Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Paralisação do Mais Médicos pode elevar a morte precoce no Brasil

A conclusão é de um estudo desenvolvido por institutos do Brasil, Inglaterra e EUA

O médico venezuelano Alvaro Cordona, participante do programa Mais Médicos, em São Paulo
O médico venezuelano Alvaro Cordona, participante do programa Mais Médicos, em São Paulo - Karime Xavier/Folhapress

A eventual paralisação do programa Mais Médicos e o congelamento dos gastos federais na atenção básica de saúde no Brasil, com o teto de gastos, podem atingir até 50 mil pessoas que, sem a assistência necessária, morreriam precocemente, antes dos 70 anos.

ACADEMIA 

A conclusão é de um estudo desenvolvido pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (Universidade Federal da Bahia), pelo Imperial College, de Londres, e pela Universidade Stanford, nos EUA, que simulou cenários da saúde brasileira. 

PARA POUCOS 

“A maioria desses óbitos serão nas áreas mais pobres, aquelas que hoje são cobertas pelos doutores cubanos [que pertencem ao programa Mais Médicos]”, afirma Davide Rasella, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e um dos autores do estudo.

PÚLPITO 

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) pode se tornar palestrante. Ele firmou há cerca de dez dias um acordo com a empresa Star Palestras, que passou a oferecê-lo no seu leque de agenciados.

PÚLPITO 2 

A Star Palestras é a mesma empresa que negocia as exposições do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Os valores cobrados por Alckmin e Dallagnol não são divulgados. 

NEM AÍ 

O PSL, partido de Jair Bolsonaro, está inquieto: parlamentares do partido esperavam um tratamento melhor do presidente, que até agora ignorou a legenda na composição de seu futuro ministério.

NEM AÍ 2 

A questão divide a agremiação. Alguns deputados, campeões de votos, disseram à coluna que o descontentamento é localizado e que não é necessário contemplar o grupo com cargos para ter o seu apoio incondicional durante o governo.

MUY AMIGO 

O DEM, que apoiou Geraldo Alckmin (PSDB-SP) nas eleições, já foi indicado para duas pastas.

TURMA 

Com 52 deputados eleitos, o PSL terá a segunda maior bancada na próxima legislatura.


SEM BARULHO

A atriz Marieta Severo está no elenco do filme “A Voz do Silêncio”, do diretor André Ristum, que teve pré-estreia na terça (13), no Reserva Cultural. Os cineastas Heitor Dhalia e Vera Egito compareceram, assim como o ator Augusto Madeira.


FROM SP 

Projetos como o longa “Depois dos 40”, estrelado por Tony Ramos, o documentário sobre PC Farias “Morcego Negro” e “Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos” estão entre os 19 premiados pela Spcine em edital que distribuirá R$ 7 milhões para a produção e a finalização de filmes de produtoras paulistanas.

ORA POIS 

O rapper Edgar é o primeiro artista brasileiro confirmado para tocar no Festival Lisbon International Music Network 2019. O evento ocorre em Lisboa, em Portugal, em março do ano que vem.

PEQUENOS 

O grupo de percussão corporal Barbatuques lança nesta sexta (16), nas plataformas digitais, um EP com três músicas de seu próximo trabalho, “Só +1 Pouquinho”, voltado para o público infantil.

NOVA CARA 

O Coala Festival e a agência publicitária AKQA de SP irão desenvolver a identidade visual do próximo disco do rapper Baco Exu do Blues, “Bluesman”. O CD será lançado no dia 23 de novembro junto com um curta-metragem.

CEM ANOS 

O primeiro single do disco “Anaí Rosa Atraca Geraldo Pereira”, uma homenagem da cantora ao centenário de nascimento do sambista, “Polícia no Morro”, será lançado nesta sexta (16), pelo Selo Sesc, nas plataformas digitais. 


PÁGINAS

O cantor Ney Matogrosso lançou o seu livro de memórias “Vira-lata de Raça”, na Livraria Saraiva do shopping Pátio Paulista, na semana passada. O ator Fabiano Augusto, a atriz Helena Ignez, o escritor Antonio Cestaro e a editora Isa Pessoa passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

A Cia Teatro Enlatado estreia a peça “Tem Alguém que Nos Odeia”. Na sexta (16), às 21h30, no Sesc Belenzinho.

O grupo MPB4 se apresenta na sexta (16) e no sábado (17), às 21h30, na Tupi or Not Tupi. 

A Filafro Pop Orquestra, da Filarmônica Afro Brasileira, se apresenta na sexta (16), às 21h, no Auditório Ibirapuera. 

A Mostra Sesc Cariri de Culturas inaugura o Museu Orgânico Oficina do Mestre Françuili, em Potengi, no Ceará.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.