Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Chance de Bolsonaro vencer no 1º turno acende sinal amarelo entre adversários

No PT, receita para reagir à possibilidade ainda não era consensual

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ)
O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ) - Nelson Almeida/AFP

A possibilidade de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) liquidar a fatura da eleição no primeiro turno entrou no radar de seus principais adversários.

SAL 

No PT, a receita para reagir à possibilidade não era consensual até o fim da tarde de terça (2).

AÇÚCAR 

Uma parte do partido achava que Fernando Haddad deve subir o tom e passar a atacá-lo. Outra, que era preciso manter a calma --e o discurso “paz e amor”.

CURVA 

As pesquisas diárias internas da legenda mostravam, como o Datafolha, o capitão reformado ganhando pontos nos últimos dias.

CONFIRMA 

Defensores públicos discutirão cidadania nas urnas com 60 jovens internados na Fundação Casa. O programa faz parte do curso “Jovens Defensores Populares”, ministrado pela Defensoria Pública do Estado de SP. 

CONFIRMA 2 

No domingo (7), 1.424 adolescentes que estão em 55 centros socioeducativos da fundação no estado de São Paulo vão poder votar nestas eleições. 

CARDÁPIO 

O curso vai até o início de novembro e, além da aula inicial sobre as eleições, também tratará de temas como o enfrentamento da violência de gênero, as diversas manifestações da discriminação e as formas de combate.

É PIQUE 

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Renato Duque e o ex-presidente da OAS Leo Pinheiro fizeram uma festinha de aniversário em conjunto na custódia da Polícia Federal, em Curitiba, no sábado (29). 

É HORA 

Duque completou 63 anos e Pinheiro 67. O doleiro Adir Assad também aproveitou a comemoração para celebrar sua saída. Ele vai cumprir o regime de prisão domiciliar em sua casa em São Paulo com o uso de tornozeleira eletrônica a partir de meados deste mês.

MINHA LÍNGUA 

A segunda edição do livro “Comentário à Constituição do Brasil” será lançada nesta quarta (3), em Brasília. A obra foi feita sob a coordenação de J. J. Gomes Canotilho, Gilmar Mendes, Ingo Sarlet e Lênio Streck. A coordenação executiva é de Leo Leoncy.


SENSAÇÕES VARIADAS

A inauguração da exposição “Dimensão”, na Japan House, na segunda (1º), reuniu o presidente da instituição, Marcelo Araujo, o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, e o secretário municipal de Cultura, André Sturm. A produtora Yael Steiner e a empresária Ticha Gregori passaram por lá.


LÁ... 

A Fundação Calouste Gulbenkian, de Portugal, vai doar cerca de R$ 465 mil até o fim do ano para a Fundação Roberto Marinho, conforme divulgação no Diário Oficial. 

... E CÁ 

A entidade brasileira, junto com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, é responsável pelas obras de restauro do Museu da Língua Portuguesa, destruído por um incêndio em 2015. 

PONTE... 

O Masp vai promover o primeiro seminário em parceria com o Afterall, centro de pesquisa da Universidade de Artes de Londres. Serão discutidas perspectivas da história da arte que desafiam narrativas centradas na Europa.

... AÉREA 

O evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro e contará com convidados como a curadora  Candice Hopkins e os teóricos Suely Rolnik, Nelson Maldonado-Torres e Lewis Gordon.

ARCO-IRÍS 

A exposição “Lasar Segall: Ensaio sobre a Cor” será inaugurada no Sesc 24 de Maio, em SP, no dia 18 de outubro. A mostra reúne cerca de 90 trabalhos que destacam a questão cromática na obra do artista e é realizada em parceria com o Museu Lasar Segall.

PRESENTE 

Os ingressos para o show de lançamento do disco “A Pele do Futuro”, de Gal Costa, começam a ser vendidos na quinta (4). A apresentação será no Tom Brasil, em SP, no dia 1º de dezembro.

MEMÓRIA 

Os cinco presidentes que governaram o Brasil na ditadura militar (1964-1985) tiveram suas bocas retratadas com 1.780 pregos em uma obra do artista Rafael Pagatini. O trabalho estará na mostra “20/20”, no Museu Vale, no Espírito Santo. A exposição começa no dia 30 deste mês e celebra os vinte anos da instituição situada em Vila Velha.


FLASH

As atrizes Maisa Silva e Giovanna Lancellotti foram à pré-estreia do filme “Tudo por um Popstar”, realizada no JK Iguatemi, no domingo (30). O diretor do longa, Bruno Garotti, e o ator João Guilherme compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O cantor Carlinhos Brown faz show em evento de gala da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Nesta quarta (3), às 20h30, na Sala São Paulo. 

O Itaú Cultural abre a exposição Ocupação Ilê Aiyê. Nesta quarta (3), às 20h. 

A Aesop lança seu novo perfume em brunch nesta quarta (3), às 10h, na Casa de Vidro. 

A 1900 Pizzeria realiza um jantar napolitano com o chef italiano Corrado Scaglione. Nesta quarta (3), às 20h, na unidade de Perdizes. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.