Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Raquel Dodge processa internauta que a chamou de 'cadela' nas redes sociais

Ela pede R$ 50 mil de indenização por danos morais, além da retirada do conteúdo ofensivo da rede

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge - Pedro Ladeira/Folhapress

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, decidiu processar um internauta que se refere a ela como “cadela” nas redes sociais.

BORRACHA 

Dodge pede R$ 50 mil de indenização por danos morais, além da retirada do conteúdo ofensivo da rede.

COMEÇO 

O autor das mensagens passou a divulgá-las depois que a procuradora pediu inquérito contra o desembargador Rogério Favretto, do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que ordenou, em julho, que Lula fosse colocado em liberdade.

MEIO 

O internauta primeiro publicou uma foto de Dodge com a citação “a cadela do fascismo está sempre no cio”, de Bertolt Brecht. Depois, segundo a petição, passou “a usar a palavra cadela para se referir concretamente à autora, como alcunha injuriosa e degradante ao gênero feminino”.

FIM 

O texto pontua que Dodge é a primeira mulher a ocupar a PGR, o que seria “um marco histórico”. E que a ela seria devido o mesmo respeito que “a um homem que ocupasse o mesmo cargo”.

MASSA 

O aumento da rejeição a Jair Bolsonaro (PSL-RJ), registrado na pesquisa do Ibope, foi celebrado na campanha de Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Como revelado pela coluna, uma das metas dos ataques tucanos era justamente turbinar esse índice —para em seguida mostrar que o capitão reformado pode perder até do PT no segundo turno.

DE VOLTA 

Com isso, Alckmin espera atrair, na reta final, os votos daqueles que querem, antes de mais nada, derrotar o lulismo.

DE VOLTA 2 

Marqueteiros de campanhas adversárias acreditam que Fernando Haddad (PT-SP) deve avançar primeiro nos votos dos indecisos e de Marina Silva (Rede) caso consiga reagir nas pesquisas como candidato de Lula.

DE VOLTA  

Marina salta de 9% para 19% entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos no cenário sem Lula, herdando, num primeiro momento, boa parte dos votos dos que se mostram mais fiéis ao ex-presidente. Pode ser a primeira a cair caso Haddad conquiste esse eleitorado.


LUGAR RESERVADO

Os atores Ataíde Arcoverde e Giovani Tozi atuam na peça “Daqui Ninguém me Tira”, que tem direção Neyde Veneziano e estreou no Teatro Porto Seguo na quarta (5). Fulvio Stefanini e sua mulher, Vera, compareceram. Os também atores Tadeu di Pietro, Luiz Amorim e Norival Rizzo passaram por lá, assim como o crítico de arte José Henrique Fabre Rolim. 


​VAI, TEMER! 

A ideia de Michel Temer se lançar à reeleição pelo MDB para defender seu legado renasceu entre parte de sua equipe e já teria sido levada ao próprio presidente. O partido pode trocar de candidato até o dia 17 de setembro.

CADEIRA 

Como Temer está sendo atacado e o candidato da legenda, Henrique Meirelles, finge que nem o conhece, a saída seria pressioná-lo para ceder o lugar ao presidente.

BEM MELHOR 

Meirelles tem oscilado entre 1% e 2% mas pesquisas. Já Temer tem a aprovação de 3%, segundo o Datafolha.

COMO ESTÁ 

Até mesmo os defensores da troca ponderam que o mais provável é que ela não se concretize. Se tudo seguir como está, restará a Temer se defender com vídeos na internet, como fez na quarta (5) e na quinta (6) ao rebater críticas de Alckmin e Haddad.


“Você ia ao museu e sentia o clima de decadência”

“O povo já é sofrido, não tem escolas, não tem saúde, não tem emprego. E agora acabaram com o passado”, disse o artista Antonio Manuel durante o almoço promovido pela fundadora do Instituto Inclusartiz, Frances Reynolds, por conta da 33ª Bienal de SP, no restaurante Figueira Rubaiyat. 

 

O artista falou à coluna sobre o incêndio do Museu Nacional

 

“Não são só 200 anos [de história], são milhares. É um lugar que eu frequentei desde criança, onde levei meus filhos. Eu matei muitas aulas lá.

 

A responsabilidade é política, de quem não tem um mínimo de cuidado com a cultura, com a sua arte e com o seu povo. É revoltante e muito triste. Eu estou emocionado, me desculpe.

 

Há 15 anos eu tentava chamar a atenção para a situação [do museu]. Você ia lá e sentia o clima de decadência porque não tinha verbas. O que eu podia fazer, que era o mínimo, era alertar as pessoas. 

 

A gente perde um passado irrecuperável. Eu gosto da ideia do [antropólogo Eduardo] Viveiros de Castro. Ele propõe que não se mexa nas cinzas e que se façam passarelas internas para que as pessoas vejam o que restou. Para que nunca mais aconteça uma coisa dessas.

 

A cultura no Brasil corre riscos muito sérios de abandono [por causa de] governos, os crápulas sem visão humana, sem nenhuma perspectiva com a cultura e seu povo. Infelizmente essas pessoas não servem, elas só visam o lucro, o lucro, o lucro”.

 

A artista Beatriz Milhazes, o colecionador Pedro Barbosa e o produtor Emilio Kalil também passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

Será inaugurada nesta sexta (7) a nova sede do Centro Cultural Israelita Knesset Israel. Às 10h, em Higienópolis.

Paulo Tadeu, da editora Matrix, lança nesta sexta (7) no YouTube o canal Política para Menores, que visa debater o assunto com crianças de até 12 anos. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que foi informado na nota "Meio" em versão anterior deste texto, o nome correto do dramaturgo alemão é ​Bertolt Brecht, não Bertold Brecht. A informação foi corrigida. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.