Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Pesquisa aponta 54,7% de famílias paulistanas inadimplentes em outubro

Segundo a FecomercioSP, cerca de 784 mil famílias não conseguiram pagar dívidas no vencimento

Homem avalia boletos de contas
Homem avalia boletos de contas - Rubens Cavallari/Folhapress
 

Cerca de 784 mil famílias paulistanas não pagaram dívidas na data do vencimento em outubro. Isso representa uma taxa de inadimplência de 20,1%, segundo pesquisa da FecomercioSP. É a primeira vez que o índice fica acima dos 20% por três meses seguidos. 

ACEITA CHEQUE 

Em setembro, o indicador marcava 20,6%. Em agosto, 20,4%. De acordo com o levantamento mensal realizado pela entidade, 54,7% de um universo de 3,9 milhões de famílias paulistanas estavam endividadas em outubro, contra 54,5% no mês passado. 

VIRA MÊS 

Outubro não apresentou mudanças significativas em relação ao mês anterior e continua preocupante. “A inadimplência e a taxa dos que não conseguirão pagar suas dívidas (9,5%) permanecem altas, próximas ao nível histórico”, afirma a FecomercioSP.

SEM LUXOS 

A entidade avalia que o consumidor “também está com dificuldade na obtenção de crédito”. “As famílias neste momento tendem a voltar ao perfil da crise, ou seja, focar nos produtos essenciais”, conclui. 


 

Os cantores Bivolt e Rico Dalasam
Os cantores Bivolt e Rico Dalasam - Marlene Bergamo/Folhapress

ESTREIA

Os cantores Rico Dalasam e Bivolt serão os convidados da primeira edição da festa de música jamaicana Back a Yard Sessions, que será realizada no Kingston Club, em São Paulo, na sexta-feira (23).


DELIVERY 

A Prefeitura de São Paulo localizou na terça (20) o engenheiro responsável pela execução da obra do viaduto que cedeu cerca de dois metros na quinta (15). No mesmo dia, mandou um carro ir buscá-lo no Guarujá, no litoral sul do estado, onde ele passava o feriado com a família. 

SOS 

Roberto de Abreu foi contatado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) e pelo secretário de Serviços e Obras, Vitor Aly. Ele foi chamado para passar a tarde de terça auxiliando nos trabalhos de recuperação da estrutura. A obra foi projetada na década de 1970 por Walter de Almeida Braga (1930-2016).

SUMIDO 

Segundo a prefeitura, a colaboração de Abreu trará informações novas sobre a estrutura, já que ele a “conhece muito bem”. 

 

A gestão municipal não encontra o projeto original do viaduto. A via passa sobre os trilhos de uma linha de trem e serve como rota de acesso à rodovia Castello Branco. 


ESTATUETA

O rapper Mano Brown foi o grande homenageado da 16ª edição do Troféu Raça Negra, entregue na Sala São Paulo, na segunda (19). A empresária Eliane Dias, o cantor Martinho da Vila, a professora Anielle Franco, a advogada Valéria Lúcia dos Santos e a cantora Gaby Amarantos estiveram lá. O reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, também compareceu.


CHECK IN 

Um levantamento feito pelo Ministério do Turismo aponta que cerca de 60% dos donos de meios de hospedagem querem investir em seus negócios até março de 2019. 

LOTADO 

Entre os entrevistados, 44,8% projetam crescimento do faturamento da empresa em seis meses —são quatro pontos percentuais acima da expectativa do trimestre anterior. “Os números mostram como os empresários estão confiantes no turismo brasileiro”, afirmou o ministro da pasta, Vinicius Lummertz.

SOBRE... 

A Secretaria Municipal de Cultura vai inaugurar no dia 5 de dezembro o Ônibus da Cultura. O veículo vai circular por 12 locais da periferia da capital onde não 
há nenhum tipo de equipamento cultural. 

...RODAS 

O ônibus terá acervo de livros, que podem ser lidos no local ou levados para casa, e eventos. “A ideia é atender a população que não tem acesso à cultura”, diz André Sturm, secretário da pasta.

NÚMEROS 

Cerca de 175 mil pessoas já visitaram a mostra “Jean-Michel Basquiat - Obras da Coleção Mugrabi”, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Inaugurada no dia 12 de outubro, a exposição fica em cartaz até 7 de janeiro. 


NOITE PREMIADA

O ator Tiago Abravanel foi o apresentador do 4º Prêmio Reverência de teatro musical, realizado na semana passada, no Teatro Alfa, em SP. A atriz Kiara Sasso compareceu.


CURTO-CIRCUITO

A Cassia Bomeny Galeria, no Rio, inaugura nesta quarta (21), às 18h, a exposição “Torto”.

A Consultor Jurídico e o Instituto Germinare lançam nesta quarta (21) os anuários Justiça Federal 2019 e Brazil Justice Yearbook 2018. Às 18h, no STJ. 

Ocorre nesta quarta (21), às 15h, a entrega da Ordem do Mérito, no Consulado de Portugal em SP.

Será lançado nesta quarta (21) o Relatório de Gestão da Diversidade e Inclusão Racial, no seminário Jornadas da Diversidade, no Maksoud Plaza, em SP. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.