Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputado quer propor lei de quarentena para juízes aceitarem cargos públicos

A iniciativa é de Paulo Teixeira, que sugere um intervalo de três anos após deixar a magistratura

O juiz Sergio Moro
O juiz Sergio Moro - AFP

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) quer propor uma lei que estabeleça quarentena para juízes, impondo a eles um prazo de três anos entre o momento que deixam a magistratura e aquele em que assumem cargos públicos.

INTERVALO  

A iniciativa é inspirada em Sergio Moro. O juiz federal ainda atuava em processos contra Lula e outros quando começou a conversar com emissários de Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Justiça.

INTERVALO 2 

A troca imediata da toga pela política foi criticada por personalidades como Carlos Ayres Britto, ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). Para ele, a “mudança de camisa, tão rapidamente”, de Moro, compromete a imagem do Judiciário.

CAUTELA 

Segundo Britto, o ideal, nesses casos, seria prevalecerem a cautela e o bom senso para que a imagem e a independência do Judiciário não fossem atingidas.

GIRATÓRIA 

Já o deputado federal Altineu Côrtes (PR-RJ) apresentou uma proposta de emenda à Constituição liberando juízes, procuradores e promotores para ocuparem cargos políticos sem sequer deixarem a carreira.

Leia a coluna completa aqui.

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.