 

Em 2017, 73.966 menores de 20 anos tiveram filhos no estado, o que equivale a 12,2% do total de nascidos vivos. Em 1998, o percentual foi de 20,2%. 


UNINDO REFLEXÕES

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-ministro do STF Eros Grau foram ao lançamento do livro “Hannah Arendt - Pensamento, Persuasão e Poder”, do ex-ministro Celso Lafer. A professora Mary Lafer, mulher do autor, também esteve no evento, realizado na Livraria Cultura do shopping Iguatemi, na quarta (8). 


EU APROVO 

Atores como Esther Góes e Carlos Meceni e a organização Fórum Faz Cultura se posicionaram a favor das mudanças da Lei de Fomento ao teatro, que vem gerando oposição de outros artistas. 

EU APROVO 2 

“O secretário [de Cultura] André Sturm procura corrigir distorções históricas, que prejudicaram os grupos independentes durante 16 anos! Esses sim, precisam de defesa”, diz Esther. A Secretaria Municipal de Cultura vai aceitar apenas um voto de cada proponente de projetos para a formação da comissão julgadora. 

SÓ VENDO 

Criticada por acionar a polícia para reprimir manifestações em frente ao seu prédio, a pasta diz que a presença da Guarda Civil Metropolitana independe de solicitação. “A GCM monitora manifestações previstas.” 

TERRENO 

O Ministério Público do Estado de SP deu 60 dias para que a USP informe a destinação que dará a imóveis vazios que somados ultrapassam o valor de R$ 55 milhões. O MP foi acionado pelo deputado Estadual Carlos Giannazi (PSOL), que fez a denuncia.

FILMETES 

Alguns dos primeiros curtas-metragens realizados pelos cineastas Wim Wenders e Werner Herzog, nos anos 1960, serão exibidos em uma mostra especial da 29ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens. O evento ocorre entre os dias 22 de agosto de 2 de setembro.


ALMA DO NEGÓCIO

O advogado João Luiz Faria Netto assumiu a presidência do Conar, substituindo Gilberto Leifert, em cerimônia na quinta (9), na sede do conselho. Os publicitários Luiz Lara e Armando Strozenberg compareceram. 


CURTO-CIRCUITO

Mílton Jung debate com Luiz Felipe Pondé e autografa seu livro “É Proibido Calar!”. A partir das 18h30, na Bienal do Livro.

A Fundação Laço Rosa lança nesta sexta (10) o seu canal de YouTube. 

Ocorre nesta sexta (10) o evento Mulheres na Advocacia. Às 16h, na Japan House. 

O ministro Sérgio Etchegoyen e o médico Drauzio Varella se reúnem em SP no Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear. Hoje, às 18h. 

COM BRUNA NARCIZO E BRUNO SORAGGI

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.