Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

TCU quer que donos deixem o controle de companhias envolvidas em corrupção

A proposta foi levada pelo ministro Bruno Dantas ao presidente da Câmara dos Deputados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Bruno Dantas
O ministro Bruno Dantas - Alan Marques/Folhapress

Uma proposta para modificar a lei de leniência para empresas envolvidas em corrupção começa a ser discutida entre o TCU (Tribunal de Contas da União) e a Câmara dos Deputados. Ela prevê que as famílias que controlam as companhias não apenas deixem cargos executivos mas também que sejam obrigadas a se desfazer do controle delas.

CORREIO 

A proposta foi levada pelo ministro Bruno Dantas ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

QUE SUSTO 

A equipe do PSOL que cuida das redes sociais de Guilherme Boulos tem se surpreendido com o engajamento do eleitorado de Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

LUPA 

O perfil dos que declaram preferir o deputado também tem surpreendido analistas que estudam as sondagens feitas para o mercado financeiro. Fiéis ao candidato, eles não dariam, até agora, a mínima para as críticas feitas a ele. Bancos e gestoras de recursos já trabalham com o cenário de PT e Bolsonaro como um dos mais prováveis para o segundo turno.

ELE VALE 

O Instituto Vladimir Herzog decidiu defender publicamente o “Sistema ONU”, repudiando “qualquer tipo de desqualificação e ameaça ao organismo”.

ELE VALE 2 

A entidade diz ainda que a Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA, que no mês passado condenou o Brasil por não investigar o assassinato do jornalista, “também se insere no sistema de promoção e proteção aos direitos humanos”.

AQUI, NÃO 

As manifestações, no entanto, não têm comovido ministros do STF —nem para considerar a declaração do Comitê de Direitos Humanos da ONU sobre a candidatura de Lula nem para rever a Lei da Anistia, que tem sido invocada para barrar as investigações sobre Herzog.

COM TODOS 

Segundo um dos magistrados, “nenhum país grande respeita esses tratados, e o STF nunca vai colocar qualquer manifestação [de organismos] acima da Constituição nem da lei”.


NOITE DE PRÊMIO

A escritora Gloria Perez foi homenageada na 2ª edição do Prêmio Abra de Roteiro, na sexta (17), na Cinemateca Brasileira. Estiveram por lá a presidente da associação, Elena Soarez, as atrizes Cláudia Abreu e Martha Nowill, o ator Marco Gonçalves e o humorista Marcius Melhem.


PESO PESADO 

A Justiça decidiu que a Bienal de Arte de SP deverá pagar apenas a quantia relacionada ao peso, e não um percentual do valor, das obras de arte que “já ingressaram e que ingressarão no Brasil, sob o regime de admissão temporária, por meio de Aeroporto Internacional de Guarulhos, para exposição na 33ª edição”.

PESO PESADO 2 

Os aeroportos passaram a alegar que exposições e feiras de arte que não sejam gratuitas devem pagar pelo valor da carga, já que não seriam eventos cívico-culturais —beneficiados por lei pelo pagamento pelo peso.

PESO PESADO 3 

Segundo a Bienal, o montante que deveria ser desembolsado sem a decisão da Justiça ultrapassaria
R$ 1 milhão. A instituição pagou cerca de R$ 2 mil. 

MEMÓRIA 

Nair Bello (1931-2007) vai ganhar uma biografia escrita por sua filha Maria Francisco. A obra, que vai se chamar “Mamma Mia”, trará histórias sobre a carreira e a vida da atriz e será ilustrada por fotos de seu arquivo pessoal. A publicação será lançada pela editora Matrix no fim de outubro.

DESPEJO 

A Defensoria Pública de São Paulo fez uma recomendação para que a Prefeitura de Itaquaquecetuba respeite os cuidados legais nas remoções administrativas —aquelas feitas em assentamentos ilegais e aéreas de risco, por exemplo.

DESPEJO 2 

O órgão pede que as pessoas sejam notificadas com antecedência antes de qualquer despejo, que a polícia não lance se utilize de violência ou coação moral e que os bens pertencentes aos ocupantes sejam preservados, entre outras coisas.


VALOR DE MERCADO

O ministro Eduardo Guardia, o presidente da Queiroz Galvão Exploração e Produção, Lincoln Guardado, e a diretora de Comunicação Corporativa da Vivo, Elisa Prado, foram à cerimônia do prêmio “Valor 1000”, na segunda (20), no hotel Unique. O presidente da São Martinho, Fabio Venturelli, também esteve no evento. 


CURTO-CIRCUITO

Zita Carvalhosa abre a 29ª edição do Festival de Curtas de São Paulo. Na quarta (22), a partir das 20h, no Cinesesc.

O bar Porto Luna reabre na quarta (22). Na rua Ministro Jesuíno Cardoso, 291, na Vila Olímpia.

A SP-Arte/Foto abre na quarta (22). Às 15, no shopping JK Iguatemi. 

Jorge Arbache, Sérgio Lazzarini e Viviane Mosé participam na quarta (22) do Rumos da Inovação. Às 8h30, na Fundação Dom Cabral.

A empresa de treinamentos corporativos Elloplural será lançada na quarta (22) com bate-papo com Tânia Moura. 

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.