Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Mercado financeiro aciona especialistas para traçar cenários sem Bolsonaro

Antes da segunda cirurgia, candidato já dava sinais preocupantes de debilidade

O candidato à Presidência Jair Bolsonaro
O candidato à Presidência Jair Bolsonaro - Diego Vara/Reuters
 

O mercado financeiro acionou nesta semana ex-ministros de tribunais eleitorais e advogados especialistas no tema para traçar os vários cenários que podem surgir depois que ficou claro que Jair Bolsonaro não se recuperará rapidamente da facada que recebeu.

SINAL AMARELO 

Representantes de grandes fundos, inclusive estrangeiros, queriam saber o que ocorreria no caso de um eventual impedimento do candidato.

LIVRO 

Há vários cenários possíveis e os especialistas começaram a preparar relatórios para cada um deles.

SINAIS 

Antes da segunda cirurgia, Bolsonaro já dava sinais preocupantes de debilidade. Em uma ocasião, tentou fazer a barba sozinho e não conseguiu. Foi auxiliado por um profissional.

SINAIS 2 

O capitão reformado queria também ficar sentado mas não conseguia.

BOM AMIGO 

Criticado por alguns candidatos por suas declarações de que a eleição “pode ser até questionada”, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, foi tratado com toda a deferência pelos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) na festa de posse de Dias Toffoli, novo presidente da corte.

FÔLEGO 

Villas Bôas ficou quase até o fim da celebração, conversando com ministros como Alexandre de Moraes e Luiz Fux.


 

Retrato da atriz Pathy Dejesus
Retrato da atriz Pathy Dejesus - Adriano Vizoni/Folhapress

TODO VAPOR

Depois de atuar em programas de TV fechada como “Desnude” e “Rua Augusta”, a atriz Pathy Dejesus estará na segunda temporada de “Rotas do Ódio”, do canal Universal, e grava a série “Coisa Mais Linda”, da Netflix. 


DO MAR 

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, fez duras críticas ao posicionamento contrário da Noruega sobre a criação de um santuário de preservação das baleias no Atlântico Sul. A observação delas movimenta o turismo.

DO MAR 2 

“Não podemos deixar os noruegueses colocarem o dedo na nossa cara e depois virem aqui no Brasil impedir que a gente preserve as baleias”, disse ele. O país nórdico condenou mundialmente o desmatamento brasileiro em 2017. 

MAR VERMELHO 

Os noruegueses se posicionaram a favor da volta da caça aos cetáceos durante na 67ª reunião da Comissão Baleeira Internacional, que ocorreu em Florianópolis. 


DUAS DÉCADAS

A cantora Mart’nália se apresentou na festa dos 20 anos da Tucca, realizada no Buffet França, na quinta (13). O presidente e a vice-presidente da entidade, Sidnei e Claudia Epelman, e os fotógrafos Betina Samaia e Mauro Restiffe compareceram, assim como a conselheira da associação Gigi de Almeida Pires e o ator Luiz Guilherme Favati.
 


URNA 

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) da USP vai realizar uma consulta eleitoral para saber em quem os alunos da universidade votam. Também serão realizados debates em todos os campi. A pesquisa será feita de 17 a 27 de setembro e a apuração ocorrerá no dia 28.

NÚMEROS 

A mostra “Mulheres Radicais: Arte Latino-Americana, 1960-1985”, na Pinacoteca, recebeu mais de 50 mil pessoas desde sua abertura, há um mês.

SERPENTINA 

O grupo organizador do Carnaval de rua de SP publicará em até 20 dias o guia de regras da edição de 2019. Serão abertas ainda as inscrições para os blocos que quiserem participar da folia.

MARTELO 

Cerca de 50 artistas, como Dudi Maia Rosa e Iran do Espírito Santo, doaram obras para o leilão da Ação pela Democracia, que reverterá sua renda para a defesa do ex-presidente Lula. O evento será dia 30 de setembro, no Galpão VB.


FASES DA VIDA

As atrizes Luana Martau e Angela Dippe integram o elenco do espetáculo “A Dona da História”, que estreou no Teatro Opus, na segunda (10). O maestro Miguel Briamonte e a atriz Ilana Kaplan passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

O shopping Pátio Higienópolis promove o festival Gin & Jazz. Neste sábado (15), das 13h às 20h.  

O Museu da Casa Brasileira recebe o Mercado das Madalenas. Neste sábado (15), às 10h.

Adriana Marto ilustrou prédios de SP nas velas que a Vela_MadeinSP lança na terça (18). 

Atletas paraolímpicos estarão na mostra “Arte Pra Sentir”. Hoje, às 15h, na Caixa Cultural SP.

O shopping Iguatemi de São Paulo recebe o festival Foodspot. Neste sábado (15) e no domingo (16), das 12h às 21h.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.