Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Assessor econômico de Bolsonaro quer recriar imposto nos moldes da CPMF

Paulo Guedes falou sobre o pacote tributário que deve implementar caso o candidato seja eleito

Jair Bolsonaro (PSL-RJ) e seu assessor econômico Paulo Guedes
Jair Bolsonaro (PSL-RJ) e seu assessor econômico Paulo Guedes - Reuters

O economista Paulo Guedes, que comandará o Ministério da Fazenda caso Jair Bolsonaro (PSL-RJ) seja eleito, anunciou na terça (18), para uma plateia restrita, o pacote tributário que pretende implementar no governo. 

CAIXA 

Guedes quer recriar um imposto nos moldes da CPMF, que incide sobre movimentação financeira, pretende criar uma alíquota única do IR (Imposto de Renda) de 20% para pessoas físicas e jurídicas —e aplicar a mesma taxa na tributação da distribuição de lucros e dividendos.

TAXA ZERO 

Por outro lado, estuda eliminar a contribuição patronal para a previdência, que incide sobre a folha de salário —que tem a mesma alíquota, de 20%.

POUCOS 

As revelações foram feitas a um grupo reunido pela GPS Investimentos, especialista em gestão de grandes fortunas. O publicitário Roberto Justus era um dos convidados.

AO LADO 

Guedes afirmou que está sendo auxiliado pelo economista Marcos Cintra —foi ele que o convenceu, por exemplo, a criar um imposto nos moldes da CPMF.

NO FIM 

Cintra confirma o teor das propostas e diz estar finalizando o projeto de reforma tributária. O novo imposto sobre movimentações financeiras se chamaria CP (Contribuição Previdenciária) e seria destinado a financiar o INSS.

BALANÇA 

Segundo ele, a equipe defende o modelo de capitalização para a Previdência. O atual, no entanto, seguiria existindo paralelamente. Para garantir a sua solvência, seria criada a contribuição.

NÃO, OBRIGADO 

Na conversa na GPS, Guedes contou que Dilma Rousseff o convidou para ser ministro da Fazenda em 2015. Ele não aceitou.

ALÔ? 

Guedes afirmou ainda que sempre foi bem tratado pela imprensa. Mas foi só anunciar apoio a Bolsonaro que as coisas mudaram. Disse que recebeu telefonema até de João Roberto Marinho, do Grupo Globo, com ressalvas à sua opção.

IRREAL 

O telefonema, segundo interlocutores de Marinho, nunca existiu —nem, muito menos, qualquer crítica.


 

O cantor Rincon Sapiência participa de campanha TáNaHoradaRoça
O cantor Rincon Sapiência participa de campanha TáNaHoradaRoça - Tuane Fernandes

LAVOURA VIVA

O rapper Rincon Sapiência é um dos apoiadores da campanha #TáNaHoradaRoça, que defende a proteção de roças quilombolas no Vale do Ribeira, em SP; na quinta (20), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deve registrar o sistema agrícola tradicional daquelas comunidades como patrimônio imaterial brasileiro. 


LENHA 

As andanças e declarações polêmicas do general Hamilton Mourão (PRTB), vice de Bolsonaro, estão sendo colocadas na conta do presidente do partido dele, Levy Fidelix, por integrantes da campanha do capitão reformado. Eles acreditam que o político estimula o militar, que seria inocente no jogo político.

BEM LONGE 

E o almoço de Mourão com o advogado Nelson Wilians, que defende João Doria, está sendo tratado como iniciativa isolada do general e de Fidelix —e não uma aproximação de Wilians com a campanha de Bolsonaro.


CINE ITALIANO

A mostra de filmes “Sophia Loren”, que integra a programação do 13º Festival de Cinema Italiano, teve sua noite de abertura na segunda (17), no MIS. A diretora cultural da instituição, Isa Castro, e o cônsul-geral da Itália em SP, Filippo La Rosa, compareceram.  Fotos Marcus Leoni/Folhapress


SOUVENIR 

O Teatro Oficina está vendendo 150 tijolos originais de seu prédio por R$ 2.500 cada. A iniciativa tem por objetivo arrecadar fundos para a restauração do espaço. 
 

SOUVENIR 2 

A primeira compradora foi a atriz Fernanda Montenegro. Além do tijolo, as pessoas também levam uma caixa personalizada e um certificado de autenticidade assinado por Zé Celso.
 

TURBULENTO 

O cineasta Marcus Baldini, que fez “Bruna Surfistinha”, foi escolhido para dirigir o longa inspirado na história do avião sequestrado para ser jogado contra o Palácio do Planalto, em 1988. Batizada “Sequestro do Voo 375”, a produção será filmada em 2019.


PORTAS ABERTAS

A exposição “No Jardim de Lina”, da artista Claudia Jaguaribe, foi inaugurada no sábado (15), na Casa de Vidro. A decoradora Bebel Alves de Lima e a presidente do conselho de administração do Instituto Bardi, Sonia Guarita, também estiveram no evento.


É FESTA 

O governo de São Paulo vai lançar nesta quarta (19) uma comissão para programar os eventos do Bicentenário da Independência do Brasil, que será em 2022. A Secretaria da Casa Civil do estado está coordenando o projeto.

É FESTA 2 

Entre as propostas está a despoluição do riacho do Ipiranga, a reabertura do Museu do Ipiranga e a organização das obras de José Bonifácio, patriarca do movimento de separou o Brasil de Portugal. O cardeal Dom Odilo Scherer também foi consultado para auxiliar na pesquisa dos costumes religiosos dos paulistas em 1822.

CALENDÁRIO 

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo deu início à divulgação da convocação pública para selecionar os novos gestores do Museu de Arte Sacra de SP, do Museu da Imagem e do Som e do Paço das Artes. As entidades vencedoras dirigirão as instituições de janeiro de 2019 a junho de 2023.

CADEIRA 

O diretor, produtor e roteirista Rodrigo Bernardo é o novo membro da Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas, responsável pelo prêmio Emmy Internacional, que premia produções de fora dos Estados Unidos. Ele é conhecido por ter dirigido o longa “Talvez uma História de Amor”.


CURTO-CIRCUITO

O Grupo Mulheres do Brasil promove debate sobre segurança com Ilona Szabo, do Instituto Igarapé, e Melina Riso, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Nesta quarta (19), às 18h30, em sua sede.  

O Hope Fashion Day ocorre nesta quarta (19), às 20h, no Morumbi Shopping. 

O Instituto Vladimir Herzog transmite debate sobre engajamento político com a youtuber Jout Jout. A partir das 20h desta quarta (19), na página Quebrando o Tabu. 

O Projeto Fernando Zarif debate sobre escrita e biografia. Nesta quarta, das 19h às 21h, na rua Virgílio de Carvalho Pinto, 74.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.