Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Delação de Palocci preocupa PT

O ex-presidente Lula disse para o interlocutor que ficasse tranquilo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro Antonio Palocci
O ex-ministro Antonio Palocci - Rodolfo Buhrer/Reuters

A delação de Antonio Palocci preocupa o PT. Líderes do partido buscam informações sobre o conteúdo dos depoimentos do ex-ministro à Polícia Federal.

DIRETO 

Embora sigilosos, trechos das falas têm vazado a conta-gotas para a imprensa. Palocci teria afirmado que Lula se envolveu diretamente em esquemas de propina.

ÀS CEGAS 

O partido até agora, no entanto, não tem informações precisas sobre o conteúdo das falas.

TE PERGUNTO 

Lula já foi consultado, na prisão, sobre a possibilidade de uma delação de Palocci ter consistência suficiente para conturbar a campanha do partido na reta final das eleições, caso ela seja divulgada.

TE RESPONDO 

O ex-presidente disse para o interlocutor que ficasse tranquilo pois ele havia reexaminado seu relacionamento com o ex-ministro —que não teria como comprometê-lo de forma comprovada em nenhum delito.

EM MARTE 

A delação de Palocci já tinha sido descartada pelo Ministério Público Federal. O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima chegou a afirmar que ela estava “mais para o acordo do fim da picada”. O ex-ministro acabou acertando colaboração com a PF.

NOSSO QUERIDO 

O candidato João Amoêdo (Novo), que tinha a preferência de 1% em todas as classes sociais no começo do ano, segundo o Datafolha, deu um salto maior entre os mais abastados.

ANDAR 

De acordo com a pesquisa do instituto divulgada na sexta (14), ele tem 3% do total do eleitorado —mas 7% entre os que ganham mais de dez salários mínimos.

MURCHOU 

A performance de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) entre os mais ricos foge da que tradicionalmente era registrada em eleições anteriores. Ele tem 9% do total de votos —mas só 4% entre os que ganham mais de dez salários mínimos.

INFLOU  

Já entre os que recebem até dois salários, Alckmin tem 11% dos votos.

HERDOU 

E Jair Bolsonaro, entre os mais ricos, chega a 36%.


GARFO E FACA

O ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega foi ao jantar Brasil que Dá Certo, em prol do Graacc, na quinta (13), no Palácio Tangará. O presidente da entidade, Sergio Amoroso, o apresentador Celso Portiolli e os empresários Alexandre Costa e Fábio Auriemo, ao lado da mulher, Angela, compareceram, assim como o cantor Leo Chaves e a jornalista Mariana Godoy. 


PORTAS... 

Enquanto a concessão do Pacaembu não é definida, paulistanos que já têm carteirinha de algum clube esportivo municipal poderão utilizar a piscina e as quadras daquele complexo sem a necessidade de realizarem um novo cadastro no local —o que era exigido antes. A mudança consta em uma portaria da secretaria de Esportes e Lazer publicada na sexta (14). 

...ABERTAS 

A prefeitura também inicia, em outubro, o programa Fim de Semana no Pacaembu, que fará excursões de usuários dos outros 46 clubes da cidade ao complexo. 

POP 

Pela primeira vez no Brasil, a cantora americana Kelela será a atração principal do festival MECABrás, que acontece no dia 19 de novembro, na antiga fábrica Orion, em SP. 

PÉ NA ESTRADA 

A cantora e violonista Badi Assad estreia em SP a turnê “Volta ao Mundo em 80 Artistas”, baseada em seu primeiro livro, lançado em maio. Ela se apresenta nos dias 11 e 12 de outubro, no Sesc Pompeia, e conta com participação de Filipe Catto.

PREVISÃO 

O Museu do Amanhã, no Rio, vai inaugurar na quarta (19) a exposição temporária “Ofisuka 2068 – Imaginando um Futuro do Trabalho”. Os visitantes poderão conhecer cenários para a vida profissional daqui a 50 anos.

SONHOS 

Serão apresentadas algumas possíveis novas profissões como Onironauta (mineradores de matéria onírica bruta) e Pensigner (designer de pensamentos). 

EMPREGO 

Segundo Marcela Sabino, curadora da exposição e diretora do Laboratório de Atividades do Museu do Amanhã, estima-se que 65% das crianças irão trabalhar em atividades que ainda não existem.


MESA POSTA

O presidente da Infraero, Antônio Claret, foi homenageado em jantar na quinta (13), no qual estiveram a sua mulher, Maria Cristina, e o empresário Michael Klein e sua mulher, Alice Klein. O evento foi realizado na casa do advogado Nelson Wilians e da empresária Anne Wilians. O ex-secretário estadual José Renato Nalini também passou por lá. 


CURTO-CIRCUITO

O fotógrafo Ricardo de Vicq inaugura na segunda (17) a mostra “Foto Synthese”, na embaixada do Brasil em Berlim. 

Os assessores econômicos de Álvaro Dias, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e Marina Silva participam de debate do Lide. Na segunda (17), às 11h, no Grand Hyatt. 

O MIS inicia uma mostra em homenagem a Sophia Loren. Na segunda (17), às 20h30. 

Começa na segunda (17) o projeto O Bloco do Povo Encantado, com peças e oficinas. Em Santos.

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.