Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Veto de Luciano Huck a nota contra Bolsonaro gera crise no movimento Agora!

Luciano Huck foi um dos integrantes que se opuseram à articulação da nota

O movimento Agora!, de renovação política e que tem entre seus líderes o apresentador Luciano Huck, já passa por uma crise. O veto à divulgação de um posicionamento contrário à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), aprovado pela maioria de seus integrantes, deve provocar baixas no grupo.

Luciano Huck
O apresentador de televisão Luciano Huck durante palestra no Festival de Cultura Empreendedora, em SP - Eduardo Anizelli/Folhapress

ADEUS

O primeiro a deixar o movimento deve ser o advogado Beto Vasconcelos, na próxima semana. Ele disse a amigos que não é momento para o silêncio e que a história “não perdoará a neutralidade”.

VETO 

Huck foi um dos integrantes que se opuseram à articulação da nota, mesmo tendo sido aprovada por maioria. Ela defenderia o voto crítico em Fernando Haddad (PT).

MÚSCULO 

Lula afirmou a amigos que o visitaram nesta semana que se Haddad chegar perto de Bolsonaro nas pesquisas, impedindo que ele tenha uma vitória retumbante no domingo (28), o saldo já será positivo. Segundo diz, isso mudará o patamar da oposição no país, complicando a situação do futuro governo.

SURPRESA! 

E o ex-presidente recebeu uma visita surpresa nesta semana: a da juíza Carolina Lebbos, que cuida da execução da pena dele.

OI, LULA 

Ela esteve na sala em que o petista está preso, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, junto com Danilo Pereira, também juiz da execução.

OLHAR 

Segundo o relato de Lula a amigos que o visitaram, os dois entraram, se apresentaram, olharam rapidamente o local e foram embora. Juízes da execução penal podem fazer inspeções pessoais nas instalações em que condenados estão detidos.

ZÍPER 

Lebbos tem sido uma juíza rigorosa com Lula: proibiu que ele desse entrevistas e negou a instalação de um frigobar na sala para que pudesse tomar água gelada.  

MÉDICO 

O pai dos irmãos Joesley e Wesley Batista, Zé Mineiro, foi internado nesta semana no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo familiares, ele está bem e o caso não é grave.


Leticia Colin
A atriz Leticia Colin em ensaio na revista Trip - Marcio Simnch/Revista Trip

CAIU NA REDE

“É um assunto muito caro pra mim. As pessoas que eu admiro se colocam”, diz a atriz Leticia Colin sobre se posicionar politicamente nas redes sociais; ela fez ensaio para a revista Trip que chega às bancas na terça (30)


LUZ 

A Secretaria Municipal de Cultura vai lançar um edital para a digitalização de acervos. Serão dez prêmios de R$ 100 mil cada que poderão ser disputados por pessoas físicas ou instituições. A contrapartida dos escolhidos será disponibilizar ao público os arquivos digitais .

LUZ 2 

“É a primeira vez que a secretaria oferece recursos para essa iniciativa que vai permitir que acervos guardados em casa possam ser acessados pelas pessoas”, diz André Sturm, secretário da pasta.

MATUTINO 

O programa “Globo Rural” marcou 12,2 pontos de Ibope na média da Grande São Paulo no domingo (21). A atração, que vai ao ar às 8h20, teve mais público do que a programação da Record e do SBT no dia e superou as atrações de Silvio Santos (que marcou 11,5) e de Eliana (7,4).

LEGAL 

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, diz que ficou “feliz” em saber que é considerado um bom nome pela equipe de Bolsonaro, apesar da pequena chance que teria de ficar no cargo, segundo o núcleo de campanha do presidenciável.

OBRIGADO 

“É um reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido nos últimos dois anos. E uma demonstração de que há interesse pela área”, afirma. Ele diz que agradece os “inúmeros apoios” que teve para participar do novo governo, “sobretudo ao professor Olavo de Carvalho”. Mas diz que não falou com ninguém nem fez movimentos para ficar.

DEVER 

Sá Leitão diz que tem dialogado com “todos os candidatos” mas que não pretende “continuar, mesmo havendo convite”. “As contribuições foram dadas. Dever cumprido. Fiz mais do que imaginava”.


TELONA 

O filme “O Olho e a Faca”, do diretor Paulo Sacramento, foi exibido no shopping Frei Caneca, na quinta (25). O produtor Pablo Torrecillas, a atriz Simone Iliescu, o ator Duda Mamberti e o professor universitário Carlos Augusto Calil estiveram presentes.  


CURTO-CIRCUITO

O filme “Pixote - A Lei do Mais Fraco” será exibido em cópia restaurada no sábado (27), às 21h30, no CineSesc. 

Juliana Galdino e Roberto Alvim participam de leitura teatral de “Aurora”, no sábado (27), às 12h, na Casa do Saber. 

O Corinthians recebe no sábado (27), em Itaquera, bolsistas do projeto Esporte com Educação e alunos da Universidade Brasil.

A Editora Brasil lança “O Menino que Queria Ser Prefeito”. No sábado (27), às 9h30, em São Bernardo. 

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.