Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

BNDES quer regulamentar modelo de sustentabilidade financeira para museus

O banco tem ajudado a Casa Civil a aprimorar texto de projeto de lei que cria modelo de 'endowments'

O Museu Nacional do Rio, localizado na Quinta da Boa vista
O Museu Nacional do Rio, localizado na Quinta da Boa vista - Zô Guimarães /Folhapress

O BNDES  (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) quer regulamentar um modelo de gestão e sustentabilidade financeira para museus, bibliotecas e outros tipos de equipamentos culturais.

LUCRO 

O banco tem ajudado a Casa Civil a aprimorar o texto de um projeto de lei que cria um modelo brasileiro de “endowments” —fundos provenientes de doação e filantropia em que o dinheiro fica protegido em uma aplicação financeira. As instituições só podem usar os rendimentos para custear as despesas. 

LONGO PRAZO 

“Na Europa, esse tipo de fundo existe desde o século 16. No geral, eles cobrem de 30% a 40% dos custos dos equipamentos culturais. E como só é usado o que entra de rendimento, os ‘endowments’ proporcionam uma fonte de rende quase infinita”, afirma Luciane Gorgulho, chefe do departamento de economia da cultura do BNDES. 

AGENDA 

O banco também vai patrocinar e sediar o 2º Fórum Internacional de Endowments Culturais, em novembro deste ano. 


 

A atriz Samantha Schmutz
A atriz Samantha Schmutz - Leo Martins/Folhapress

MICROFONE

A atriz, cantora e humorista Samantha Schmütz estreia no reality PopStar, da Globo, no dia 16 de setembro; ela também está gravando a próxima temporada do programa Samantha Canta, do Bis


MÃOS DE TESOURA 

A Presidência da República vai gastar R$ 6 milhões por ano em serviços de jardinagens. Segundo o edital publicado, devem ser contratados dez funcionários para trabalharem nos 808.145 m² de área. 

 

O contrato ainda prevê um gasto de R$ 16 mil por mês para a compra de vasos, flores e sementes. 

CAMPO ABERTO 

O documento afirma que o serviço se faz necessário por alguns motivos: segurança para “proporcionar ampla visibilidade das equipes” e “assegurar a adoção de medidas de preservação, conservação e manutenção dos projetos paisagísticos”. 

PRIORIDADES 

O texto justifica ainda a contratação dos jardineiros com o fato de os palácios serem residências oficiais e pontos turísticos tombados de Brasília, que devem ser preservados conforme o projeto original, “mantendo sua autenticidade, de modo que permaneça seu valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental, paisagísticos, entre outros”. 


TUPINIQUIM

A cantora Adriana Calcanhotto apresentou o show “A Mulher do Pau Brasil” no Sesc Pinheiros, na quinta (6). A atriz Bruna Miglioranza, o publicitário José Alves e o coordenador de comunicação do SescTV João Cotrim passaram por lá.


PÁGINAS 

O livro que vai contar a vida do doleiro Alberto Youssef está em fase de finalização. Escrito pelo jornalista Pedro Marcondes, a obra vai retratar desde a infância do doleiro até os bastidores da Operação Lava Jato. 

PÁGINAS 2 

Foram entrevistadas mais de 200 pessoas, entre familiares, amigos, ex-funcionários, conhecidos e pessoas que ficaram presas com ele em Curitiba. A editora responsável pela publicação é a Companhia das Letras.

DE OLHO 

O Ministério da Educação assinou um termo de cooperação com a Sociedade Brasileira de Urologia para normatizar e fiscalizar os programas de residência médica na área. A ideia do acordo é a manutenção da qualidade no ensino e treinamento da Urologia.

PARA SEMPRE 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai apreciar o tombamento do acervo de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989) em reunião no dia 19 deste mês. 

PARA SEMPRE 2 

O conjunto reúne 805 peças produzidas pelo artista sergipano, como estandartes, indumentárias e móveis. Sua obra “Manto da Apresentação” é uma das que devem ser tombadas como patrimônio cultural brasileiro. 

ESQUENTA 

O cantor Zeca Pagodinho fará dois shows no camarote Bar Brahma Carnaval 2019, no Anhembi, em SP. Na primeira data (1º/3), ele recebe Maria Rita. Na segunda (2/3), cantará acompanhado de sua banda. Carlinhos Brown, ao lado do grupo Timbalada, vai animar o espaço no desfile das campeãs, no dia 8 de março.

ENQUADRADO 

O Museu da Imagem e do Som, em SP, começa a vender os ingressos da megaexposição “Quadrinhos” a partir de sexta (14). A mostra apresenta uma retrospectiva do gênero —super-heróis, terror, faroeste, mangás e outros. 


ENTRE OBRAS

O ator Marcos Damigo e o professor Alexandre Nepomuceno foram à festa para curadores e artistas da 33ª Bienal de SP, em frente à Fundação Bienal, na quarta (5). As artistas Sofia Borges, Claudia Fontes e Katrin Sigurdardóttir compareceram, assim como o galerista Anthony Reynolds.


CURTO-CIRCUITO

O ex-vice prefeito de São Paulo e professor da USP Regis Fernandes de Oliveira lança o livro “As Águas Não São Impetuosas”. Hoje, às 19h, na livraria Martins Fontes da av. Paulista. 

A Trupe Benkady apresenta o espetáculos “Nimba”. Hoje, às 13h, na Praça da Liberdade.

A mostra coletiva “Provence en Hiver” abre amanhã. Às 19h, na Lombardi Galeria.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.