Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

STF pode abrir inquérito para investigar o procurador Deltan Dallagnol

Ele criticou os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol
O procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol - Eduardo Anizelli/Folhapress

O STF (Supremo Tribunal Federal) pode abrir um inquérito para investigar o procurador Deltan Dallagnol, da Operação Lava Jato, por críticas feitas a ministros da corte.

PRIMEIRO PASSO 

Nesta sexta (17), tanto a corregedoria do MPF (Ministério Público Federal) quanto a do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) abriram procedimentos para averiguar o teor das declarações dele a uma rádio.

SEGUNDO PASSO 

Magistrados do STF acham, no entanto, que as medidas são insuficientes já que preveem apenas sanções administrativas. Eles pretendem analisar a conduta de Dallagnol do ponto de vista penal. Um deles pensa até em propor uma ação por danos morais.

NO FOGO 

O procurador afirmou que Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski formam uma “panelinha” e “mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção” com decisões que têm tomado.

LIVRE 

Dallagnol não quis se manifestar. Em casos semelhantes, procuradores têm invocado o direito à liberdade de expressão para dizer que não há crime em suas declarações.

BAIXO ASTRAL 

A revelação de que sua filha, Veronica Serra, administrava contas secretas na Suíça abalou ainda mais o senador José Serra (PSDB-SP), que já estava recluso desde que surgiram as primeiras notícias sobre a referência a seu nome em delações da Odebrecht. 

BAIXO ASTRAL 2 

Documentos enviados ao Brasil pela Suíça mostram que ela administrava uma conta que recebeu depósitos de R$ 1,78 milhão.

BAIXO ASTRAL 3 

A pesquisa da XP Investimentos divulgada na sexta (17) confirmou sondagens de bancos e administradoras de fundos que mostram a real probabilidade de um segundo turno entre Fernando Haddad (PT-SP), como “candidato de Lula”, e Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

BAIXO ASTRAL 4 

Nas palavras do diretor de uma administradora, o mercado ainda está em fase de “negação” do quadro, considerado o pior para seus interesses.


 

A atriz Karine Teles com Seus dois filhos Francisco, 7, e Arthur, 7 - Raquel Cunha/Folhapress

QUESTÃO  

A Justiça determinou a divulgação de salários de dirigentes de organizações sociais que administram unidades públicas de saúde da rede municipal e estadual de SP. 

DE SAÚDE  

A decisão acata um pedido da CPI da Assembleia Legislativa de SP que investiga irregularidades na prestação de serviço por essas entidades. Uma vez notificadas, as secretarias da saúde do estado e do município terão até cinco dias para enviar os dados solicitados à comissão.

COMESTÍVEL 

No fim de semana de abertura da exposição “Mulheres Radicais: Arte Latino-Americana, 1960-1985”, na Pinacoteca, a instituição reedita o biscoito em formato da palavra arte, registrado em foto da artista Regina Silveira, em 1976. No total, estarão disponíveis para venda 500 unidades, por R$ 10 cada.

RELIGIÃO 

Gilberto Gil surpreendeu convidados do jantar do MAM com um pocket show. Ele tocou os hits “Domingo no Parque” e “Andar com Fé” e a faixa “Prece”, do recém-lançado “Ok Ok Ok”.


BELAS ARTES

A apresentadora Luciana Gimenez e seu filho Lucas Jagger estiveram no jantar de 70 anos do MAM, na quinta (16). O artista Cildo Meireles foi um dos homenageados da noite, que teve pocket show de Gilberto Gil. A produtora Flora Gil e a presidente do museu, Milú Villela, o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, a socióloga Neca Setubal e o empresário Paulo Almeida Prado compareceram, assim como a museóloga Maria Ignez Mantovani. 


CURTO-CIRCUITO

A atriz Paula Cohen estreia neste sábado (18) a peça Carne de Mulher. Às 18h, no Teatro Eva Hertz. 

A Associação Preserva São Paulo lança neste sábado (18)  livro “Nossa Cidade, Nossa Casa”. Das 14h30 às 16h, na biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros. 

A Galeria Vila Nova inaugura a peça “Habitat”. Hoje, às 18h. 

Ocorre no domingo (19) o evento Empoderadas - Um Debate com Mulheres de Atitude. Às 17h, no Meliá Jardim Europa. 

A Galeria Almeida e Dale exibe obras de Milton Dacosta. A partir deste sábado (18). 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.