Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mourão discorda de comandante do Exército e diz que não há risco de politização nos quartéis

Villas Bôas disse que sempre é possível que interesses pessoais venham a penetrar no ambiente militar

O general Hamilton Mourão
O general Hamilton Mourão - Walterson Rosa/Folhapress

O general Hamilton Mourão, vice-presidente eleito na chapa de Jair Bolsonaro (PSL-RJ), descarta qualquer risco de politização dos quartéis durante o novo governo —a hipótese é admitida pelo atual comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas.

COMO SEMPRE 

Em entrevista à Folha, Villas Bôas disse que sempre é possível que “interesses pessoais venham a penetrar” no ambiente militar, o que seria um “risco sério”. “Não concordo”, diz Mourão. “As Forças Armadas vão continuar como sempre estiveram”.

COMO É? 

As declarações de Villas Bôas incomodaram o STF (Supremo Tribunal Federal). O general disse que o Exército passou por um momento delicado quando a corte votou (e rejeitou) o habeas corpus que evitaria a prisão de Lula.

VITAMINA 

Na época, o general fez declarações contra a “impunidade”. Agora, diz que sua preocupação era com a “estabilidade” e afirma: “É melhor prevenir do que remediar”.

OUVI BEM 

As frases foram entendidas como uma insinuação de que o Exército poderia ter feito algum tipo de intervenção se Lula ficasse solto.

NUNCA MAIS 

Alguns magistrados trocaram mensagens entre si lembrando a manifestação do decano do tribunal, Celso de Mello, no julgamento do habeas corpus, em que repeliu o pronunciamento do general.

NUNCA MAIS 2 

Sem citar Villas Bôas, ele então disse que, em situações graves, “costumam insinuar-se” pronunciamentos “que parecem prenunciar a retomada, de todo inadmissível, de práticas estranhas (e lesivas) à ortodoxia constitucional, típicas de um pretorianismo que cumpre repelir”.

NUNCA MAIS 3 

Mello disse ainda que as declarações lembravam a de Floriano Peixoto, no século 19: “Se os juízes concederem habeas corpus aos políticos, eu não sei quem amanhã lhes dará o habeas corpus de que, por sua vez, necessitarão”.

FEITO 

Questionado, o general Mourão também comentou o fato. Se Lula seguisse solto, diz ele, “seria um ato unilateral do STF. Haveria uma revolta no conjunto da nação. Mas a decisão teria que ser aceita”.


PÓDIO

A cantora Anitta e a atriz Marina Ruy Barbosa passaram pelo paddock da Chandon no GP Brasil de F-1, no autódromo de Interlagos, no domingo (11). O apresentador Otávio Mesquita, o prefeito de SP, Bruno Covas, o ex-piloto Jackie Stewart e a empresária Sibylle  Scherer compareceram.


EMPATE 

A proposta de “criminalização da apologia ao comunismo” somava na segunda (12) 167,9 mil votos a favor e 167.020 contrários numa consulta pela internet feita pelo Senado Federal. Ela tramita na casa como sugestão legislativa popular apoiada por mais de 20 mil pessoas.

BANDEIRA 

A ideia é apoiada com entusiasmo pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Bolsonaro. Uma de suas bandeiras é criminalizar o comunismo.

VELOCIDADE 

O número de turistas estrangeiros representou 18,6% dos espectadores da edição deste ano do GP Brasil de F-1. Em 2017, foram 10,9%, de acordo com pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de SP, ligado à prefeitura. O impacto econômico foi de R$ 334 milhões, 19,2% acima dos R$ 280 milhões de 2017.

AGENDA 

O Teatro Oficina estreia a montagem “Roda Viva” no dia 6 de dezembro no Sesc Pompeia, 50 anos depois da primeira versão. A peça fica em cartaz até o dia 9 e de lá migra para a sede da companhia, onde será encenada de 23 de dezembro a 10 de fevereiro.

AGENDA 2 

E o grupo também apresenta o espetáculo “O Rei da Vela”, de 14 a 16 de dezembro, no Auditório Ibirapuera.

CONVITE 

O cantor espanhol Alejandro Sanz e o músico americano Brian McKnight são os convidados internacionais do show que Ivete Sangalo vai gravar no Allianz Parque, em SP, no dia 8 de dezembro. 

PORTAS ABERTAS 

A Secretaria da Cultura de São Paulo abre a Fábrica de Cultura de Diadema em evento com programação gratuita no dia 23 de novembro. Estão previstas atividades de circo, música, teatro e exibição de filmes.


PÉ NA TÁBUA

O campeão da temporada da F1, Lewis Hamilton, e os ex-pilotos Emerson Fittipaldi e David Coulthard estiveram em uma festa realizada no hotel Four Seasons, em SP, no sábado (10). Holger Marquardt, executivo da Mercedes-Benz, também passou por lá. 


CURTO-CIRCUITO

O projeto Carnaval na Cidade será lançado nesta terça (13), às 18h, na Uma Casa, em São Paulo.

Começa nesta terça (13) a exposição “Labirinto em Mim”, de Marcello Vitorino. No Museu da Energia de São Paulo. 

Ky-Mani Marley, filho de Bob Marley, fará show no intervalo do jogo entre Flamengo e Ajax pela Florida Cup, no dia 10 de janeiro. 

Elba Ramalho faz pocket show no lançamento da plataforma Ser Trancoso. Nesta terça (13), às 19h, na Caê Ateliê de Cozinha. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.