Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mortes de macacos no litoral alertam para a volta da febre amarela

Casos foram registrados em Caraguatatuba

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Macaco sagui no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres, em SP
Macaco sagui no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres, em SP - Rafael Huspel/Folhapress

As seguidas mortes de macacos vítimas de febre amarela na região de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, acenderam o sinal amarelo nas autoridades de saúde do estado. 

CURVA 

É um alerta de que a enfermidade “deve voltar a aparecer de forma importante” no próximo verão, diz Marcos Boulos, coordenador de controle de doenças da Secretaria de Saúde. É o segundo inverno seguido em que mortes dos animais são registradas com maior frequência.

TRILHA 

Segundo ele, o vírus está nas matas, “vindo [para o litoral norte] do Vale do Ribeira e do Rio de Janeiro, por Taubaté e até por áreas de reflorestamento”, que cresceram 16% em anos recentes. 

TÃO PERTO 

Boulos afirma que perto de 80% da população do litoral já está vacinada contra a febre amarela. Mas há uma preocupação com os habitantes da capital e da grande SP, que frequentam a região. A cobertura vacinal nestas áreas é de apenas 40%.

FLERTE  

O governador de SP, Márcio França, promulgou uma lei que cria o Dia do Policial Militar do Choque. A data será celebrada em 6 de janeiro. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Coronel Camilo (PSD).

FLERTE 

Desde que assumiu o cargo, França fez gestos para agradar as polícias —ele chegou a dizer que a farda é sagrada e “uma extensão da bandeira do estado”.


 

Os quadrinistas Gabriel Bá (esq.) e Fábio Moon
Os quadrinistas Gabriel Bá (esq.) e Fábio Moon - Karime Xavier/Folhapress

SOBRE O PALCO

Os gêmeos quadrinistas Gabriel Bá (esq.) e Fábio Moon se aventuraram na dramaturgia e escreveram a sua primeira peça de teatro, “Os 3 Mundos”; o espetáculo estreia oficialmente no dia 2 de setembro, no Teatro Sesi-SP .


LULA QUEM? 

Lula está no centro da política brasileira há quatro décadas e 99% dos eleitores sabem quem ele é. Mas 1% diz que não o conhece e outros 11%, “só de ouvir falar”, segundo pesquisa do Datafolha divulgada na quarta-feira (22).

DE VISTA 

Lula é menos conhecido no sul —15% dizem que só “ouviram falar” no petista. Outros 2%, nem isso.

DE VISTA 2 

Já Alckmin, que governou São Paulo por 14 anos, em períodos alternados, é conhecido por 98% dos paulistas —57% afirmam que o conhecem “muito bem”, 26%, “um pouco”, 16% só ouviram falar nele e 2% —ou 660 mil pessoas —dizem não saber quem ele é.


IMAGENS ILUSTRES

O fotógrafo Bob Wolfenson recebeu convidados na abertura de sua exposição, na quinta (22), no Espaço Cultural Porto Seguro. As atrizes Taís Araújo e Odara Carvalho, o arquiteto Isay  Weinfeld e o também fotógrafo Marcio  Scavone  compareceram.


FUMAÇA 

O departamento de urologia do Hospital de Transplantes de São Paulo fez um levantamento inédito que indica que 73% dos pacientes diagnosticados com câncer de bexiga na unidade foram ou ainda são fumantes. Os dados serão divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde na semana do Dia Nacional de Combate ao Fumo (29).

FUMAÇA 2 

Entre as 1.130 cirurgias realizadas no hospital para retirada deste tipo de tumor desde 2013, 854 foram feitas em homens e 276 em mulheres. No total, 823 pacientes relataram que já haviam feito uso de cigarro.

CHAMA O  SÍNDICO 

O chef Henrique Fogaça foi multado em R$ 500 pela administração do Conjunto Residencial Baronesa de Arary, onde vive, por “difamar o nome” do edifício, situado na av. Paulista. Candidato a síndico, ele foi acusado de chamar o condomínio de “treme-treme” em notícias na internet.

NA GRAXA 

A administração do prédio também enviou a Fogaça uma notificação extrajudicial dizendo que chamar o edifício de treme-treme é “caluniar”, e que ele poderia até ser preso por isso.

MENOS É MAIS 

O advogado Henrique Rocha afirma que o chef não usou a expressão, empregada pelos autores das reportagens. “Ele não disse nada do prédio. Quer propor mudanças, somar e não brigar. Está disponível para conversar. Ele é boa praça”.

MOSTRUÁRIO 

A artista Mônica Nador inaugura a vitrine de edições de arte do Centro da Terra, no bairro de Perdizes, na terça (28). A cada mês, um nome será convidado para expor uma obra e fazer uma intervenção no café do espaço cultural. O próximo será o  grafiteiro argentino Tec.


PARTE DO TODO

O Masp inaugurou na quinta (23) uma exposição com obras do escultor Melvin Edwards. A empresária Bia Yunes Guarita, o músico Matt Sorum, o galerista Alexander Gray e a pesquisadora Diala Touré compareceram. 


CURTO-CIRCUITO

O professor Jorge de Almeida discorre sobre a relação entre peças de Brahms e o quadro “O Verão”, de Delaxroix, pelo primeiro encontro da série de concertos Osesp Masp. Nesta segunda (27), às 20h, no auditório do museu. 

A peça “Quarto 19” tem a última encenação da temporada na Biblioteca Mário de Andrade. Nesta segunda (27), às 19h.

Começa na terça (28) a 12ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que segue em cartaz até o dia 2 de setembro.  

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.