Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

MBL lança movimento estudantil para tornar UNE 'insignificante'

Estudantes de mais de 3.000 escolas do Brasil já se cadastraram para participar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O MBL (Movimento Brasil Livre) vai lançar seu braço no movimento estudantil. Os organizadores dizem, no entanto, que não irão participar das eleições de entidades como a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).

Acampamento de manifestantes ligados ao MBL em frente à sede do Facebook em São Paulo
Grupo ligado ao MBL faz protesto em frente à sede do Facebook, na zona oeste de SP - Bruno Santos/Folhapress

FORÇA 

“Consideramos esse modelo obsoleto e nosso objetivo é tornar esse tipo de organização insignificante”, diz Pedro D’eyrot, fundador do MBL. 

PROCURA 

Segundo ele, estudantes de mais de 3.000 escolas do Brasil já se cadastraram para participar do MBL Estudantil, que será lançado na sexta (23).

SEM PARTIDO 

D’eyrot afirma que serão organizadas palestras, encontros e videoaulas para “municiar os alunos com argumentos ideológicos para que possam se defender da doutrinação em sala de aula. Nada melhor, pra contrapor um professor ideológico, do que um corpo de alunos também ideológicos”.

BOLETOS 

Em 2017, sete pessoas foram presas por crimes tributários e 22 por crimes previdenciários no estado de SP, segundo dados da Unafisco. A entidade também afirma que existem no total 240 mil detentos em cadeias de SP. “Dá para entender como chegamos a 500 bilhões de sonegação”, diz o diretor de assuntos técnicos da Unafisco, Mauro Silva.

BOLETOS 2 

A Unafisco é uma das autoras de um projeto de lei que revoga a chamada “extinção da punibilidade dos crimes fiscais”, que tramita no Senado. Estudo da Fundação Getúlio Vargas estima que o Brasil perde por ano cerca de R$ 480 bilhões de arrecadação em decorrência de sonegação fiscal.

TUDO JUNTO 

Secretários do estado e do município de SP terão uma reunião coletiva no dia 14 de janeiro. A agenda foi acertada com o governador eleito, João Doria, e com o prefeito Bruno Covas.

PROCURA-SE 

Um valor total de R$ 685.250,39 foi aplicado como patrocínio em sete projetos nos ramos gastronômico, esportivo e cultural no Clube do Patrocínio. O site, criado pela CSM, reúne iniciativas procurando por fundos e empresas interessadas em patrociná-las.


 

As cantoras Aisha e Yaminah
As cantoras Aisha e Yaminah - Adriano Vizoni/Folhapress

DOIS EM UM

As artistas brasilienses Aisha e Yaminah, que também são primas, se apresentam no festival MECABrás, no espaço Fabriketa, em SP, nesta segunda (19); a dupla mistura referências de afrobeat, pop e hip-hop.


HASTES 

O vereador Toninho Vespoli (PSOL) quer proibir a fabricação e a comercialização de cotonetes na capital paulista. A proposta foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de SP.

PLÁSTICAS 

O projeto afirma que “diversas notícias dão conta de animais marinhos sendo encontrados mortos, ou extremamente machucados, por terem ingerido materiais plásticos de grande porte”. O texto tem que ser aprovado na CCJ para ser votado em plenário.

CANUDOS 

“Seria bom que os empresários tivessem essa consciência [ambiental]. Mas não acontece, então tem que fazer essas leis proibitivas”, diz Vespoli, que é coautor de outro projeto que proíbe o fornecimento de canudos de plásticos em restaurantes e bares.

OLHO NA TELA 

Os protagonistas do filme “A Filosofia na Alcova”, versão cinematográfica da peça do grupo Satyros, irão refazer uma das cenas do longa ao vivo, antes de ele ser exibido no dia 26 de novembro, no Caixa Belas Artes. 
*
A ação comemora um ano de exibição ininterrupta do filme neste cinema. 

HOMENAGEM 

Os artistas Ava Rocha, Ceumar, César Lacerda, Luiz Tatit e José Miguel Wisnik vão participar do show “Circus Canta Ná Ozzetti”, que celebrará os 40 anos de carreira da cantora. A apresentação ocorrerá no dia 6 de dezembro, na Casa de Francisca, em SP. 

VERSÕES 

A cantora Luedji Luna e o produtor Nyack irão lançar o EP “Mundo”, com cinco remixes feitos pelo DJ para músicas do álbum “Um Corpo no Mundo” (2017), da artista baiana. O trabalho deve ser divulgado em 2019.


MEIO SÉCULO

O poeta e compositor Paulo César Pinheiro foi homenageado na festa de 50 anos do Bar do Alemão, na semana passada, em SP. Seu parceiro, Eduardo Gudin, sócio da casa, recebeu convidados como 
o compositor Vicente Barreto, o cartunista Paulo Caruso e o presidente do Instituto Trevisan, Antonio Trevisan. 


CURTO-CIRCUITO

Os atores Lázaro Ramos e Taís Araujo apresentam o evento Eu Tenho um Sonho, que tem a encenação da peça “O Topo da Montanha” seguida de shows. Nesta segunda (19) e na terça (20), no Tom Brasil.

Higor Bianchi comanda a festa Forró Cedinho. Nesta segunda (19) , a partir das 19h30, no Capivara Club. 

O fotógrafo Gabriel Wickbold lança sua exposição “I’m Light - Você é Luz” na quinta (22), às 18h, em seu estúdio, na Vila Nova Conceição, em São Paulo.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.