Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Futuros presidentes do STF, STJ e TCU tratam de pauta comum contra a crise

Uma das ideias é discutir temas como privilégios do setor público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Dias Toffoli, que assumirá a presidência do STF
O ministro Dias Toffoli, que assumirá a presidência do STF - Pedro Ladeira/Folhapress

Os futuros presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), João Otávio de Noronha, e do TCU (Tribunal de Contas da União), José Múcio Monteiro, já conversam sobre uma pauta comum das três instituições para fazer frente à crise do país.

LIGAÇÃO DIRETA 

Uma das ideias é discutir temas como privilégios do setor público, tentando um alinhamento com as aspirações de austeridade de setores da sociedade.

FOLGA 

O ministro Dias Toffoli, por exemplo, já decidiu enviar proposta ao Congresso para acabar com os feriados exclusivos do Judiciário.

PAZ 

Uma outra decisão é tentar evitar choques entre Executivo, Legislativo e Judiciário.


 

A atriz Paula Barbosa
A atriz Paula Barbosa - Marcus Leoni/Folhapress

DA TELA AO TABLADO

Depois de atuar nas novelas “Meu Pedacinho de Chão” e “I Love Paraisópolis”, a atriz Paula Barbosa, neta de Benedito Ruy Barbosa, volta aos palcos com “Antes que Amanheça”, no Teatro Augusta, até o dia 30 deste mês.


PALAVRA FINAL 

Todos os programas para internet ou TV que o PT está fazendo com Lula e Fernando Haddad estão sendo testados em pesquisas qualitativas. Nelas, grupos de eleitores dão opinião sobre a efetividade do material.

CALMA, LULA 

Uma das constatações: os eleitores lulistas querem de volta o “Lulinha Paz e Amor”. Eles rejeitam qualquer abordagem de que a eleição pode ser um troco ou uma vingança contra os adversários do petista.

LADO FRACO 

Na visão deles, quanto mais os políticos brigam, mais os cidadãos de baixa renda são prejudicados.

NÃO ENROLA 

Outra constatação é a de que os que votam em Lula dão grande importância para o segundo nome da chapa —e que basta apresentar Haddad como “vice de Lula”. Antes, o PT pensava em dizer que ele era “as pernas, os olhos, a voz” do ex-presidente.

VOTO... 

O governador de SP, Márcio França, criou a medalha Mérito do Comando de Policiamento da Capital.

... MILITAR 

A condecoração tem “o objetivo de galardoar” as personalidades ou instituições “que tenham contribuído para o maior brilho do comando de policiamento da capital” ou atuado “para a elevação do nome da Polícia Militar do estado de São Paulo”.


MEU BEM

Os atores Otávio Müller, Maeve Jinkings e Luan Teles estiveram na pré-estreia do filme “Benzinho”, realizada na terça (21), no shopping Pátio Paulista. O diretor do longa, Gustavo Pizzi, também compareceu. 


REFORÇO 

O Movimento Arte na Escola apresentará ao Conselho Nacional de Educação nesta quinta-feira (23) um documento defendendo a obrigatoriedade do ensino de artes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. 

REFORÇO 2 

O grupo alega que o texto em debate coloca aulas artísticas como optativas.

 

Uma das reivindicações do movimento é que as escolas tenham ao menos um professor especialista em áreas como teatro, dança e música.

AR LIVRE 

Integrantes do Balé da Cidade farão ensaios abertos em parques de São Paulo no próximo mês.

 

Os bailarinos se preparam para a estreia do espetáculo “Sagração da Primavera”, que será no dia 15 de setembro. 

PARA TODOS 

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o grupo Satyros, vai levar cursos e apresentações artísticas para a praça Roosevelt. Batizado de Arte na Praça, o projeto começa no domingo (26). A previsão da pasta é que as exibições ocorram durante todos os finais de semana. As apresentações serão gratuitas.

DIVERSIDADE 

A filósofa Judith Butler, o grupo afro Ilú Obá de Min e a escritora Helena Vieira participam do próximo documentário da diretora Eliane Caffé, “Tlazoltéotl: para Onde Voam as Feiticeiras”.

DIVERSIDADE 2 

Dirigida também por Carla Caffé e Beto Amaral e com previsão de estreia em 2019, a obra usa a interação com o público para provocar reflexões sobre o preconceito no Brasil.


 

HORA DO BOLO

O diretor Wolf Maya e o ator Bruno Fagundes foram ao aniversário do promoter Luiz Fernando Coutinho, que estava com a mulher Liège Monteiro, e da empresária Mary  Nigri, no restaurante Quattrino, na terça (21). 


CURTO-CIRCUITO

Zuza Homem de Mello toma posse nesta quinta (23) da cadeira nº 17 da Academia Paulista de Letras, em cerimônia realizada na sede da instituição, às 19h.

Daniel Gabrilli de Godoy, Rodrigo Carvalho Samuel e Guilherme Paes de Barros Geraldi lançam livros nesta quinta (23), às 19h30, na Simões Advogados. 

Começa hoje e segue até sábado (25) o Icad Brazil, congresso de dermatologia e medicina estética e envelhecimento saudável. No Centro de Convenções Frei Caneca. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.