Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Procuradores perdem prazo e Justiça nega recurso contra Marcelo Odebrecht

Sergio Moro já havia recusado pedido de aumento de pena feito pelo Ministério Público

Marcelo Odebrecht
Marcelo Odebrecht - Heuler Andrey/AFP

A oitava turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), responsável pelos processos da Lava Jato em segunda instância, negou por unanimidade uma apelação em que o Ministério Público Federal pedia aumento das condenações de Marcelo Odebrecht e de outros executivos da empresa. Motivo: os procuradores perderam o prazo para recorrer.

É REAL 

O pedido já havia sido negado pelo juiz Sergio Moro no começo de 2017. Na época, o magistrado justificou que o MPF havia tomado ciência da decisão e que “realmente perdeu o prazo para apelação”. 

DEIXA FICAR 

O desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da ação no TRF-4, manteve o entendimento de Moro e não aceitou a apelação. Os outros dois desembargadores da oitava turma seguiram o voto de Gebran.

FLORENTINA 

Lula usou uma frase do deputado federal Tiririca (PR-SP) para opinar sobre o presidenciável Álvaro Dias (Podemos-PR) após assistir ao debate na quinta (4). 

FLORENTINA 2 

“Álvaro está usando a eleição presidencial para se eleger senador em 2022. Como diz Tiririca, é um abestado que nem usando o Moro consegue atenção do eleitor”, disse o ex-presidente a um interlocutor. 

FLORENTINA 3 

O senador disse na TV, entre outras coisas, que entregaria uma carta a Fernando Haddad para que ele levasse a Lula na prisão. Dias perguntava quem matou Celso Daniel, referindo-se ao petista que foi morto em 2002.

COMBUSTÍVEL 

A Petrobras realizou testes que mostram que o campo de Mero, localizado a 180 km da costa do Rio, tem o maior poço produtor de petróleo do país. Segundo a companhia, o local pode produzir 58 mil barris por dia. 

CONSUMO 

A cantora americana Camila Cabello pediu para não usarem plásticos e isopor nos camarins dos shows que fará no país em outubro: em Porto Alegre (11), Uberlândia (13), São Paulo (14) e Curitiba (16). No cardápio, ela solicitou opções veganas, saladas, frutas, pães integrais, geleias biscoito, pipoca e batata frita.


BOA CAUSA

O cantor Carlinhos Brown se apresentou no primeiro Neo Gala, da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), realizado na quarta (3), na Sala São Paulo. O confeiteiro Lucas Corazza, a empresária Helena Augusta e os estilistas Paula Martins e Rodrigo Rosner compareceram, assim como o ator Anderson Muller. 


CHEQUE... 

Cerca de 50 médicos do Pronto-socorro Geral de Barueri estão há três meses com os valores dos plantões extras atrasados. Existem profissionais que precisam receber até R$ 50 mil. 

...SEM FUNDOS 

A prefeitura afirma que os débitos são do Instituto Gerir, que terceirizava os serviços médicos do hospital, e que a administração municipal fez os repasses para a empresa. Procurado, o Instituto Gerir não retornou até o fechamento desta edição.

BIS 

O disco “Maravilhas Contemporâneas” (1976), de Luiz Melodia, será relançado em vinil, neste mês, pela Polysom. O produto terá áudio remasterizado e encarte feito a partir do original.

EMBAIXO… 

As fotografias de Alex Flemming que ficam estampadas nos vidros da estação Sumaré vão passar por restauro, assim como outras obras espalhadas pela malha metroviária. O reparo ficará a cargo da Pinacoteca.

… DA TERRA 

A iniciativa é resultado de um convênio firmado entre o estado e a Companhia do Metropolitano de SP, que gere a rede de metrô, por intermédio da Secretaria da Cultura. O investimento total será de R$ 349 mil.

VELOCIDADE 

Só 1/8 dos empresários paulistas de micro e pequenas indústrias fizeram investimentos em seus negócios, como compra de equipamentos ou ampliação de espaço físico, em agosto deste ano. O dado é do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de SP (Simpi).

REDUZIDA 

O índice de investimento no setor também registrou queda entre julho e agosto. Segundo o diretor de relações institucionais do Simpi, Rogério Grof, a desaceleração pode ser explicada “pelo baixo faturamento e lucratividade, somado ao quadro escasso de acesso à crédito”. 

SEGREDO 

Os nomes Renato Júnior e Laurejan Ferraço, que assinam o livro “Guerra Federal - Retratos do Combate a Crimes Violentos no Brasil”, são codinomes de policiais federais que não se identificaram. 

INFILTRADO 

De acordo com Luís Antônio de Araújo Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais e porta-voz da dupla, os autores optaram pelo anonimato “pois ainda executam trabalhos contra criminosos de alto risco”. A obra foi lançada em versão digital e deve ganhar uma edição física até o fim de outubro. 


TELONA

Os atores Renato Góes, Nathalia Dill, Rafael Losso e Ícaro Silva foram à pré-estreia do filme “Legalize Já – Amizade Nunca Morre”, no Espaço Itaú Augusta, na terça (2). 


CURTO-CIRCUITO

A Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro toca nesta segunda (8), às 21h, na Sala São Paulo. 

O livro “Espaço em Obra” será lançado nesta segunda (8) na Martins Fontes da rua Dr. Vila Nova. 

O casal Clara e Moises Mirocznik será homenageado no 13º Seminário da Terceira Idade, da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp). Nesta segunda (8), na Unibes Cultural. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.