Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

PT se preocupa com segurança de suas lideranças após as eleições

Legenda faz diagnóstico de que o clima acirrado perdurará por alguns meses

A presidente do PT Gleisi Hofmann e o candidato Fernando Haddad
A presidente do PT Gleisi Hofmann e o candidato Fernando Haddad - AFP

Uma das principais preocupações do PT depois das eleições é a segurança de suas principais lideranças. Há o diagnóstico de que o clima acirrado perdurará por alguns meses.

UM PASSO ATRÁS 

Dirigentes já conversavam na semana passada sobre a possibilidade de um recuo estratégico das figuras mais importantes da legenda nos próximos meses, baixando o tom de declarações e também de postagens na internet.

INTERVALO 

As atenções da imprensa, voltadas quase todas para a formação do novo governo, e a proximidade do fim de ano, com as festas de Natal e Réveillon, ajudariam no recuo temporário.

NOME 

Antônio Pitombo, advogado de Jair Bolsonaro (PSL), passou a ser considerado para comandar a AGU (Advocacia-Geral da União) no futuro governo.

SOBRENOME 

O nome dele já foi cotado também para o Ministério da Justiça, mas há outro candidato mais forte cotado para o posto: Gustavo Bebbiano, presidente do PSL e uma das pessoas mais próximas de Bolsonaro.

ELE, SIM 

Pitombo diz que nada cobrou para representar Bolsonaro em uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal). Um dos mais experientes advogados do país, a informação de que ele poderá comandar a AGU está sendo recebida com alívio por colegas dele em Brasília.


 

A atriz Marina Ruy Barbosa
A atriz Marina Ruy Barbosa - Sergio Zalis/Globo

MERGULHO

A atriz Marina Ruy Barbosa será a protagonista Luz na próxima novela das nove da Globo, “O Sétimo Guardião”; um dos temas centrais do folhetim é a existência de uma fonte da juventude. 


FRONTEIRAS 

O IED (Istituto Europeo di Design) de São Paulo vai oferecer cursos para ajudar a integração profissional dos refugiados que moram na capital paulista. O objetivo é capacitá-los para que eles voltem a atuar em suas áreas de experiência. 

FORMAÇÃO 

Serão oferecidos cursos de gestão e de ferramentas para resgate social e profissional, consultoria de imagem, fonoaudiologia e RH, disciplinas e vivências em temas de gestão corporativa e empreendedora com designers e executivos do mercado.

ESTATUETA 

O prêmio Bibi Ferreira foi autorizado a captar R$ 410 mil para realizar sua próxima edição, em 2019. O projeto prevê a produção, seleção e realização do evento.


CINCO DÉCADAS

O ex-narrador Osmar Santos e o ex-diretor da Globo Octávio Florisbal foram ao coquetel de lançamento da exposição “50 Anos de Mídia - 1968-2018”, na Unibes Cultural, na quinta (25). Um dos curadores da mostra, Thomaz Souto Corrêa, e a CEO da Kantar Ibope Media, Melissa  Vogel, também compareceram. 


NA BATUTA 

A Orquestra Camerata Bachiana, com regência do maestro João Carlos Martins, vai realizar uma série de concertos gratuitos que homenageiam o compositor alemão Johann Sebastian Bach.

NA BATUTA 2 

Nas apresentações, que devem acontecer em 2019 e 2020, o maestro irá comentar a trajetória do compositor e serão distribuídos livros com sua biografia.

AJUDA 

O Ministério da Cultura divulgou lista com 15 municípios brasileiros que receberão apoio técnico, por meio de consultoria contratada pelo MinC, para a elaboração de suas candidaturas à Rede de Cidades Criativas da Unesco.

COOPERAÇÃO 

A rede é uma plataforma internacional que conecta cidades para compartilhar experiências, ideias e melhores práticas no campo das indústrias criativas e do desenvolvimento urbano.

LISTA 

Entre os selecionados estão Cataguases (MG), que concorre na área de cinema, São Paulo (SP), em gastronomia, e Imbituba (SC), em artesanato e artes folclóricas.

ACORDES 

A Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) foi autorizada a captar R$ 7,6 milhões para a realização de seu plano anual de 2019, que contempla a realização do projeto “Música pela Cura”, com as séries de concertos internacionais e Aprendiz de Maestro.

EQUAÇÃO 

Fiscais do Guinness World Records estarão no ginásio do Ibirapuera, na terça (30), acompanhando o evento que tentará estabelecer a marca de maior aula de matemática já realizada. A iniciativa integra um festival de educação da Universia com o Santander Universidades. A organização espera reunir 5 mil alunos para a ação.


AÇÃO EM SEQUÊNCIA

O ator Murilo Rosa integra o elenco do filme “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”, que teve pré-estreia na semana passada. O ator Marcos Verza e o diretor do longa-metragem, Tabajara Ruas, estiveram no evento. 


CURTO-CIRCUITO

O diretor do Sesc-SP, Danilo de Santos Miranda, recebe nesta segunda (29) medalha comemorativa do governo de Québec, no Canadá. 

A geneticista Mayana Zatz, o rabino Michel Schlesinger e o frei Andre Boccato participam de debate sobre aborto. Nesta segunda (29), às 19h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. 

Presidente da Oncologia D’Or, o médico Paulo Hoff recebe na terça (30) o título de Cidadão Paulistano, às 19h30, na Câmara Municipal de São Paulo. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.