Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Major Olímpio trava insistência de Doria por apoio de Bolsonaro

A cada telefonema do tucano os partidários recebiam outro do senador eleito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

João Doria (PSDB-SP) insistia até a terça (9) em um apoio explícito de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) a ele na campanha pelo governo de SP. Em telefonemas nesta semana a integrantes da equipe do capitão reformado, ele apelava por uma declaração de voto do presidenciável.

João Doria
O candidato ao governo de São Paulo João Doria (PSDB) - Zanone Fraissat/Folhapress

NÃO E NÃO 

A cada telefonema de Doria, no entanto, os partidários de Bolsonaro recebem outro —do Major Olímpio, eleito senador de SP pelo PSL com 8 milhões de votos. Ele não admite apoio ao PSDB.

BEM LONGE 

Olímpio gravou um vídeo ainda no primeiro turno que mostra Doria dizendo, no começo da campanha, que declinava do apoio de Bolsonaro porque não acreditava em “extremismos”. 

BEM PERTO 

O major então diz que Doria só passou a querer o voto de Bolsonaro porque o presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, naufragava. “Um pouco de vergonha na cara sempre faz bem às pessoas. Quem vota no Bolsonaro não vota no PSDB e no João Doria, em circunstância nenhuma.” 

TRILHA 

Numa entrevista à Folha, na terça (9), ele reafirmou que a posição de Bolsonaro será de “neutralidade”. O próprio presidenciável falou ao major: não deve explicitar apoio, mas também não quer que ele siga atacando o tucano.


João Bosco
O músico João Bosco é um dos destaques da programação da Mostra Cantautores - Laís Cunha

MICROFONE

O músico João Bosco é uma das atrações principais da sétima edição da Mostra Cantautores, de Belo Horizonte, que acontece entre os dias 3 e 10 de novembro; os cantores Jards Macalé e Zélia Duncan também estão escalados.


CARTEIRA 

O empresário Salim Mattar, da Localiza, cotado para comandar alguma estatal em um eventual governo Bolsonaro, investiu R$ 200 mil na candidatura de Romeu Zema (Novo) ao governo de MG —ou 25% do total arrecadado até agora pelo candidato.

CARTEIRA 2 

O próprio Zema, que na reta final do primeiro turno pediu voto para Bolsonaro, colocou outros R$ 235 mil do próprio bolso.

CAIU NA REDE 

Sempre distante das redes sociais, João Pedro Stedile, líder do MST, abriu um perfil no Twitter. A decisão foi tomada depois do papel avassalador que a internet teve na campanha presidencial.

BATALHA 

De acordo com a assessoria do MST, ele sempre evitou “personalizar” a atuação do movimento, mas decidiu agora fazer a “batalha das ideias” também na rede.


CONSTRUÇÃO

O arquiteto Guilherme Wisnik e o designer Julio Mariutti lançaram o livro “Espaço em Obra”, na segunda (8), na Livraria Martins Fontes. O editor da revista “Zum”, Thyago Nogueira, e a criadora da revista “Bamboo”, Clarissa Schneider, compareceram.


SIGA BEM 

O Acre é o estado com rodovias federais em pior estado, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). De acordo com o Índice de Condição da Manutenção (ICM), medido pelo órgão, o Distrito Federal, por sua vez, tem a melhor malha de estradas geridas pela União.

TAPETE 

O DNIT avaliou os 57.232,33 km de estradas pavimentadas geridas por ele. De acordo com o ICM,  13 das 27 unidades federativas têm mais de 60% da malha em boas condições. 

CLÁSSICO 

A Orquestra Ouro Preto apresentará em SP um concerto que mistura orquestra e teatro de bonecos baseado na história de “O Pequeno Príncipe”. A adaptação musical é assinada pelo compositor Tim Rescala e será regida pelo maestro Rodrigo Toffolo. O espetáculo será exibido nos dias 17 e 18, no Teatro das Artes, no shopping Eldorado.

DOSE... 

Os atores Lázaro Ramos e Taís Araujo fazem a primeira edição do evento “Eu Tenho um Sonho”, voltado à cultura negra, que reúne teatro, música e rodas de conversa.

... DUPLA 

A peça “O Topo da Montanha”, da dupla de atores, será encenada e seguida de debates. A programação também prevê stand-up com Tia Má e festa black com os DJs Pathy Dejesus e Puff. O evento acontece nos dias 19 e 20 de novembro no Tom Brasil, em SP.

ACELERA 

Em 2020, a cidade de SP deve receber corridas das três principais categorias da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Além da Fórmula 1, a capital sediará provas de Formula E, de carros elétricos, e do World Endurance Championship (WEC), prova de resistência que já foi realizada com o nome de Seis Horas de São Paulo.  

NA TÁBUA 

Uma edição da Formula E já deve ocorrer em junho de 2019, ainda sem local definido. A corrida do WEC está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2020, em Interlagos. O prefeito Bruno Covas viajou ao Japão na terça (9) para assinar os termos do contrato com a FIA.

CARROS 

O secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, vai se encontrar com o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg para falar sobre medidas de segurança viária. A reunião faz parte de um evento da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito, que acontece entre os dias 10 e 12 em Nova York. 


FORÇA DE MULHER

A atriz Cristiana Oliveira esteve no jantar do movimento Bem Querer Mulher, realizado na Casa Petra, na semana passada. O empresário João Santos e a ex-modelo Luiza Brunet participaram do evento. 


CURTO-CIRCUITO

O Sesc Pompeia recebe a 1ª Mostra Elas em Cena. De quarta (10) até o dia 14 deste mês. 

O escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados realiza o workshop sobre negócios imobiliários. Na quarta (10), das 8h30 às 12h. 

Começam na quarta (10) as inscrições para o programa Sephora Accelerate, de apoio a empreendedoras. 

O hotel Four Seasons na av. Nações Unidas faz coquetel para celebrar a chegada da rede ao Brasil. Na quarta (10), às 20h.

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.