Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Futuros ministros da Defesa e da Casa Civil se reúnem para debater transição

A maior preocupação, dizem, são dados 'camuflados' devido ao 'aparelhamento' da máquina pública

O general Augusto Heleno
O general Augusto Heleno - Adriano Machado/Reuters
São Paulo

O general Augusto Heleno, que assumirá o Ministério da Defesa, se reúne nesta quarta (31) com o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para discutir a transição. A maior preocupação, diz, são dados “camuflados” devido ao “aparelhamento” da máquina pública.

NO MEIO 

“O desaparelhamento será fundamental”, disse ele à coluna, afirmando que o governo de Michel Temer não conseguiu concluir a tarefa.

TROCA 

“Eles mesmos [equipe de Temer] dizem que é difícil”, segue ele. “É importante que a gente consiga desaparelhar e valorizar os competentes.”

EM TODAS 

Heleno afirma que o grupo, coordenado por ele e outros militares, colaborará na transição em áreas como educação, meio ambiente, ciência e tecnologia e defesa —esta última seria “a que preocupa menos, a que foi menos afetada pela gestão lamentável dos últimos tempos”.

ESCOLA 

Ele diz que a participação de militares no governo deve ser vista com tranquilidade. “É um preconceito que tem que acabar. Não há vínculo nem subordinação às Forças Armadas. O Brasil investe muito na nossa educação, é incoerência não aproveitar isso.”

TEM LADO 

A defesa de Lula deve usar o convite feito por Bolsonaro a Sergio Moro para o governo —e a resposta do juiz de que se sentiu “honrado”— para reforçar em órgãos internacionais a tese de parcialidade do juiz contra o petista.

TURMA 

E na próxima semana Moro ouve mais um punhado de testemunhas contra Lula no caso do sítio de Atibaia. No dia 7, Emílio Odebrecht presta depoimento. No dia 9, Léo Pinheiro, da OAS. No dia 14, será a vez do ex-presidente.

BANCA 

Guilherme Boulos e lideranças de organizações como MST e UNE, se reuniram com advogados e parlamentares em SP na segunda (29).

BANCA 2 

Os defensores vão formar um grupo para defender os movimentos em ações que, imaginam, vão se multiplicar sob Bolsonaro.

EM RISCO 

O esquema de segurança em torno de Boulos surpreendeu alguns advogados.


RESPEITÁVEL PÚBLICO

O filme “O Grande Circo Místico”, do diretor Cacá Diegues, teve pré-estreia na segunda (29), no Espaço Itaú Pompeia. As atrizes Mariana Ximenes e Marcella Rica e os atores Juliano Cazarré e Marcos Frota passaram por lá.


NOVO... 

O ministro Celso de Mello, decano do STF (Supremo Tribunal Federal), acaba de ganhar uma nova carteira da corte. Ele tinha perdido a original. 

... EM FOLHA 

Ao assinar o documento, o presidente do tribunal, Dias Toffoli, enviou um bilhete a ele: “Maior orgulho de minha vida assinar a carteira da maior autoridade moral da nação!”.

RITO 

Advogados públicos realizam nesta quarta (31) a eleição da lista tríplice que pretendem apresentar ao novo governo para o comando da AGU (Advocacia-Geral da União). Em 25 anos, só duas vezes pessoas da carreira ocuparam o cargo.

RITO 2 

As entidades que representam os defensores estão tentando uma audiência com Onyx Lorenzoni —até agora, em vão. “A carreira tem nomes para ocupar o cargo. Não há necessidade de buscar fora”, diz Marcia David, presidente da associação dos advogados da União.

MAPA 

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de SP, presidida por Eduardo Suplicy (PT-SP), criou um grupo extraordinário para acompanhar casos de violência política. A ideia é dar visibilidade a eles e encaminhar as vítimas a serviços públicos de atendimento.

MAPA 2 

A plataforma Mapa da Violência já registrou mais de cem casos na cidade, de acordo com a comissão.

CLAQUETE 

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) divulga nesta quarta (31) 21 projetos que já foram escolhidos no edital fluxo contínuo de produção de cinema. Entre os selecionados estão duas cinebiografias. 

CLAQUETE 2 

Uma é a ficção “Meu nome é Gal”, que conta a trajetória da cantora Gal Costa desde a adolescência. O outro projeto é o documentário musical “Fausto Fawcett Na Cabeça!”, sobre o compositor de sucessos como “Kátia Flávia, A Godiva do Irajá”e “Rio 40 Graus”.


MICROFONE

A cantora Fabiana Cozza e o músico Alessandro Penezzi se apresentaram na Tupi or Not Tupi, em SP, na semana passada. O cantor Carlos Navas compareceu.


CURTO-CIRCUITO

O Instituto Vladimir Herzog abre na quinta (1º) a mostra “Para Respirar Liberdade”, com obras de Otávio Roth. Às 19h30, no Sesc Bom Retiro.

A Comissão Justiça e Paz de SP será homenageada nesta quarta (31) no 34º Prêmio de Direitos Humanos da OAB-SP. Às 19h, na sede da entidade, no centro.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.