Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro já gravou dois vídeos para campanha do segundo turno

Um deles começa com críticas ao PT. Em seguida, o candidato aparece ao lado da filha, Laura, 7

A campanha de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) já gravou dois vídeos para o segundo turno, caso ele se confirme no domingo (7). Um deles começa com críticas ao PT. Em seguida, o candidato aparece ao lado da filha, Laura, 7, e lê uma mensagem para os eleitores.

Bolsonaro em vídeo postado nas suas redes sociais
Bolsonaro em vídeo postado nas suas redes sociais - reprodução

PARA ELAS 

Em setembro, o capitão reformado divulgou um vídeo em que revelava ter revertido uma vasectomia a pedido da mulher, Michelle. E então nasceu a Laura.

PARA ELAS 2 

Bolsonaro é hoje o candidato mais rejeitado pelas mulheres —50% delas, segundo o Datafolha, responderam que não votariam de jeito nenhum no presidenciável no domingo (7).

SEDE 

A equipe de televisão do capitão reformado foi instalada na casa do empresário Paulo Marinho (PSL-RJ), candidato a primeiro-suplente na chapa de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidenciável que concorre ao Senado.

AMIGOS E AMIGAS 

E Bolsonaro planeja dar uma entrevista coletiva depois de votar. O PSL já providenciou um espaço num hotel perto da casa dele para o evento.

NO MURO 

Apesar da declaração de voto de Paulo Skaf (MDB-SP), que disse apoiá-lo para presidente, e dos recados que João Doria (PSDB-SP) já enviou ao capitão reformado, ele pretende permanecer neutro na disputa em SP.


MICROFONE

A Natura Musical anunciou os 50 nomes contemplados para o edital da marca em evento na quinta (4), na Casa Natura Musical. As cantoras Margareth Menezes, Liniker, Tássia Reis e Mariana Aydar passaram por lá, assim como o cantor Jaloo e a MC Tha. 


CHÃO 

O partido que sairá “mais machucado da urna” é o PSDB. A constatação é do ex-governador Alberto Goldman (PSDB-SP). “Nós saímos bem da eleição de 2014 e vimos o PT afundar. Mas o naufrágio deles acabou nos levando junto”, diz.

DAS CINZAS 

Goldman diz que o PT acabou emergindo outra vez, “pela resistência do mito [Lula] que eles têm, pelas bases sociais constituídas. Nós, não”. Ele calcula que a legenda elegerá menos deputados do que o PT e até mesmo o PP, que estiveram no centro do petróleo.

VELA PRETA 

A eventual eleição de João Doria (PSDB-SP) para o governo de SP, diz ele, “terminará de arrebentar o PSDB em São Paulo”. Goldman votará em Paulo Skaf (PMDB-SP) caso ele vá para o segundo turno contra o tucano.


 

Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral, sobrinha-neta da pintora - Eduardo Neratika e Claudia Lopes

ESTAMPAS


“Esse anel é a maior relação que tenho com minha tia. Foi um presente do pai, quando ela completou 18 anos”, diz a sobrinha-neta e homônima de Tarsila do Amaral ao Portal Pepper; a entrevista será publicada na segunda (8). 


LEGADO 

O Sesc Pompeia recebe a partir do dia 24 deste mês uma exposição que celebra o centenário da escola de design alemã Bauhaus, a ser completado no ano que vem. A mostra integra um projeto internacional que já percorreu países como Japão e Rússia. O braço brasileiro terá contribuição da curadora Luiza Proença. 

TROCA

Pela primeira vez, o espetáculo “Luis Antonio - Gabriela”, do diretor Nelson Baskerville, terá uma atriz trans em seu papel principal, Fabia Mirassos. As apresentações acontecem de outubro a dezembro no Teatro de Contêiner, em SP.

BILÍNGUE 

O coreógrafo brasileiro radicado na França Volmir Cordeiro apresenta o espetáculo de dança “O Olho, a Boca e o Resto”, inédito no país, no Sesc Avenida Paulista, de 18 a 21 de outubro.

MULTI CULTURAL

O presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, convidou o coreógrafo Ismael Ivo e o músico Rodolfo Stroeter para coordenar a criação de uma peça de dança e música que dialogue com a exposição “Histórias Afro-Atlânticas”, em cartaz na instituição e no Masp. A obra inédita será apresentada nos dias 20 e 21 de outubro, no Instituto Tomie Ohtake.


PIPOCA

O filme “Mare Nostrum”, do diretor Ricardo Elias, realizou a pré-estreia na segunda (1º), no Reserva Cultural. Os atores Caio Blat, Naruna Costa e Fernanda Stefanski compareceram.


CURTO-CIRCUITO

A artista Anita Kaufmann inaugura a instalação “Quem Sou Eu” no parque Ibirapuera. Neste sábado (6), das 11h às 14h.  

A Fundação Bienal e a ONG Nossa Casa recebem crianças com paralisia cerebral, neste sábado (6).

O VJ Spetto dirigiu o vídeo que será projetado na abertura dos Jogos Olímpicos Juvenis de Buenos Aires, neste sábado (6). 

A Pinacoteca abre neste sábado (6) a mostra “Coleções em Diálogo”.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.