Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Ministros avaliam que comissão do TSE contra fake news falhou

Magistrados acreditam que é tarde para providência efetiva contra as mentiras

O ex-presidente do TSE, Luiz Fux
O ex-presidente do TSE, Luiz Fux - Pedro Ladeira/Folhapress

Ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) avaliam que a comissão criada pelo ex-presidente da Corte, Luiz Fux, para combater as fake news, falhou na missão de coibir as notícias falsas divulgadas na eleição. Outras medidas até agora também têm se mostrado inócuas.

FURACÃO 

Os magistrados acreditam que é tarde para uma providência efetiva contra as mentiras, já que o tribunal está “no meio do vendaval”, segundo um dos ministros.

PALMATÓRIA 

Na segunda (15), a presidente do TSE, Rosa Weber, convocou as campanhas de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) para uma reunião contra as fake news.

NADA FEITO  

O candidato do PT, que já foi acusado até de distribuir mamadeiras eróticas, chegou a propor um acordo com o adversário. Bolsonaro o chamou de “canalha” e disse que também é vítima de mentiras —como a de que aumentará o imposto para os mais pobres.

QUEM SERÁ? 

O Ibope fez uma pesquisa sobre a campanha para o comando da OAB-SP —o novo presidente da entidade será eleito no fim de novembro. Marcos da Costa, que hoje ocupa o cargo, tem 35% das intenções de votos. O segundo colocado, Sergei Arbex, chega a 6%. Os indecisos ainda são muitos: 39%. 

HERANÇA 

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral ficou abalado com a derrota de seu filho Marco Antonio, candidato a deputado federal pelo MDB. O ex-governador, que está preso em Bangu 8, quase não saiu da cama no dia seguinte à eleição.

HERANÇA 2 

Cabral disse para outros detentos que ficou decepcionado com o fato de Eduardo Paes (DEM-RJ) também não ter conseguido se eleger governador do Rio no primeiro turno. Ele disputa o cargo com Wilson Witzel (PSC-RJ).

ESPERANÇA 

Oncologistas do A. C. Camargo Cancer Center desenvolveram um estudo que mostra que é possível tratar uma paciente com câncer de colo do útero sem comprometer a sua capacidade de engravidar. Ele foi publicado na revista científica “Gynecologic Oncology”. 


 

O músico Kastrup
O músico Kastrup - Gal Oppido

MUTANTE

O músico e produtor Kastrup lança o álbum “Ponto de Mutação” em apresentação no Sesc Pompeia, em São Paulo, na quarta (17); o disco reúne participações de artistas como Elza Soares, Kiko Dinucci, Ná Ozzetti e Marcelo Cabral.


É MENTIRA 

Sergio Segall, filho da atriz Beatriz Segall, vê como “um ato de covardia” o uso da imagem de sua mãe em uma notícia falsa que circula na internet. Uma foto de Beatriz —que morreu em setembro deste ano— com o rosto machucado foi compartilhada com a legenda: “esta senhora foi agredida por petistas na rua quando gritou Bolsonaro”.

QUEDA 

A família da atriz emitiu uma nota repudiando o ato. O comunicado afirma que “a imagem se refere a um acidente de que [Beatriz] foi vítima há alguns anos [quando tropeçou em uma calçada no Rio], nada tendo a ver com qualquer ato de agressão”. 

PLANEJAMENTO 

A Pinacoteca foi autorizada a captar R$ 16,8 milhões para a realização de seu plano anual de 2019, conforme divulgação no Diário Oficial da União. 

PLANEJAMENTO 2 

O valor prevê exposições temporárias, atividades da ação educativa e projetos especiais, como publicações, cursos e seminários. Além disso, há a previsão de investimentos em melhorias nos edifícios da instituição.

CALENDÁRIO 

A Secretaria da Cultura do Estado de SP deu início à divulgação da convocação pública para selecionar o novo gestor da São Paulo Escola de Teatro. A entidade vencedora dirigirá a instituição de janeiro de 2019 a dezembro de 2023.

TELONA 

O diretor Luiz Fernando Carvalho convidou a primeira Miss África Brasil, Samira Nancassa, para atuar em seu novo filme, “A Paixão Segundo G.H.” 

TELONA 2 

O longa é uma adaptação do livro homônimo de Clarice Lispector e começou a ser rodado no Rio na segunda (15). A protagonista será Maria Fernanda Cândido.


NA BATUTA

Com direção de Iacov Hillel e regência do maestro Alessandro Sangiorgi, a ópera “Pelléas et Mélisande” estreou na sexta (12), no Theatro Municipal. O vice-presidente de comunicação do Santander, Marcos Madureira, e sua mulher, Marcia, e o presidente do Instituto Odeon, Carlos Gradim, compareceram. O barítono Yunpeng Wang e a soprano Rosana Lamosa |6| estão no elenco. 


CURTO-CIRCUITO

Será lançado nesta terça (16) o livro “Do Jeito Delas”. Às 18h30, na Livraria da Vila do shopping JK Iguatemi. 

O ministro da Educação, Rossieli Soares, participa do 5º Fórum Lide de Educação e Inovação. Nesta terça (16), às 8h, no hotel Hilton.

A M.A.C. Cosmetics faz jantar de confraternização hoje, às 19h, na Galeria Rabieh.

A FIDI promove exames gratuitos de mamografia. De hoje a sexta (19), das 10h às 18h, na praça da República. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.