Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

MBL vai entrar com pedido de impeachment contra Fux

O advogado afirma que Fux cometeu 'crime de responsabilidade' ao 'impor como condição à finalização do auxílio-moradia dos juízes o aumento sancionado pelo presidente [Michel] Temer'.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

 O ministro Luiz Fux
O ministro Luiz Fux - Folhapress

O MBL (Movimento Brasil Livre) vai entrar com um pedido de impeachment contra o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

SALÁRIO 

O advogado e coordenador nacional do MBL, Rubinho Nunes, afirma que Fux cometeu “crime de responsabilidade em razão da quebra de decoro e desídia no desempenho das funções” ao “impor como condição à finalização do auxílio-moradia dos juízes o aumento [de salários à magistratura] sancionado pelo presidente [Michel] Temer”. 

CARRASCO 

O pedido será protocolado nesta quarta-feira (28) às 15h e afirma ainda que o magistrado “despiu-se da função de guardião de nossa Magna Carta para atuar como seu algoz”.

CARA METADE 

A votação sobre a constitucionalidade do indulto concedido em 2017 por Michel Temer deve dividir o STF nesta quarta (28). A aposta entre os próprios magistrados é que cinco ministros votarão contra ele. E outros quatro, a favor.

SEIS A CINCO 

Os votos de Alexandre de Moraes e Celso de Mello ainda geram dúvidas.

EM RISCO 

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) recebeu comunicado da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) afirmando que concedeu a ele medidas cautelares exigindo que o Estado brasileiro zele por sua vida.

EM RISCO 2 

O pedido foi feito por ele em outubro, com relatos de ameaças de morte. A CIDH considerou que o parlamentar se encontra em uma situação de gravidade e urgência, “posto que seus direitos à vida e à integridade pessoal estão em grave risco”.

É POUCO 

No documento, a CIDH diz que “valora” providências tomadas pelo Estado, mas que elas não seriam suficientes. Cita, por exemplo, que a Câmara dos Deputados cedeu carro blindado ao parlamentar, mas que a medida só teria continuidade se o próprio Wyllys pagasse por ele.

OLHAR  

“Com isso, a comunidade internacional lança um novo olhar sobre uma situação que vinha sendo ignorada ou minimizada por uns e estimulada por outros”, afirma Wyllys.


Vera Fischer
A atriz Vera Fischer - Miro

PRIMEIRA PÁGINA

A atriz Vera Fischer está na capa da primeira edição da revista Pop-se, que será lançada na quinta (29).


FORÇA... 

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) emitiu 893 registros para recém-formados em cursos de medicina, no período de quinta (22) a terça (27). 

... TAREFA 

Segundo o Cremesp, essa alta se deu pelo interesse dos estudantes em se inscrever no programa Mais Médicos —os interessados têm prioridade no atendimento e conseguem o número do CRM em até 24h.

CRONOGRAMA 

O poeta Manoel de Barros será tema da primeira exposição da série Ocupação, do Itaú Cultural, em 2019.

 

Com abertura prevista para fevereiro, a mostra exibirá nove dos cerca de 100 caderninhos elaborados pelo artista.


PIPOCA

A atriz Débora Falabella esteve na pré-estreia do filme “O Beijo no Asfalto”, com direção de Murilo Benício, na segunda (26), no Espaço Itaú Augusta. Os atores Sérgio Mamberti e Luiza Tiso passaram por lá, assim como o diretor Eric Lenate.


BEM-VINDO 

O número de solicitações de vistos para o Brasil cresceu 65% em outubro se comparado ao mesmo mês do ano passado. Segundo o Ministério do Turismo, o aumento foi expressivo nos quatro países autorizados a emitir as permissões de entrada por meio eletrônico: EUA, Canadá, Japão e Austrália. 

VIAGEM 

Dos EUA partiram 18.335 pedidos em outubro deste ano, crescimento de 68% em relação ao mesmo mês de 2017. Do Japão vieram 2.574 solicitações, um aumento de 54%. Da Austrália, 2.153 —36% superior. O Canadá foi o que mostrou maior crescimento percentual: 88%, representados por 3.138 pedidos. 

ACESSO 

Esses quatro países representam cerca de 80% dos pedidos de entrada no Brasil. Para o Ministério do Turismo, esse aumento pode ser explicado pela facilitação na concessão de vistos eletrônicos alinhada às estratégias de promoção da Embratur.


ESTRADA

O ex-governador Geraldo Alckmin e sua mulher, Lu Alckmin, foram ao lançamento do livro “O Caminho da Transformação para a Cura”, do doutor Jou Eel Jia, na segunda (26), na Livraria da Vila do shopping JK Iguatemi. O editor Adilson Ramachandra |3| também compareceu.


CURTO-CIRCUITO

O Hospital do Amor, em Barretos, promove a campanha #caminhosdeamor. Até o dia 30 de dezembro.

A mostra “Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural” será inaugurada nesta quarta (28).

Fabíola Reipert palestra nesta quarta (28) na unidade Lapa do Senac SP.

Lenora de Barros, Thais Rivitti e Noemi Jaffe participam de conversa sobre o artista Fernando Zarif. Nesta quarta (28), às 19h na Luciana Brito Galeria.

O Instituto Sorridents vai leiloar uma camisa do ex-jogador Kaká e um quimono do lutador Minotauro em jantar beneficente realizado nesta quarta (28). Às 19h30, no Club Homs, em São Paulo. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.