Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Área do turismo vai entrar no Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social

Atualmente, o Brasil ocupa o 106º lugar no Global Peace Index, ranking que avalia a paz em 163 países

A área do turismo vai entrar no Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social 2018-2028. Entre as ações previstas estão a promoção de campanhas de prevenção e repressão de crimes relacionados à exploração sexual.

Pegadas no deserto dos Lençóis Maranhenses, que cobre uma área de 155 mil hectares, em Paulino Neves
Pegadas no deserto dos Lençóis Maranhenses, que cobre uma área de 155 mil hectares, em Paulino Neves - Fabio Schivartche/Folhapress

VIOLÊNCIA 

Atualmente, o Brasil ocupa o 106º lugar no Global Peace Index, ranking que avalia a paz em 163 países abrangendo 99,7% da população mundial.

NOVOS RUMOS 

“A questão da segurança é central na estratégica do novo governo e deve impactar positivamente o turismo”, diz o futuro ministro do Turismo, Marcelo Antônio

TÁ TUDO CERTO 

A percepção do turista internacional com relação à segurança no Brasil tem sido positiva: 81,5% deles avaliaram que ela é boa e muito boa numa pesquisa realizada pelo governo no ano passado.

MULTIDÃO 

Os shows previstos para o dia da posse de Jair Bolsonaro tiveram que ser cancelados. A programação, que estava sendo organizada pela futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e pela deputada federal eleita Joice Hasselmann (PSL-SP), contava com os músicos Eduardo Costa, Zezé di Camargo e Luciano e cantores de músicas gospel e católica.

MULTIDÃO 2 

“O general Moreno, que é o chefe do GSI, esteve comigo e com a primeira-dama e disse que havia uma preocupação com a segurança e nos alertou sobre os riscos de seguir com a ideia do show”, disse a deputada. Joice  afirma que os cantores que iriam se apresentar foram convidados para o evento.

PÁGINAS  

O livro “Fogo e Fúria —Por Dentro da Casa Branca de Trump” foi um dos que Lula leu na prisão. A obra detalha o primeiro ano do governo do presidente americano. Segundo interlocutores, o ex-presidente comentou que o texto é um retrato de como será o Brasil em 2019.

NOVO CEP 

O desembargador aposentado Lédio Rosa, que foi candidato ao Senado pelo PT neste ano, se tornou sócio dos advogados Roberto Podval e Aroldo Camillo. O trio irá atuar em São Paulo, Santa Catarina e Brasília.


FICÇÃO CIENTÍFICA

O autor Nelson de Oliveira é o organizador do livro “Fractais Tropicais”, que foi lançado na quarta (19), na Tapera Taperá, em São Paulo. A antologia reúne textos dos escritores Ivan Carlos Regina, Ataíde 
Tartari, Finisia Fideli e Roberto de Sousa Causo. O evento teve bate-papo com a crítica Ana Rusche. A autora Úrsulla Mackenzie também passou por lá.


EXPEDIÇÃO 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai ocupar um dos 17 laboratórios da base Comandante Ferraz, que o governo brasileiro deve reinaugurar na Antártida em 2019. 

GELADA 

Segundo a Fiocruz, os pesquisadores desenvolverão estudos sobre microbiodiversidade e o impacto do ecossistema da Antártida na saúde humana e animal. O convite partiu da secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar, da Marinha.

ITINERANTE 

A Secretaria da Cultura do Estado de SP, a Pinacoteca e o Instituto CPFL organizarão uma mostra com obras de Auguste Rodin, do acervo do museu, pelo interior paulista em 2019. A primeira parada será na sede do instituto em Campinas, em março.

SOLTA O SOM 

Os cantores André Frateschi e Miranda Kassin assumem as pickups da quinta edição do Baile do Bowie, que celebra o aniversário de David Bowie. O evento será no dia 12 de janeiro, no Cine Joia.


Djin Sganzerla
A atriz Djin Sganzerla assume a direção pela primeira vez com o filme “Ocean Girls” - André Guerreiro Lopes

LÁ E CÁ

A atriz Djin Sganzerla, filha do cineasta Rogério Sganzerla e da atriz Helena Ignez, assume a direção pela primeira vez com o filme “Ocean Girls”, que teve cenas gravadas no Japão em novembro e em dezembro 


CURTO-CIRCUITO

A Associação Brasileira de Turismo de Saúde (Abratus) lança na segunda (24) o aplicativo Brasil Health Tourism, que disponibiliza informações de serviços de saúde no exterior.

O hotel Palácio Tangará faz ceia de Réveillon no restaurante Tangará Jean-Georges, seguida da festa Blanc de Blancs e brunch. Nos dias 31/12 e 1º/1.

Mais de 1.600 refeições foram doadas pela Yurban Food à ONG Banco de Alimentos pela campanha Natal Sem Fome e Pronto.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.