Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

CNJ deve analisar ao menos quatro representações contra Moro na próxima semana

Uma delas questiona o encontro dele com Paulo Guedes para tratar da sua participação no governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) deve analisar na próxima semana pelo menos quatro representações apresentadas contra Sergio Moro. Uma delas questiona o encontro dele com o economista Paulo Guedes para falar sobre a participação do juiz no governo de Jair Bolsonaro.

O juiz Sergio Moro
O juiz Sergio Moro - Mauro Pimentel/AFP

PRAZO 

O corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, pretende dar celeridade aos casos e deve decidir sobre eles nos próximos dez dias.

LABUTA 

Ele deve analisar também o fato de Moro ter pedido férias nesta segunda (5) afirmando que elas permitirão que ele “inicie as preparações para a transição de governo e para os planos para o Ministério [da Justiça, que assumirá em 2019]”.

LABUTA 2 

O fato de Moro não ter se exonerado, preferindo apenas tirar férias, é criticado por integrantes do CNJ. Um deles diz que “não existe o sujeito fazer plano de governo de toga” pois a Constituição veda a participação de juízes em atividades políticas.

ALÔ? 

Martins analisará também o caso em que Moro divulgou conversas de Dilma Rousseff e Lula de forma inconstitucional, como definiu na época Teori Zavascki, do STF.

TARTARUGA 

A divulgação dos grampos ocorreu em 2016 mas até hoje a atitude de Moro não foi julgada pelo CNJ.


Os cantores Filipe Catto, Ceumar e Stela Campos
Os cantores Filipe Catto, Ceumar e Stela Campos - Karime Xavier/Folhapress

TRIBUTO

Os cantores Filipe Catto, Ceumar e Stela Campos participam do show “Nick Drake: Lua Rosa”, que celebra os 70 anos de nascimento do músico inglês; as apresentações ocorrem nos dias 14 e 15 de novembro, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo


CABEÇA PRÓPRIA 

E Moro concede nesta terça (6) sua primeira entrevista coletiva, sob expectativa de setores da área jurídica. Há uma crença de que ele mantém divergências em relação a Bolsonaro em temas como desarmamento e controle da violência policial.

GRANDE ERRO 

Moro já criticou, por exemplo, a ditadura, que é elogiada por Bolsonaro. “O período da ditadura militar foi, e não há dúvida disso, um grande erro”, declarou em 2017.

PONTO 

O presidente da Associação dos Juízes Federais, Fernando Mendes, diz que a presença de Moro no Executivo é simbólica. Sua biografia, “sinaliza que o novo governo seguirá o caminho da institucionalidade porque Moro não abonaria qualquer medida que implicasse o rompimento da ordem constitucional”.


PORTAS ABERTAS

O presidente do conselho do Instituto Vladimir Herzog, Ivo Herzog, e o jornalista Juca Kfouri foram à abertura da mostra “Para Respirar Liberdade - 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, na quinta (1º), no Sesc Bom Retiro. O ex-deputado Fabio Feldmann e o cônsul geral da França em SP, Brieuc Pont, compareceram. 


MOSQUITO 

E o corregedor do CNJ vai decidir também nesta terça (6) se abre processo contra o juiz Glaucenir Oliveira, do Rio. Uma ordem dele para prender o ex-governador Anthony Garotinho foi revertida por um habeas corpus de Gilmar Mendes, do STF. Na ocasião, ele afirmou, sobre a decisão do magistrado, que “a mala foi grande”.

INTERESSE... 

A agência Brasil, da EBC (Empresa Brasil de Televisão), que é controlada pelo governo, publicou reportagem no domingo (4) sobre a abertura de uma loja do grupo Havan em Brasília. O dono do conglomerado, Luciano Hang, é um dos empresários mais próximos de Bolsonaro.

... PÚBLICO 

O texto da agência diz que o evento atraiu “uma multidão” e que “muitas das pessoas usavam camisetas com a imagem de Bolsonaro ou da seleção brasileira”.

LUA VAI 

Um total de 9.904 alunos de escolas públicas de SP foi premiado com medalhas de ouro, prata e bronze na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O evento foi realizado em maio, mas os resultados serão divulgados agora. Cerca de 770 mil alunos participaram da competição.

LÁ E CÁ 

A Embaixada do Brasil em Tóquio, no Japão, inaugura nesta terça (6) a mostra “DŌ: A Caminho da Virtude”. A exposição esteve em cartaz na Japan House, em SP, entre agosto e setembro, e teve mais de 55 mil visitantes.

REUNIÃO 

Mais de 70 dos 102 integrantes do programa de patronos da Pinacoteca do Estado de SP participam da assembleia anual do grupo nesta terça (6). No evento, eles irão eleger, entre 15 obras, novas aquisições para o acervo da instituição. Em 2018, o conjunto doou ao museu cerca de R$ 1,2 milhão.


ANIMAÇÃO

O ator Lázaro Ramos, a cantora Wanessa Camargo e o diretor geral da Universal Pictures Brasil, Marcos Oliveira, estiveram na pré-estreia do filme “O Grinch”, no shopping Market Place, na sexta-feira (2).


CURTO-CIRCUITO

Ocorre nesta terça (6), às 20h30, o 15º Faap Moda, no Teatro Faap. 

Betty Milan lança nesta terça (6) em seu canal do YouTube a série audiovisual “O Amor em Cena”. 

O IAB SP celebra 75 anos nesta terça (6). Em sua sede, às 19h30. 

Será lançado nesta terça (6) o livro “O Oitavo Dia”. Às 18h30, na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis. 

A coordenação de inteligência artificial do Conselho Federal da OAB se reúne nesta terça (6), em Brasília.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.