Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Imunização de crianças em SP contra sarampo e poliomielite salta para 65%

Há algumas semanas, o percentual era de cerca de 50%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A intensificação do esforço de vacinação fez o percentual de cobertura dar um salto em SP - Eduardo Anizelli/ Folhapress

A intensificação do esforço de vacinação de crianças de até 5 anos contra a poliomielite e o sarampo fez o percentual de cobertura dar um salto no estado de São Paulo. Na quinta (30), cerca de 65,6% delas já estavam imunizadas.

SALTO 

Os dados estão sendo recebidos com certo alívio. Há algumas semanas, o percentual era de cerca de 50%.

LANTERNA 

A capital está abaixo da média estadual, com 59% de imunização.

FOCO 

Por orientação do Ministério da Saúde, a campanha foi estendida até o sábado (1º). A meta é atingir 95% das crianças paulistas. Só 108 cidades já alcançaram o objetivo. Faltam outros 518 municípios.

TEMPO 

A eventual decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de vetar a aparição de Lula na TV como candidato deve reabrir a discussão sobre a pertinência de substitui-lo em breve por Fernando Haddad na cabeça da chapa.

TEMPO 2 

O próprio Lula, de acordo com interlocutores, preferiria esticar a corda até pelo menos 17 de setembro, último dia permitido por lei para qualquer alteração nas candidaturas. 


CREPÚSCULO

Os atores Caco Ciocler, Imara Reis, Beto Schultz e Domingos Meira integram o elenco do filme “Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer”, que teve pré-estreia na quarta (29), no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca. O longa é dirigido por Thiago Luciano. A atriz Giulia Gam assistiu à sessão.


LOGO ALI 

O prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) tirou licença da prefeitura e viajou para local não divulgado.

JÁ VOLTO 

A assessoria diz que ele pediu licença por “questões particulares”. Covas retorna a SP no domingo (2).

TARJA PRETA 

Jair Bolsonaro (PSL) entrou com 21 processos para retirar conteúdo da web. O candidato à Presidência foi o político que mais acionou a Justiça para excluir críticas contra ele da internet durante as eleições. Os dados são da ferramenta Ctrl+X, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

FALEM MAL 

Na maior parte das vezes (17), Bolsonaro tentou remover do Facebook páginas críticas como “Anti-Bolsonaro”, “Bolsolixo”, ou o perfil “Todo dia um Bolsominion Diferente Passando Vergonha”.

EU TAMBÉM 

Em segundo lugar no levantamento aparece o ex-prefeito de SP João Doria, com 11 processos.


PESO PESADO

A banda Tonelada, que tem entre os integrantes os músicos René Parisi e Renato Parente, se apresentou no Bourbon Street, na quarta (29). Antonio Raudilio Martín Sánchez, da Associação Americana de Juristas, e os advogados Fábio Tofic Simantob e Marco Aurélio de Carvalho passaram por lá.


RAIO-X 

O Ministério Público do Estado de SP vai reabrir uma investigação sobre compras fraudulentas de materiais usados para exames de radiologia. O Ministério Público Federal (MPF) compartilhou com o órgão estadual novos dados obtidos nas investigações da Operação Sanguessuga

RAIO-X 2 

O MPF afirma que dois hospitais estariam envolvidos no esquema. A Sanguessuga foi deflagrada em 2006 e investigou a fraude em licitações para compra de ambulâncias com recursos de emendas parlamentares. 

BOLSO 

O Google registrou na semana passada o maior interesse em buscas relacionadas ao dólar dos últimos 12 meses. O termo “dólar dispara” teve uma alta de 650% nas pesquisas do site. “Porque o dólar subiu”, aumentou 150% vezes. 

RECORDE 

Desde 2004, o pico do interesse na moeda continua sendo a semana de 20 a 27 de setembro de 2015, quando chegou a valer R$ 4,13. 

PEDE BIS 

O compacto “Pedro Pedreiro/Sonho de um Carnaval” (1965), de Chico Buarque, será relançado em vinil, em outubro, pela Polysom. O produto terá encarte e áudio remasterizado dos originais. 

ARRASTA-PÉ 

A Secretaria Municipal de Cultura firmou uma parceria com o Forró na Cidade. A ideia é promover eventos da música nordestina em quatro Casas de Cultura da capital — em Santo Amaro, M’Boi Mirim, Freguesia do Ó e São Miguel Paulista. Os shows começam neste sábado (1º). 

MEMÓRIA 

O nome do fundador das Casas Bahia, Samuel Klein, batizará o prédio da nova sede da Knesset Israel, sinagoga fundada em 1916 no Bom Retiro. O complexo será inaugurado em Higienópolis no dia 7 de setembro.


DOIS EM UM

A abertura das mostras individuais “Gula”, de Berna Reale, e “Asterismos”, de Artur Lescher, reuniu a empresária Flávia Soares e a cantora Zélia Duncan na galeria Nara Roesler, no sábado (25). O advogado Eduardo Muylaert também passou por lá. 


CURTO-CIRCUITO

Alunos do Projeto Guri se apresentam na sexta (31), às 17h, na estação Sé do Metrô. 

O Cremesp lança na sexta (31) um livro com os resultados obtidos em 13 anos de seu exame aplicado em médicos recém-formados. Às 18h, em sua sede. 

O Laboratório de Arte e Beleza de Duda Molinos recebe na sexta (31) obras de artistas do Design Weekend SP 2018. 

O Sesc Avenida Paulista exibe a peça “Pontos de Vista de um Palhaço”. Desta sexta (31) a 2 de setembro. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.