Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Barroso e Toffoli erguem bandeira branca no STF

Magistrados têm trocado gentilezas e ressaltado os pontos de convergência entre eles

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Dias Toffoli
O ministro Dias Toffoli - Pedro Ladeira/Folhapress

A bandeira branca está sendo erguida no STF (Supremo Tribunal Federal). Em campos opostos em votações cruciais, Dias Toffoli, que assumirá a presidência da corte na quinta (13), e Luís Roberto Barroso têm trocado gentilezas e ressaltado os pontos de convergência entre eles.

NA TORCIDA 

“Temos muitas afinidades. Toffoli é uma boa pessoa. Torço pelo sucesso dele”, diz Barroso, que foi convidado pelo novo presidente para fazer o discurso da posse.

CHOQUE 

“Eu tenho a expectativa de que o ministro Toffoli dará um choque de gestão no STF”, segue Barroso. Ele diz acreditar, por exemplo, que Toffoli não admitirá um número maior de recursos do que a corte possa julgar em um ano.

É DEMAIS 

“Chegam ao Supremo 100 mil recursos por ano. Temos que selecionar. O que não, for transita em julgado, ou seja, o processo acaba”, diz.

BOA IDEIA 

Toffoli já anunciou que acatará a sugestão.

TODO OUVIDOS 

O advogado Zanone Oliveira Junior, que defende o agressor de Jair Bolsonaro, diz estar convicto de que seus telefones estão sendo grampeados pela polícia. “Eu não acho, eu tenho certeza”.

CONTA... 

Para ele, a essa altura as autoridades federais já interceptaram as comunicações e até o sigilo bancário das pessoas ligadas a Adélio Bispo de Oliveira, que deu a facada no presidenciável.

...CORRENTE 

Um dos mistérios do caso é quem paga os defensores do agressor. Zanone afirma que seguirá mantendo o sigilo, a pedido do contratante. E diz que até agora só recebeu uma parcela da remuneração pelo serviço —em espécie.

NAVIOS 

“Não foi feito nada em banco, não. Eu tive o primeiro contato com a pessoa, que me pagou a primeira parcela em dinheiro”, relata. “Dizem que já tem sete vaquinhas arrecadando recursos para o pagamento da defesa. Mas até agora nada foi repassado para mim.”

PURGATÓRIO 

Ele relata também que “muita gente já me procurou em privado para ajudar o Adélio. Podem ser cristãos ou pessoas demoníacas. Não sei. Mas querem auxiliar”.


BOLO E BRIGADEIRO

A cantora Fernanda Abreu comemorou seu aniversário com o show “Amor Geral”, no sábado (8), no Sesc Pompeia. O músico Paulo Miklos, as cantoras Victoria Devin e Alegria Mattus passaram por lá, assim como o produtor musical Marcus Preto.  


BUSCA 

A Justiça determinou retirar um anúncio do candidato ao Senado Jilmar Tatto (PT-SP) na internet em 24h. O juiz Mauricio Fiorito acatou o pedido feito pela também candidata Mara Gabrilli (PSDB-SP). A propaganda levava a uma página dizendo “estava procurando por Mara Gabrilli? Conheça Jilmar Tatto”. 

HASHTAG 

A assessoria de Tatto diz que “usa prática recorrente, onde se vinculam palavras chaves para repercutir assuntos” e que isso é lícito. 

DE MUDANÇA 

A Secretaria Municipal de Cultura acaba de mudar para o edifício Sampaio Moreira, inaugurado em 1924 no centro de SP.

DE MUDANÇA 2 

O gabinete do secretário, André Sturm, além das áreas de comunicação, programação e o Departamento do Patrimônio Histórico, entre outros, passaram a funcionar lá nesta segunda (10). 

OCUPAR SP 

A Ocupação do Dandô será aberta nesta quarta (12), na Unibes Cultural. O evento foi idealizado para comemorar os cinco anos da caravana musical. Idealizada pela cantora Kátya Teixeira, ela já passou por 61 cidades brasileiras e cinco países.

OCUPAR AL 

O evento terá palestras, rodas de conversa, saraus, exposições, oficinas de música e danças latino-americanas, além de shows e mostras regionais. Em paralelo será realizado o 2º Encontro Latino-Americano do Dandô, com artistas de Chile, Venezuela e Argentina.

DISPUTA 

O BNDES confirmou a inscrição de 523 projetos que vão participar do edital de cinema 2018. Neste ano, 577 tentaram se inscrever. Na última edição, em 2016, foram 357 projetos. O banco vai usar 
R$ 15 milhões para premiar cinco projetos de curta de animação e 17 de longa-metragem. 


SHOW CÊNICO

Os atores Vitor Deamo , Ciro Barcelos, David Vicente e Victor Reis integram o elenco da peça “DZI Bando”, que estreou no sábado (8), no Teatro Augusta. O ator Rubens Caribé compareceu. 


​CURTO - CIRCUITO

Vinicius Scarpi, especialista na área de Educação, é o novo sócio do escritório Bocater, Camargo, Costa e Silva e Rodrigues Advogados.

A cantora Nila Branco faz show de lançamento do CD “Azul Anil” na terça (11). Às 21h, no Teatro Porto Seguro.

O espetáculo “Ama”, do grupo de dança Cerco Coreográfico, estreia na terça (11). Às 20h30, no Sesc Pinheiros. 

O advogado Rafael Valim e o sociólogo Jessé Souza lançam o livro “Resgatar o Brasil”. No dia 19 de setembro, às 19h, no Tucarena.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.