Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Partidos estudam se unir em federação para sobreviver a Bolsonaro

Lideranças do PSB, do PSDB e do DEM já conversaram

A dificuldade de unir partidos de centro como PSDB, PSB, PV, PSD e setores do MDB e do DEM em uma única legenda fez surgir uma nova ideia: a formação de uma federação de agremiações que passassem a atuar em conjunto no Congresso e nas eleições.

Prédio do Congresso Nacional
Prédio do Congresso Nacional - Pedro Ladeira/Folhapress
 

VIDA PRÓPRIA 

Haveria uma vantagem em relação à criação de um novo partido: na federação, cada legenda mantém sua estrutura e seu fundo partidário, em geral de alguns milhões.

COLETIVO 

Lideranças do PSB, do PSDB e do DEM já conversaram. A ideia é juntar o governador Márcio França (PSB-SP), de SP, Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), entre outros, em torno do projeto.

EM TUDO 

A federação vincularia as legendas, pelos próximos dois anos, tanto em votações da Câmara dos Deputados e do Senado como nas eleições municipais.

URNA 

Todos os partidos seriam obrigados a lançar, juntos, um mesmo candidato nas cidades em que concorrerão às prefeituras. 

PRESSA 

A possibilidade de criação de federações de partidos foi rejeitada em 2017. Mas outras propostas ainda tramitam no Parlamento e poderiam ser aceleradas caso as negociações vinguem.

SOBREVIDA 

Pelos cálculos de uma das principais lideranças que participam dos diálogos, uma federação de centro somada a outra, de esquerda, poderia chegar a 300 parlamentares na Câmara. Seria a sobrevivência “da política” diante da ameaça de rolo compressor do futuro governo de Jair Bolsonaro.

LONGOS DIAS 

Depois de depor nesta quarta (14), no processo do sítio de Atibaia, Lula voltará a ser recolhido e ficará isolado, de quinta (15) a domingo (18), na sala em que cumpre pena na Polícia Federal. 

CALENDÁRIO 

Por causa do feriado, as visitas da família e de amigos, sempre às quintas, foram canceladas. Na sexta, a PF emenda o feriado e fica fechada —nem os advogados podem entrar. Só na segunda (19) ele poderá voltar a receber um de seus defensores.


MUNDO MELHOR

Os atores Daniele Suzuki e Caco Ciocler foram os mestres de cerimônias da 14ª edição do Prêmio Empreendedor Social, realizada na segunda (12), no Teatro Porto Seguro. A advogada Luciana Temer, o maestro João Carlos Martins e o psicanalista Jorge Forbes passaram por lá. Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, sócios da editora Mol, receberam o troféu de Empreendedor Social do Ano 2018 das mãos de Samuel Brown, representante da Fundação Schwab —que promove o prêmio ao lado da Folha. Mathieu Anduze e Raphael Mayer, fundadores da Simbiose Social, também foram contemplados. Pedro Paulo Diniz, da Fazenda da Toca, um dos finalistas, também esteve presente.


POR DENTRO 

Juízes brasileiros de infância e da juventude que lidam com adolescentes infratores em todo o país votaram, de forma unânime, contra a proposta de redução da maioridade penal. A consulta foi feita no Fórum Nacional de Justiça Juvenil, que ocorre em Campo Grande (MS).

POR FORA 

O resultado evidencia a divergência entre eles e o juiz Sergio Moro. Alinhado com Bolsonaro, o futuro ministro da Justiça defendeu publicamente a redução da maioridade para crimes graves.

ENGOLINDO SAPO 

cachorro de Michelzinho, filho de Michel Temer, foi parar no médico porque mordeu um sapo. “Por pouco Piculy não morre”, anuncia o perfil do cãozinho no Instagram, que é atualizado sempre por Norma Tedeschi, sogra do presidente.

VOVÓ MARCELA 

A vida de Piculy, que é da raça jack russell, tem sido uma aventura. Em abril, ele caiu no lago Paranoá. A primeira-dama, Marcela, pulou na água de roupa para salvá-lo.

MARTELO 

A cardiologista Ludhmila Hajjar deve assumir a Secretaria de Saúde de Goiás, a convite do governador eleito, Ronaldo Caiado.

ANO NOVO 

A Secretaria Municipal de Cultura será a responsável pela curadoria da programação do Réveillon da Paulista deste ano. A proposta da mudança partiu do secretário de Turismo, Orlando Faria. A pasta era a responsável pela contratação dos shows. 

CLAQUETE 

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) divulga nesta quarta (14) mais 18 projetos que foram escolhidos no edital fluxo contínuo de produção de cinema. Entre os selecionados estão duas estreias de diretores em filmes de ficção.

CLAQUETE 2 

Uma das obras é do ator Wagner Moura, que vai dirigir um longa sobre o guerrilheiro Carlos Marighella. A outra é de Fernando Grostein, que já dirigiu o documentário “Quebrando o Tabu”. Ele estreia em ficção com o filme “Abe”.

DOU-LHE UMA 

Artistas como Sérgio Sister, Bruno Dunley, Claudio Cretti e Germana Monte-Mór doaram obras para um leilão que irá arrecadar fundos para a Arco, organização que abrirá uma escola e um centro cultural no primeiro semestre de 2019. O evento será realizado no próprio endereço do futuro empreendimento, no Butantã, no dia 8 de dezembro.


CURTO-CIRCUITO​

A embaixada do Brasil em Londres promove nesta quarta (14) um evento para o lançamento do livro “Direto de Washington”, do publicitário Washington Olivetto. 

Os colégios AB Sabin, Albert Sabin e Vital Brazil promovem campanha de natal em prol do Grupo Social Bom Caminho. Até o dia 4 de dezembro. 

O advogado Paulo Parente Marques Mendes foi reeleito delegado brasileiro pelo grupo nacional da Associação Interamericana da Propriedade Intelectual. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.