Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Ideia de indultar Lula caso o PT vença as eleições permanece viva no partido

Dirigente da legenda afirma que esse deveria ser um dos primeiros gestos caso Haddad seja eleito

O candidato do PT Fernando Haddad segura máscara de Lula
O candidato do PT Fernando Haddad segura máscara de Lula - Reprodução

A ideia de indultar o ex-presidente Lula caso o PT vença as eleições permanece viva no partido.

DE CARA 

Um dos principais dirigentes da legenda afirmou à coluna que esse deveria ser um dos primeiros gestos de Fernando Haddad (PT-SP), caso seja eleito.

É ASSIM 

Lula, de acordo com esse dirigente, deveria ser convencido da proposta, a mais rápida para tirá-lo da prisão.

CÁLICE 

O ex-presidente, até agora, tem afastado a hipótese de forma taxativa. Diz que quer ter sua inocência reconhecida pelos tribunais.

CÁLICE 2 

Haddad já foi questionado centenas de vezes sobre o indulto. Repete sempre que Lula rechaça a ideia.

DE FORA 

Na primeira reação ao pedido de investigação de promotores de casos contra políticos em campanha eleitoral, procuradores da Lava Jato martelaram que Luiz Fernando Bandeira de Mello, que propôs a averiguação, era o “representante do Senado” no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

DE DENTRO 

A situação complicou depois que o corregedor Orlando Rochadel concordou com o pedido de Mello e abriu a investigação: ele foi indicado para o cargo pelo Ministério Público.

DUAS VEZES 

Rochadel tem longa carreira no Ministério Público de Sergipe. Para chegar ao CNMP, foi eleito pelos promotores do estado. Depois, foi escolhido pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais, integrado por representantes de todo o país.

A MAIORIA 

Ainda assim, a possibilidade de promotores que abriram ações contra Fernando Haddad, Geraldo Alckmin e Beto Richa serem punidos pelo CNMP é remota. O MP tem oito dos 14 votos do colegiado.

ATÉ LOGO 

Mais mudanças no secretariado do prefeito Bruno Covas: Sérgio Avelleda, da Gestão, e David Barioni, do Turismo, deixam seus cargos para voltar à iniciativa privada.

MAIS 

Serão substituídos provisoriamente por César Azevedo, chefe de gabinete do prefeito, e Orlando Faria, secretário-executivo do gabinete. No fim do ano, Covas deve fazer uma ampla reforma na equipe.


 

Adriane Galisteu, Di Ferrero e Fernanda Tavares
Adriane Galisteu, Di Ferrero e Fernanda Tavares - Jairo Goldflus

BOA CAUSA

A atriz Adriane Galisteu, o músico Di Ferrero e a top Fernanda Tavares irão ao bazar da Love Together Brasil, ONG que perfura poços no sertão nordestino, na Iodice da rua Oscar Freire; organizado por Dinho Batista, Valdemar Iodice e MktMix, o evento ocorre neste fim de semana. 


ALALAÔ 

O ex-secretário municipal da Justiça Anderson Pomini fez uma representação no CNMP contra o promotor Nelson Luis Sampaio de Andrade. Pomini e o ex-prefeito João Doria foram denunciados por improbidade administrativa pela contratação de uma empresa para o Carnaval de rua de 2018.

MICROFONE 

Andrade explica que incluiu o ex-secretário porque ele “deu seu aval” à contratação em uma entrevista. Pomini afirma que o promotor “ultrapassou os limites razoáveis de suas atribuições” ao usar esse argumento. “É um absurdo! Eu estava no meu papel de secretário ao defender a licitude dos atos para a imprensa”, diz ele.


TERRA E ÁGUA

A exposição “Ocupação Paulo Mendes da Rocha”, que homenageia o arquiteto que dá nome à mostra, foi inaugurada na quarta (12), no Itaú Cultural. O crítico Guilherme Wisnik, o também arquiteto Martin Corullon e a artista Carmela Gross compareceram, assim como o diretor-presidente da Casa Azul, Mauro Munhoz.


BUG 

Um email disparado pela Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da FFLCH-USP para alunos de graduação e pós-graduação sobre um edital de intercâmbio para a China estava contaminado com um vírus. Segundo alguns estudantes, um link da mensagem direcionava para um site de pornografia chinês.

BUG 2 

Após avisar os alunos, a CCInt diz que “vai averiguar a questão mais profundamente”.

TRILHA... 

Em setembro, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e associações de música irão distribuir R$ 50 milhões por direitos autorais de canções executadas nos cinemas. Segundo a entidade, o valor é 500% maior do que o de 2017. 

... SONORA 

O montante é resultado de acordos com associações de cinema. O Ecad afirma que, entre as redes que assinaram com eles, a Cinemark é a única que não realiza o pagamento. Procurada, a Cinemark diz “que sua posição está amparada por decisões judiciais”.

BEAT 

Os DJS Mau Mau, Gui Scott, Trepanado e Paula Chalup, entre outros, tocam em festa gratuita no largo da Batata, em SP, no encerramento das comemorações do Dia Municipal da Música Eletrônica, em 30 de setembro.


PÁGINAS

O escritor e cineasta João Silvério Trevisan lançou o livro “Devassos no Paraíso” na Casa do Baixo Augusta, na quarta (12). A cartunista Laerte, o policial militar Leandro Prior e o galerista Allann Seabra compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O espaço Teatral exibirá filmes de Chaplin a partir desta sexta (14).

A marca de roupas Engelman será lançada nesta sexta (14). Às 11h, na Casa 402, em Ipanema, no Rio.

O secretário João Cury Neto visita nesta sexta (14) a escola estadual com pior índice no Ideb, E.E. Prof. Zoraide de Campos Helu. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Mônica Bergamo, Bruno B. Soraggi , Bruna Narcizo e Victoria Azevedo

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.