Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Entidades defendem no STF que Roraima não peça o fechamento da fronteira com a Venezuela

Manifestação afirma que a conduta do estado está gerando tensão e criando um ambiente xenófobo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moradores de Pacaraima (RR) expulsam imigrantes venezuelanos
Moradores de Pacaraima (RR) expulsam imigrantes venezuelanos - Avener Pradro/Folhapress

Entidades de defesa dos direitos humanos apresentaram manifestação ao STF (Supremo Tribunal Federal) defendendo que o estado de Roraima se abstenha de pedir o fechamento das fronteiras com a Venezuela —o que já fez por mais de uma vez.

XENOFOBIA 

Segundo o advogado Beto Vasconcelos, que representa associações como a Conectas e a Missão Paz (Pia Sociedade dos Missionários de São Carlos), a conduta do governo estadual “está gerando tensão e criando um ambiente propício para comportamentos xenófobos”.

DOIS LADOS 

Na manifestação, que apresentaram como amicus curiae (interessados na causa), as associações pedem também que o governo aumente os serviços públicos e coordenem os estados para a integração dos imigrantes na sociedade e a sua interiorização. “Os dois lados estão falhando”, afirma Vasconcelos.

PRIMEIRA OPÇÃO 

O ministro Dias Toffoli, que assumirá a presidência do STF em setembro, convidou o jornalista Marcio Aith para comandar a Secretaria de Comunicação do tribunal.

CALENDÁRIO 

Aith, que foi subsecretário de Comunicação do Governo de SP na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB-SP), está agora na equipe de campanha do tucano para a Presidência da República. Ele respondeu ao magistrado que permanecerá onde está. Os dois devem voltar a conversar depois da eleição.


 

A atriz Natallia Rodrigues
A atriz Natallia Rodrigues - Marcus Leoni/Folhapress

TRÊS CARAS

A atriz Natallia Rodrigues está em três longas-metragens que serão lançados neste semestre: “O Doutrinador”,  “A volta” e “Virando a Mesa”


TROFÉU 

A CGU (Controladoria Geral da União) foi indicada para receber um prêmio internacional pelos acordos de leniência e pelo incentivo ao compliance nas organizações brasileiras. O 14º Annual International Compliance & Ethics Awards é promovido pela Society of Corporate Compliance & Ethics (SCCE) e será entregue em outubro.

TROFÉU 2 

“Foi uma surpresa, mas mostra que nossas iniciativas estão servindo de exemplo para o mundo todo”, diz o ministro da pasta, Wagner de Campos Rosário. Em 2017, a CGU conseguiu recuperar cerca de R$ 4 bi aos cofres públicos. Para este ano, a pasta espera bater o recorde. O prêmio existe desde 2005.


LETRADOS

O escritor Zuza Homem de Mello tomou posse da cadeira nº 17 da Academia Paulista de Letras em cerimônia na quinta (23). O diretor-executivo do canal Arte 1, Caio Luiz de Carvalho, a atriz Marisa Orth, o músico Jean Garfunkel, o economista José Aníbal e o ex-secretário estadual José Renato Nalini estiveram presentes.


ROUPA... 

Vereadores que acionarem a Justiça contra projetos em tramitação na Câmara Municipal de SP antes de recorrerem a todos os recursos internos de contestação na Casa poderão ser cobrados pelos custos do processo de defesa da instituição. 

...SUJA  

A ideia, ainda em estudo, foi proposta pelo presidente da Casa, Milton Leite (DEM), em reunião na qual ele citou uma vitória na ação do PSOL contra o projeto de reforma da previdência municipal, que está empacado.  

EM CASA 

“Vou responsabilizar. Não é possível que as pessoas proponham ação sem esgotar as instâncias [do legislativo]. Faça um recurso ao plenário. Se negado, vá à Justiça”, disse Leite.

NA TELINHA  

Dois quadros de Gregório Gruber passarão a integrar o cenário do programa Metrópolis, da TV Cultura, a partir de domingo (26). Neste dia, será exibida uma matéria que mostra a relação do artista com SP.


OBRA TEATRAL

O diretor do Teatro da Vertigem, Antônio Araújo, foi ao lançamento do livro da companhia, em sua sede, no domingo (19). O diretor institucional da MIT, Rafael Steinhauser, o escritor Joca Reiners Terron e o dramaturgista Antonio Duran também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O MeGusta Bar, da chef Renata Vanzetto, lança seu brunch. No sábado (25), a partir das 12h. 

O blog Formando Focas comemora três anos. No sábado (, às 14h, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SP.

A Havaianas abre nova loja conceito. Hoje, às 18h, no Rio. 

A Prefeitura Regional da Lapa e a Virada Sustentável reúnem mulheres para grafitar um muro na rua Heliodoro Ébano Pereira. No sábado (25), a partir das 9h . 

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.