Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Promotores que movem ação contra candidatos podem ser investigados

Órgão deve apurar se iniciativas contra Haddad, Alckmin e Beto Richa foram aceleradas para terem impacto eleitoral

Presidenciáveis durante debate na Gazeta
Presidenciáveis durante debate na Gazeta - Folhapress

A corregedoria do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), o órgão que fiscaliza e controla as atividades de procuradores e promotores, deve apurar eventuais irregularidades na atuação de alguns deles contra políticos que disputam a campanha eleitoral.

LUZ, CÂMARA 

Em um memorando encaminhado ao órgão, Luiz Fernando Bandeira de Mello, conselheiro do CNMP, cita ações propostas contra os presidenciáveis Fernando Haddad, do PT, Geraldo Alckmin, do PSDB, e a prisão do ex-governador e candidato ao Senado pelo Paraná, Beto Richa (PSDB-PR).

MARCHA 

Mello quer que sejam analisados “o tempo decorrido entre a suposta prática dos crimes delituosos e a propositura das ações”, para saber se elas foram aceleradas para causar “eventual impacto nas eleições”.

HOLOFOTE 

No pedido de averiguação, o conselheiro diz ser “evidente” que um promotor deve ajuizar uma ação se ela, “por acaso”, estiver concluída “à época da eleição”. “Mas também não pode reativar um inquérito que dormiu por meses ou praticar atos em atropelo apenas com o objetivo de ganhar os holofotes durante o período eleitoral”, afirma.

BULA 

E o CNMP abriu um processo disciplinar contra o promotor Fernando Krebs, de Goiás, que chamou o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de “maior laxante do Brasil”.

BULA 2 

Krebs já responde a queixa-crime apresentada contra ele pelo magistrado. Em sua defesa, o promotor afirma que exerceu apenas o seu direito à liberdade de expressão e à crítica.

PÁGINA 

O terapeuta e professor Eduardo Chianca Rocha, que está há dois anos preso em Moscou por porte de ayahuasca, já escreveu três livros na prisão. Chianca estava na Europa ministrando cursos de uma terapia quando foi detido. Ele diz que não sabia que o chá era proibido na Rússia. 

PÁGINA 2 

Na semana passada, as autoridades russas permitiram que ele cumpra o resto da pena no Brasil. A expectativa é que chegue em outubro.


 

A apresentadora Sabrina Sato será capa da revista Joyce Pascowitch
A apresentadora Sabrina Sato será capa da revista Joyce Pascowitch - Mar + Vin

CEGONHA

A apresentadora Sabrina Sato está na capa da revista Joyce Pascowitch deste mês; a edição, especial sobre maternidade, chega às bancas na sexta-feira (14).


VIVA VOZ 

Um áudio circula entre ex-seguidores do guru espiritual Sri Prem Baba com uma conversa travada entre ele e um dos ex-maridos de uma discípula com quem o mestre se relacionou sexualmente.

EU VI 

Nele, Prem Baba diz: “Agora ela [seguidora] me mostrou que eu realmente abusei da minha posição, ela era minha discípula. Acabou se encantando comigo (...) sofreu muito e se machucou”. A gravação foi enviada depois que Prem Baba negou que tivesse abusado de ex-seguidoras. O caso gerou comoção na comunidade do mestre.

CONTEXTO 

A assessoria de Prem Baba diz que “não reconhece a legitimidade da gravação” e que “o trecho selecionado —e retirado de contexto— de uma suposta conversa privada menciona apenas o relato sobre a interpretação dos fatos sob a ótica de uma terceira pessoa”.


NO RINGUE

Os atores Daniel de Oliveira e Osmar Prado integram o elenco do filme “10 Segundos para Vencer”, longa sobre a vida do ex-boxeador Éder Jofre, que teve pré-estreia na segunda (10), no shopping JK Iguatemi. A ex-jogadora de basquete Hortência Marcari compareceu.


PIPOCA 

As maiores estrelas do carnaval de Pernambuco e do Nordeste vão desembarcar em São Paulo no dia 19 para divulgar a folia de rua do Recife. O Maestro Spok comandará o show, recebendo no palco Alceu Valença, Elba Ramalho, Nena Queiroga e Almério. O evento, para convidados, é coordenado por Carla Bensoussan, da Lead Assessoria.

BATIDA 

A jornalista Claudia Assef e a publicitária Lalai Persson comandam as comemorações do Dia Municipal da Música Eletrônica em SP. A data (30/9) será celebrada em cinco eventos gratuitos em pontos diferentes da cidade, de 23 a 30 de setembro.

PÁGINAS 

A escritora Conceição Evaristo será homenageada na sexta edição da FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, realizada entre 19 e 21 de novembro na Faculdade Zumbi dos Palmares, em SP. 


PORTA ABERTA

A cineasta Yael  Steiner e a fotógrafa Luciana Napchan foram à inauguração da nova sede do Centro Cultural Israelita Knesset Israel, na sexta (7), em SP. A empresária Natalie Klein, a escritora Leja Rojtenberg e a apresentadora Ana Rosa Rojtenberg passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O ministro do TCU Bruno Dantas lança hoje os livros “Princípios do Direito” e “Recurso Especial, Recurso Extraordinário e a Nova Função dos Tribunais Superiores”. Às 18h, em Brasília.

Trabalhos de Tico Volpato e Zig Koch estão na mostra que a Klabin inaugura hoje na Oca. 

O IAB-SP debate sobre patrimônio cultural. Na quinta (13) e nos dias 20 e 27 deste mês.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.