Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Sinalização de que Bolsonaro pode indicar Moro para o STF desagrada cortes superiores

Segundo magistrado, hipótese é como colocar um soldado para comandar os generais.

O juiz Sergio Moro
O juiz Sergio Moro - Rodolfo Buhrer/Reuters
São Paulo

A sinalização de Jair Bolsonaro (PSL) de que, se eleito presidente, pode indicar o juiz Sergio Moro para o STF (Supremo Tribunal Federal) não caiu bem nas cortes superiores.

FILA 2 

Segundo um magistrado, não é “normal” a indicação de um juiz de primeira instância para o mais importante tribunal do país.

FILA 3 

Em geral, quando a escolha recai sobre a magistratura, a disputa se dá entre ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) ou desembargadores de tribunais regionais e de justiça dos estados.

FILA 4 

Levar o juiz ao STF furando fila, diz outro ministro, é como colocar um soldado para comandar os generais.

NUVENS 

Bolsonaro ainda cria arestas no STJ: vários dos ministros da corte sonham um dia ir para o STF.

CHUMBO 

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) decidiu pedir proteção à Polícia Federal. Ele foi citado por Bolsonaro em um discurso que o presidenciável fez por telefone, no domingo (21), para seus seguidores na av. Paulista, em SP.

CHUMBO 2 

Bolsonaro disse, dirigindo-se a Lula, que “brevemente você terá Lindbergh Farias para jogar dominó no xadrez”. Afirmou que “esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria” pois fará “uma limpeza nunca vista na história”, com a polícia fazendo “a lei valer no lombo de vocês”.

CHUMBO 3 

“Foi o discurso de um candidato a ditador. A ideia central foi de eliminação do adversário. É um discurso que autoriza a violência. Me preocupo porque no Rio todos os grupos milicianos apoiam Bolsonaro”, afirma o senador.

ELE NÃO

O secretário de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, disse, em suas redes, que votará em Fernando Haddad (PT). Eleito vereador pelo PSDB, ele foi nomeado por João Doria, que se declara entusiasta de Bolsonaro. 

MISSÃO IMPOSSÍVEL 

“Não tenho como votar numa pessoa que propaga o ódio e que é a favor da tortura e contra mulheres, negros e LGBTs”, disse ele. 

SÓ EU SEI 

Já o prefeito Bruno Covas não diz qual é a sua opção: “O voto é secreto”.


LANÇANDO MODA

Os cantores Otto e Marina Lima foram ao desfile da grife Lilly Sarti, que tem como estilistas as irmãs Lilly e Renata Sarti, no Farol Santander, no domingo (21). O evento abriu a 46ª edição da São Paulo Fashion Week. As modelos Isabeli Fontana e Carol Ribeiro e a também estilista Gloria Coelho passaram por lá. 


SOB CUIDADOS 

Paulo Maluf foi internado na segunda (22), na Beneficência Portuguesa, para uma cirurgia. Ele está sob os cuidados do oncologista Fernando Maluf.

VIRA... 

A 12ª edição da Virada Cultural Paulista terá programação gratuita em 34 municípios de SP —em 2017, foram 22. O evento ocorre de 3 de novembro a 9 de dezembro. 

... VIROU 

E uma das novidades deste ano é o palco ExperimenteSP!, que mostrará novos nomes da cena contemporânea, privilegiando artistas locais.

HISTÓRIA 

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em SP, deve julgar nesta terça (23) um recurso do Ministério Público Federal (MPF) pedindo que a Justiça aceite a sua denúncia contra três agentes públicos pela morte de Carlos Nicolau Danielli, dirigente do Partido Comunista do Brasil, em 1972.

REVISTA 

O MPF denunciou o coronel e ex-chefe do DOI-Codi, Carlos Alberto Brilhante Ustra, o servidor aposentado Aparecido Laertes Calandra e o delegado Dirceu Gravina por homicídio qualificado com emprego de tortura na morte de Danielli. O recurso tenta reverter decisão em primeiro grau, de 2015, que rejeitou a denúncia invocando a Lei da Anistia.

DEPOIS 

A punibilidade criminal contra Ustra foi extinta com a sua morte, em 2015. 

PRESENTE 

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai repassar R$ 5,2 milhões para a restauração do Cine Teatro Leon, primeiro equipamento cultural de Congonhas, cidade histórica de Minas Gerais. 

PASSADO 

O projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o transformará em um espaço multiúso e tecnológico, preservando suas características arquitetônicas.


MEXENDO CADEIRAS

A atriz Maisa Silva foi ao show da cantora Shakira, no Allianz Parque, domingo (21). A apresentadora Mirella Santos, o ator Felipe Titto e a empresária Gisela Prochaska também estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

O escritório Canedo e Costa, dos advogados Luís Augusto Canedo e Stella Costa, abre as portas na Vila Madalena para tratar de direito civil, societário, família e trabalhista.

A Athié Wohnrath promove a noite Whats Next. Nesta terça (23), às 20h, na Casa Fasano. 

Nelson Câmara autografa o livro “John Theron Mackenzie: Vida e Legado”. Nesta terça (23), às 18h, no Mackenzie.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Mônica Bergamo, Victoria Azevedo e Bruna Narcizo

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.