Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Petistas do Rio pressionam para que campanha de Haddad ataque Bolsonaro

Eles apontam que parte do eleitorado de baixa renda migrou para o capitão reformado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fotomontagem com as faces de Jair Bolsonaro (esq.) e Fernando Haddad
Fotomontagem com as faces de Jair Bolsonaro (esq.) e Fernando Haddad - REUTERS

O PT analisava, desde a semana passada, a conveniência de também criticar Jair Bolsonaro (PSL-RJ). A pressão para que isso ocorra vem de candidatos ao parlamento, em especial do Rio de Janeiro. Eles apontam que parte do eleitorado de baixa renda que tradicionalmente votava no partido migrou para o capitão reformado.

NA PAZ 

Parte da equipe de Fernando Haddad (PT-SP) defende, no entanto, que enquanto ele continuar subindo nas pesquisas e a rejeição do capitão reformado seguir alta, o PT mantenha a campanha “paz e amor” adotada até agora. Segundo um integrante do grupo, o partido já reuniu arsenal para disparar contra o presidenciável do PSL. Ele ficaria armazenado para o segundo turno.

DE VOLTA 

Quando Lula, até agosto, era incluído em pesquisas eleitorais, antes de ter o registro da candidatura indeferido, Bolsonaro tinha 11% entre eleitores de baixa renda, contra 49% do petista. Sem o ex-presidente, ele saltou para 14%, nas primeiras sondagens. E apareceu com 17% na mais recente pesquisa do Datafolha.

DE VOLTA 2 

Pela tese do ataque a Bolsonaro, que ainda não é consensual na legenda, apenas o PT teria credibilidade para tirar esses votos de Bolsonaro, mostrando que ele sempre foi adversário implacável do ex-presidente.

MESMO BARCO 

José Dirceu (PT-SP) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) jantaram juntos em Alagoas há alguns dias. O petista foi a Maceió lançar a sua autobiografia. 

FÃ 

O ex-governador Jaques Wagner (BA) é, de longe, o petista mais inteligente de todos. A opinião é de Paulo Guedes, o guru econômico de Bolsonaro, e foi revelada na já célebre reunião em que ele defendeu a criação de uma nova CPMF.

PICADINHO 

Guedes elogiou o petista quando falava do jantar que teve com Dilma Rousseff, em 2015 —Wagner estava à mesa. Ele disse que sugeriu a ela que adotasse o plano econômico então defendido por Michel Temer. Ela teria cravado a faca na mesa e soltado um palavrão. Dilma já disse que ele é “um mentiroso”.


 

MÚSICA E PIPOCA

As cantoras Preta Gil, Gaby Amarantos e Gloria Groove se apresentaram no Shell Open Air, na sexta (21), no Jockey Club de São Paulo. Os atores Marcio Louzada, Henri Castelli, Cássio Collares e Pedro Bosnich passaram por lá.


VOZ... 

O Governo de SP vai realizar uma audiência pública para discutir o projeto das torres que Silvio Santos quer construir ao lado do Teatro Oficina.

... DO POVO 

O secretário estadual da Cultura, Romildo Campello, acatou um pedido do vereador Gilberto Natalini (PV) para que a consulta popular aconteça. No despacho, ele diz que ela pode “qualificar a discussão e subsidiar o processo decisório”. 

TEMPO 

“É um assunto controverso e complexo”, diz Campello à coluna. A audiência tem até 90 dias para ocorrer. O presidente do Condephaat, Carlos Augusto Faggin, leu o documento na reunião do conselho desta segunda (24).

SEGUIDORAS 

O candidato à Presidência Guilherme Boulos (PSOL) afirma que também tem maioria de mulheres entre seus seguidores no Facebook (53%). Um levantamento da Spark, empresa de marketing de influência, apontou que 54% dos seguidores de Fernando Haddad (PT) são formados pelo sexo feminino.

EXPRESSÃO 

A Spark afirma que analisou os dados dos candidatos mais expressivos nas pesquisas. Boulos figura com 1% das intenções de voto. 

SETE 

O Serviço Funerário de SP vai abrir mais duas agências na cidade até novembro. Uma será instalada no Instituto Médico Legal. A outra, no Cemitério Vila Mariana.

PALMOS 

As novas unidades foram montadas com doações da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Município. Hoje, a cidade tem nove agências funerárias, que realizam o enterro de mais de 7 mil pessoas por mês.

TRINQUES 

Os 22 cemitérios da capital paulista passarão por um mutirão de limpeza e zeladoria para os preparativos para o feriado de 2 de novembro, Dia de Finados. 

XEQUE 

Um grupo de 60 adolescentes internados em 13 unidades da Fundação Casa disputam a etapa final do 14º torneio estadual de xadrez da instituição, que será realizado na manhã de quarta (26), no ginásio do Pacaembu. Zé Maria, ex-jogador da seleção brasileira de futebol, acompanhará as partidas. 

DOU-LHE UMA 

A apresentadora Luciana Gimenez vai entregar uma guitarra autografada por Mick Jagger no leilão beneficente do Monte Carlo Gala, na quarta (26), em Mônaco. O evento é em prol da Fundação Príncipe Albert 2 de Mônaco.


 

SOPRANDO VELINHAS

O empresário Cacá Ribeiro comemorou seu aniversário com festa realizada na sexta-feira (21), no Club Jerome, no centro de São Paulo. A cineasta Monique Gardenberg, o DJ Zé Pedro e a também empresária Patrícia Casé passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

O livro “A Voz da Advocacia”, de Marcos da Costa, será lançado nesta terça (25), a partir das 18h, no Sesc Avenida Paulista. 

O livro “Conceitos Básicos e Essenciais em Genealogia”, de Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, será lançado nesta terça (25). Às 18h15, no Mosteiro de São Bento. 

Amanda Maya está no Brasil para divulgar seu filme “Black & White”.

O evento Dharma Talks ocorre nesta terça (25), das 19h às 22h, no shopping JK Iguatemi. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.