Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF pode resistir a plano petista para evitar discussão de inelegibilidade de Lula

Defesa de Lula quer retirar o pedido de habeas corpus que pede a liberdade dele no STF

O ex-presidente Lula fala aos militantes em frente ao sindicato dos metalúrgicos, em abril
O ex-presidente Lula fala aos militantes em frente ao sindicato dos metalúrgicos, em abril - Marcelo Justo/UOL

A cartada em estudo pela defesa de Lula, de retirar o pedido de habeas corpus que pede a liberdade dele no STF (Supremo Tribunal Federal) para evitar que o tema de sua inelegibilidade seja discutido antecipadamente, corre o risco de enfrentar resistências na corte.

PEDRA 2 

Magistrados dizem que parte do STF pode concluir que a questão já está sub judice e não seria mais possível retirá-la.

PRO AR 

Esse entendimento já foi adotado em ações diretas de inconstitucionalidade. “No caso de habeas corpus, seria esdrúxulo”, disse um magistrado à coluna. “Mas, hoje, tudo é possível”, afirma, ironizando o que considera atitudes “heterodoxas” de colegas do Supremo. 

CAMINHOS 

No entendimento desse mesmo ministro, o habeas corpus trata da liberdade do indivíduo, “direito subjetivo e indisponível”. Se Lula quiser retirar o pedido, ao STF só caberia aceitar. “Mas colegas podem argumentar que se trata de manipulação inadmissível”, afirma.

PLATEIA 

A Secretaria Municipal de Cultura vai inaugurar no domingo (5) o auditório da Biblioteca Hans Christian Andersen, na zona leste da capital. O novo espaço poderá ser usado como sala de cinema ou para espetáculos e shows musicais.

MÃOS LEVES 

Uma cliente teve seu celular e carteira furtados de dentro da sua bolsa enquanto fazia compras na loja Zara do shopping Morumbi. Ela afirma que estava acompanhada das duas filhas e sentiu falta dos bens ao se dirigir ao caixa. A Zara não vai se manifestar sobre o caso.

TRILHOS 

A obra da Linha 5-Lilás do metrô de SP conquistou o prêmio de Honra ao Mérito, na categoria Pontes e Túneis, da revista americana ENR. A construção foi feita em consórcio formado por Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS. 

TRILHOS 2 

Foram 22 projetos selecionados de 14 países. A obra da Linha 5 foi a única da América Latina a ser escolhida. O prêmio, considerado pelo mercado o Oscar da Engenharia, será entregue em outubro, em Nova York.


 

Retrato da presidente do STF, Cármen Lúcia, para a revista Claudia
Retrato da presidente do STF, Cármen Lúcia, para a revista Claudia - Diego Bresani

Com 39 kg, Cármen Lúcia diz que comprou Biotônico Fontoura

“Não cedo diante de pressões pelo fato de eu ser mulher. A sociedade é preconceituosa. O Judiciário, muito mais”, diz Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), à revista Claudia que chega às bancas na terça (7). 

 

“Nessas horas, me lembro de Michelle Bachelet [ex-presidente do Chile], que disse: ‘Não temos o poder. Estamos apenas ocupando cargos.’”

 

A magistrada também fala sobre a sua alimentação. “Mais preocupada, fico sem apetite.” 

 

Ela está pesando 39 kg. “Há pouco tempo comprei Biotônico Fontoura.”

 

Ela comenta ainda sobre o seu voto contrário ao habeas corpus de Lula, em abril: “Desde 2009, voto a mesma matéria no mesmo sentido, e todos sabiam”.

 

“As pessoas não sabem que caminho o mundo e o Brasil estão tomando e ficam inseguras. Além disso, o direito não dá respostas rápidas para questões novas”, afirma. 


SEMPRE EM MOVIMENTO

O Grupo Corpo se apresentou no Teatro Alfa, na quinta (2). As bailarinas Ágatha Faro e Carol Rasslan fazem parte do elenco. O músico Tom Zé e a cineasta Anna Muylaert compareceram. O músico Thiago França, a sua mulher, a publicitária Louie Martins, e a filha do casal, Eva, também estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

O livro “A Violência das Letras”, de César Braga-Pinto, será lançado neste sábado (4). Às 16h, no Taperá Tapera. 

A Maternidade Santa Joana promove neste sábado (4) a 8ª Caminhada em Apoio à Amamentação. Às 9h, no parque Ibirapuera. 

Roberto Burle Marx, que completaria 109 anos neste sábado (4), vai ser tema de um documentário de João Vargas Penna. O filme será lançado em novembro.

com BRUNA NARCIZO e BRUNO B. SORAGGI

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.