Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Campanhas de Bolsonaro e Haddad veem chance de embate já no primeiro turno

Equipes avaliam a hipótese de a subida do petista estimular o voto útil dos eleitores anti-PT em Bolsonaro

As campanhas de Jair Bolsonaro (PSL) e de Fernando Haddad (PT) passaram a trabalhar com a possibilidade, que ainda consideram remota, de que a eventual disputa entre eles no segundo turno seja antecipada para o primeiro turno.

Os candidatos Fernando Haddad e Jair Bolsonaro
Os candidatos Fernando Haddad e Jair Bolsonaro - Reuters e AFP

ASPIRADOR 

Com base em números e análises de sondagens eleitorais, eles veem a hipótese de a subida do candidato do PT estimular o voto útil dos eleitores antipetistas em Bolsonaro, esvaziando ainda mais Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e alcançando também candidatos considerados nanicos, como João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB).

ASPIRADOR 2 

Num segundo momento, os eleitores de centro e de esquerda que acima de tudo rejeitam Bolsonaro poderiam migrar para Haddad para evitar uma vitória do capitão reformado já no primeiro turno.

MEIO A MEIO 

As rejeições praticamente se equivalem: 49% dos eleitores dizem que não votariam num candidato de Lula (48% admitem dar apoio). Bolsonaro é rejeitado por 44%.

ROLDÃO 

A possibilidade assusta o PT, que imagina que, no segundo turno, teria tempo de formar um arco de alianças para ampliar seu eleitorado. Se tudo se precipitar, o diálogo fica descartado.

ROLDÃO 2 

Analistas experimentados acham que a possibilidade de Bolsonaro levar no primeiro turno, num acirramento, tornou-se real. 

AMIGOS 

O general Hamilton Mourão, vice de Bolsonaro, tem almoço reservado marcado para esta terça (18) com o advogado Nelson Wilians, dono de uma das maiores bancas do país e defensor, entre outros, de João Doria (PSDB-SP).

TUDO BEM? 

Outros integrantes da equipe de Doria já buscam se aproximar do estafe de Bolsonaro.

NA MINHA 

Caso vá ao segundo turno, porém, Bolsonaro deve ficar neutro na disputa pelo governo de São Paulo. 

GARFO 

E a previsão é que ele deixe o hospital em cerca de dez dias. Nesta terça-feira (18), o presidenciável tira a sonda e tenta se alimentar com comidas sólidas.


SAPATILHA

Os bailarinos Manuel Gomes, Renata Bardazzi, Marcel Anselmé e Luiz Oliveira integram o Balé da Cidade de SP, que comemorou 50 anos com a estreia do espetáculo “A Sagração da Primavera”, no sábado (15), no Theatro Municipal. O diretor artístico da companhia, Ismael Ivo, compareceu.


NA BOCA DO POVO 

Temas relacionados às eleições de 2018 foram comentados por 62 milhões de brasileiros no Facebook no primeiro mês da campanha eleitoral (entre 16 de agosto e 16 de setembro). Foram 1,1 bilhão de interações —posts, reações, comentários e compartilhamentos.

RANKING 

Os assuntos mais debatidos no período foram Segurança (com 114 milhões de interações), Economia (105,7 milhões) e Corrupção (94,1 milhões). Homens e mulheres têm interesses diferentes. 

 

O tema reforma política tem a participação de 56,1% deles, já quando o assunto é gênero, elas correspondem por 60,6%.

NEM LÁ NEM CÁ 

Os dados foram levantados por uma equipe de analistas do Facebook. Eles medem apenas a quantidade de vezes que cada um dos assuntos foi mencionado na plataforma. As interações mostradas na tela podem ser positivas, neutras ou negativas.

SANDUBA 

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) julga ação de um cliente do McDonald’s que foi assaltado no drive-thru e pediu indenização da rede de lanchonetes. Ele já obteve decisão favorável na primeira instância, que determinou que a empresa de fast food pague R$ 14 mil.

SORRIA 

O aplicativo 99 instalará câmeras de monitoramento nos carros usados por motoristas cadastrados no serviço. Uma primeira leva de dez veículos que operam na capital paulista receberá o equipamento nesta terça (18), para testes.

FILMADO 

O objetivo, segundo a empresa, é oferecer segurança aos passageiros. A câmera será conectada a uma central de vigilância da 99, que processará os dados em tempo real e armazenará as imagens, que poderão ser fornecidas a autoridades mediante ordem judicial. 

SELO 

Os automóveis equipados com câmeras terão adesivos informando o usuário.

BIS 

A música “Todas Elas Juntas num só Ser”, de autoria do compositor Carlos Rennó e conhecida na voz de Lenine, ganhará nova roupagem com os artistas Ellen Oléria, Felipe Cordeiro, Junio Barreto, Leo Cavalcanti, Pedro Luís e Wilson Simoninha. O registro estará no disco “Poesia - Canções de Carlos Rennó”, que será lançado no fim do mês pelo Selo Sesc.


NA MEMÓRIA

O músico Tony Bellotto lançou o livro “Lô” na Tapera  Taperá, na sexta (14). A maquiadora  Giulia  Kisser, a atriz Malu  Mader e a apresentadora Sarah Oliveira passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O filme “O Homem Perfeito” tem pré-estreia no shopping Cidade Jardim. Nesta terça (18), às 21h. 

A editora da revista Claudia, Lia Rizzo, conduz debate com a autora do livro “As Filhas do Capitão”, María Dueñas, nesta terça (18), às 19h30, na biblioteca do Sesc.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que foi informado na legenda do evento "Na Memória" em versão anterior deste texto, o nome correto da livraria é Tapera Taperá, não Taperá Taperá. A informação foi corrigida. 
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.