Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

PT deve apresentar Lula como candidato na TV mesmo que o TSE decida contra

Dirigentes da legenda alegarão que a candidatura está sub judice e com recursos pendentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Lula em entrevista exclusiva à Folha, em janeiro
O ex-presidente Lula em entrevista exclusiva à Folha, em janeiro - Marlene Bergamo/Folhapress
 

O PT deve apresentar Lula na TV como candidato a presidente mesmo que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decida que ele não pode aparecer nessa condição nos programas eleitorais.

PORTA FECHADA 

Ministros da corte acreditam que, em 31 de agosto, quando começa a propaganda, já haverá pelo menos uma sentença dizendo que o petista é inelegível, o que o impediria de pedir votos.

DE FATO 

Dirigentes do partido acreditam, no entanto, que o TSE não terá como proibi-los de fazer o relato factual de que a candidatura está sub judice, que recursos ainda estariam pendentes e que ainda haveria chance de a inelegibilidade ser revertida.

FORA DO AR 

Advogados ligados ao partido observam, por outro lado, que há o risco de a legenda ser punida com a perda de tempo na TV.

LISTA 

Antonio Palocci incluiu cinco testemunhas, como ex-funcionários, para comprovar informações dadas no acordo de delação premiada que firmou com a Polícia Federal. As pessoas já começaram a ser ouvidas. 

ELE, NÃO 

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) resiste à indicação do sindicalista Eduardo Annunciato, o Chicão, como seu suplente. Ele foi indicado pelo PCdoB.

ELA, SIM 

O petista quer uma mulher em sua chapa e sugeriu o nome da ex-vice-prefeita comunista Nádia Campeão. O PCdoB quer manter Chicão.

PALCO 

O Masp proibiu o Partido Novo de fazer a sua convenção no vão livre do museu. A legenda, que lançou Rogério Chequer ao governo de São Paulo, acabou realizando o encontro num prédio comercial da capital. 

AQUI, NÃO 

Palco tradicional dos mais variados protestos, o Masp diz que o estatuto do museu não permite que ali ocorram reuniões de cunho político ou religioso. 

 

“Nas manifestações não previstas, não temos esse controle. Mas quando precisa da nossa liberação, não damos a carta de anuência”, diz a instituição.


LUZ, CÂMERA, AÇÃO

O humorista Renato Aragão foi um dos homenageados na entrega do prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema e TV, realizada na terça (31), no Teatro do Sesi-SP, na av. Paulista. A cantora Paula Lima apresentou o evento, que foi presenciado pelas atrizes Maria Ribeiro, Adriana Lessa e pelos cineastas Daniel Rezende e Laís Bodanzky. 


QUEDA DE BRAÇO 

A queda do avião no Campo de Marte no domingo (29) rendeu uma discussão entre um delegado da Polícia Civil e o médico-legista que fez o exame no corpo do piloto que morreu no acidente. Segundo boletim de ocorrência registrado pelo delegado, o médico não deixou que ele acompanhasse a necropsia. O caso foi parar na Corregedoria da Polícia Civil.

PARE 

O delegado afirma que “o médico por diversas vezes perguntou se iria me sentir bem acompanhando o exame, sendo que a autoridade policial disse que já teve a oportunidade de acompanhar diversas necrópsias, inclusive de crianças, e nunca passou mal”. 

PÁGINAS 

Reportagens e notícias sobre educação são alvo de muito interesse para 80% da população adulta do país. A pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha, será divulgada no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, na terça (7). 

PÁGINAS 2 

Os dados também mostram que 74% do público que estudou até o ensino fundamental têm muito interesse por esse tipo de conteúdo. 

 

O percentual sobe para 81% entre quem tem o ensino médio e atinge 86% na parcela que chegou ao ensino superior. 

FAKE VIRTUAL 

Um curso online e gratuito contra informações falsas, popularizadas como “fake news”, será lançado hoje durante um evento sobre o tema no Teatro Cásper Líbero, em São Paulo. 

VAZA LOGO 

As aulas, idealizadas pelos professores de jornalismo Ivan Paganotti (Fiam-Faam), Leonardo Sakamoto (PUC-SP) e Rodrigo Ratier (Cásper), serão transmitidas no site www.vazafalsiane.com.


COM RESPEITO

Os atores Camila Morgado e Murilo Benício participaram da pré-estreia do filme “O Animal Cordial”, na terça (31), no Espaço Itaú Frei Caneca, em São Paulo. A diretora do longa, Gabriela Amaral Almeida, e os atores Irandhir Santos e Humberto Carrão também passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

Erasmo Carlos canta músicas de “Amor É Isso”. Nesta quinta (2) e na sexta (3), no Sesc Pompeia.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica lança biografia de seu ex-presidente Paulo Vellinho. Nesta quinta (2), às 17h, na Fiesp.

A Maringá Turismo anuncia parceria com a Latam para voos diretos para Tel Aviv. Nesta quinta (2), no Othon Palace, no Rio.

Será lançado nesta quinta (2) o Movimento Brasil Digital, que reúne empresas como EDP e Petrobras. Na Fiap. 

com BRUNA NARCIZO e BRUNO B. SORAGGI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.