Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Brasil terá 18 mil quilômetros de trilhas naturais que vão cruzar o país

Ministérios do Turismo e Meio Ambiente vão implantar caminhos ligando unidades de conservação

Chapada dos Veadeiros, em Goiás
Chapada dos Veadeiros, em Goiás. - Patrick Grosner/Folhapress

Os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente vão assinar um acordo de cooperação técnica para implantar trilhas de longo curso no Brasil. O objetivo é interligar unidades de conservação ambiental de todo o país.

PLACA 

Serão quatro grandes corredores naturais sinalizados com uma pegada amarela sobre uma base preta, que indica o sentido a ser percorrido.

CAMINHOS 

Os circuitos são o Litorâneo, do Oiapoque (no Amapá) ao Chuí (no Rio Grande do Sul), a Trilha Missão Cruls, entre a Cidade de Goiás e a Chapada dos Veadeiros, os Caminhos do Peabiru, que ligará o Parque Nacional do Iguaçu (PR) ao litoral paranaense, e a Estrada Real, entre Minas Gerais, Rio e SP.

TEMPO 

Já estão prontos mais de 1.900 km, mas o governo pretende fazer um total de 18 mil km em 20 anos. A movimentação prevista é de 2 milhões de pessoas por ano. 

CHAVE 

O doleiro Adir Assad vai deixar a prisão em meados de outubro. Ele está na custódia da Polícia Federal, em Curitiba, desde agosto de 2016. Depois que sair, Assad vai cumprir o regime de prisão domiciliar em sua casa de São Paulo com o uso de tornozeleira eletrônica. 


 

A modelo Gisele Bündchen em foto para a revista "Vogue"
A modelo Gisele Bündchen em foto para a revista "Vogue" - Zee Nunes

ÁLBUM DE FOTOS

A top model Gisele Bündchen figura nas quatro capas diferentes da revista “Vogue” de outubro, que chega às bancas na sexta (28). 


FALE 

O candidato Fernando Haddad (PT-SP) é o único entre os presidenciáveis que tem mulheres como maioria dos seguidores no Facebook, com 54% do total. Os dados são parte de um levantamento da Spark, empresa de marketing de influência. 

COM ELAS 

Marina Silva (Rede-AC), única mulher na corrida presidencial, tem 67% de seguidores homens, perdendo apenas para Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que tem 68%. 

AUMENTO 

O capitão reformado ganhou 200 mil seguidores em seu perfil depois do ataque em Juiz de Fora (MG). Foi um crescimento de 9% no dia. Antes, sua média era de 2%.

CHEQUE 

O Ministério da Integração Nacional deve pagar nesta semana os R$ 30 milhões que estava devendo há mais de três meses para as obras em andamento do Canal Adutor do Sertão Alagoano, do Governo Federal. 


NOITE COM ARTE

A modelo Ana Beatriz Barros, o artista Gustavo von Ha, o designer Guto Neves e o arquiteto Felipe Diniz estiveram na Galeria Leme, em São Paulo, na quinta (20), durante o evento Open Galleries.


RELATO 

O músico Nando Reis vai lançar o single “Rock ‘n’ Roll” na terça (25), nas plataformas digitais. Com mais de oito minutos, a canção versa sobre temas como aborto, polícia, corrupção e poluição.

VISÃO 

“É um recorte sobre as inúmeras formas de destruição que estão em andamento. O meu depoimento sobre esse mundo contemporâneo”, diz ele.

DIVERGÊNCIA 

Na música, há versos como “É crime o aborto/ mas não é o roubo/ de um bilhão/ por um pacote de biscoito/ ele passou mais de 20 anos na prisão”.

PEQUENO 

O Banco do Brasil vai lançar uma ação para incentivar a população a comprar em pequenas e médias empresas. A MPE Week visa promover, no aplicativo Waze e em plataformas virtuais do banco, promoções e a localização dos comércios. As inscrições para participar começam no dia 2 de outubro. 

TRIBUTO 

A artista Talitha Rossi homenageou mães que perderam filhos vítimas da transfobia na obra “Oxum e os Transgêneros”, que integra a exposição que ela abre no dia 25 de setembro, na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro.

AGENDA 

Depois da inauguração com apresentação de Ivete Sangalo e Gilberto Gil, o Allianz Parque Hall terá três shows seguidos em novembro: Jorge Ben Jor, no sábado (24), Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, no domingo (25), e a Orquestra Petrobras Sinfônica, na segunda (26).

DNA 

O cantor e compositor Rodrigo Vellozo, filho do músico Benito di Paula, vai lançar seu terceiro álbum, “Cada Lugar na sua Coisa”, no dia 2 de novembro. A direção artística é de Marcus Preto.


EM PEDAÇOS

A exposição “Desfragmento”, do artista Flavio Rossi, foi aberta na quinta (20), na galeria de arte de Luis Maluf. A artista Nathalie Edenburg e a influenciadora digital Carol Dantas passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

A Secretaria de Saúde de SP faz o Encontro Estadual sobre Transplantes e Doação de Órgãos. Nesta segunda (24) e na terça (25), no Centro de Convenções Rebouças. 

A Fundação Cafu e o Instituto Brilhante promovem projeto musical nesta segunda (24), às 18h, no bar Pátio SP. 

A Ebac sedia hoje o Youpix Con. Nesta segunda (24), das 8h30 às 20h30. 

Adoniran Barbosa será nomeado Cidadão Paulistano. Nesta segunda (24), às 19h, no Farol Santander. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.