Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro não pretende voltar atrás sobre mudança de embaixada em Israel

Até segunda ordem, assunto deve ficar em banho-maria, sem anunciar data para a transferência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente eleito, Jair Bolsonaro
O presidente eleito, Jair Bolsonaro - Sérgio Lima/AFP

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, não pretende voltar atrás publicamente da decisão de mudar a embaixada do Brasil em Israel, de Tel-Aviv para Jerusalém. Mas tampouco deve avançar o sinal. A opção, até segunda ordem, é deixar o assunto em banho-maria, sem anunciar data para que a transferência ocorra.

VAI DEVAGAR 

Segundo um interlocutor frequente do futuro presidente, ele sabe que “há implicações geopolíticas importantes” e que mudar a embaixada “é um passo arriscado”. Está sendo aconselhado a implantar qualquer decisão “de forma paulatina”.

PRIMEIRO PASSO 

A abertura de um escritório de negócios em Jerusalém, por exemplo, poderia ser uma alternativa à mudança pura e simples do endereço da representação diplomática.

EXEMPLO 

Um dos temas da conversa que Bolsonaro teve com o embaixador de Israel, Yossi Shelley, foi justamente a abertura de um escritório da República Tcheca em Jerusalém. O assunto foi puxado pelo diplomata.

ALERTA 

O setor militar do governo é um dos que alertam para as possíveis consequências de um gesto mais radical. O general e vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, disse à Folha que a mudança da embaixada pode transferir o terrorismo para o Brasil.

SEGURO 

A Justiça considerou improcedente uma ação popular que pedia que a ex-presidente Dilma Rousseff devolvesse à União os custos com segurança e carros oficiais usados por sua filha, Paula, e o marido dela, Rafael Covolo. 

TUDO CERTO 

A sentença, do juiz Leandro Cacau Santos La Bradbury, da 2ª Vara Federal de Florianópolis, afirma que a “data da cessação do transporte institucional da ex-presidente, bem como de seus familiares, coincidiu com a data de seu impeachment”. 

HOLOFOTES 

Bradbury destaca ainda que “há expressa previsão legal de que haja o transporte institucional dos familiares do presidente” devido ao aumento do risco “em razão da maior exposição pública”.


 

A atriz Marieta Severo em foto para a revista Vogue
A atriz Marieta Severo em foto para a revista Vogue - Leo Aversa

CLIQUE

A atriz Marieta Severo foi fotografada para a revista Vogue que chega às bancas nesta sexta (30); à publicação, ela fala sobre ditadura militar no Brasil e a personagem de seu próximo filme, “Aos Nossos Filhos”. 


SINAL... 

O TCM (Tribunal de Contas do Município) suspendeu o edital de licitação para prestação de serviços de manutenção de vias, logradouros e áreas públicas da Prefeitura de São Paulo. 

...VERMELHO 

O pedido foi feito pelo vereador Adilson Amadeu (PTB-SP). Ele alegou que existem ilegalidades no processo de licitação, que tem um custo anual de cerca de R$ 15 milhões.

RESPOSTA 

A Secretaria Municipal das Subprefeituras de SP afirma que “recebeu apontamentos no edital feitos pelo Tribunal de Contas do Município e já apresentou os esclarecimentos para sanar as questões”.


PÁGINAS

O diplomata Alexandre Vidal Porto lançou o livro “Cloro”, na Livraria da Vila da alameda Lorena, na quarta (28). O publisher do grupo Companhia das Letras, Otavio Marques da Costa, e os escritores Estevão Azevedo e Andrea del Fuego passaram por lá 


DO AVESSO 

Um quadro que exibe uma figura com corpo de mulher e rosto de tucano em uma orgia com outros seres antropomórficos com cabeças de animais foi virado ao contrário, na quinta-feira (29), para que as pessoas não vissem a pintura numa exposição em um hall da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

NINHO 

A ave é o símbolo do PSDB, partido do governador eleito João Doria e do presidente da Casa, Cauê Macris. Intitulada “A Luxúria”, a obra do artista Euzébio de Assis Ribeiro Pinto integra a mostra “Olhar 2018”, inaugurada na terça (27) com apoio do deputado estadual tucano Hélio Nishimoto.

NINHO 2 

“Já mandei tirar [o quadro da exposição]”, diz o curador da exposição, Paco de Assis. Foi ele quem pediu para virar o quadro para esconder a imagem. “Não foi pedido de ninguém. Nós vamos retirar justamente para evitar comentários”, diz.

NEM AÍ 

A presença de Bolsonaro no jogo do Palmeiras no domingo (2), em São Paulo, não mudará a rotina da Mancha Alvi Verde, principal torcida organizada do time paulistano. “O que estiver alheio à partida não nos diz respeito”, afirma o presidente do grupo, André Guerra. 

 

“Ainda mais nesse momento em que o time é decacampeão e estamos comemorando.

FOCO 

“Não haverá nenhuma ação [relacionada a Bolsonaro], e a única instrução [aos membros da organizada] é que apoiem o Palmeiras e comemorem o título que tanto lutamos para conquistar”, afirma Guerra, que reforça que a agremiação é apartidária.


TRADIÇÃO

O senador José Serra foi ao jantar da convenção anual da Confederação Israelita do Brasil, no sábado (24), na Hebraica. O presidente da instituição, Fernando Lottenberg, e sua mulher, Nancy, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, e a vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, estiveram lá. 


A Câmara Municipal de SP aprovou projeto de lei do vereador Milton Leite que dá a medalha Anchieta ao desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

O documentário “Henfil” terá ação de realidade virtual na sessões de pré-estreia do filme. No sábado (1º), às 19h, no Espaço Itaú de Cinema. 

A Orquestra Arte Barroca se apresenta na Casa de Portugal, em São Paulo. No sábado (1º), às 20h. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.