Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cerca de 400 cubanos ficaram no Brasil sem avisar após fim da parceria do Mais Médicos

Em torno de 6.000 voltaram para Cuba

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após saída de cubanos, município de Sítio do Quinto aguarda chegada de novos médicos
Após saída de cubanos, município de Sítio do Quinto aguarda chegada de novos médicos - Adriano Vizoni/Folhapress

Cerca de 6.000 médicos voltaram para Cuba desde o fim da parceria com o país para o programa Mais Médicos. Aproximadamente 1.800 são casados com cidadãos brasileiros e já se sabia que iam ficar —com autorização do governo cubano.

DIA DO FICO 

Em torno de 400 ficaram no Brasil sem avisar. Os números são da Opas/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde). Segundo a organização, muitos dos que permaneceram sem autorização estão doentes e devem retornar a Cuba em breve.

CADEIRA 

Levy Fidelix, presidente do PRTB, partido do vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, segue insatisfeito com a composição do futuro governo de Jair Bolsonaro. “Nunca pedi cargo nem pra mim, mas o partido tem que ter o seu espaço”, afirma. 

ESCANTEIO 

Fidelix disse que o presidente eleito o procurou durante a campanha e pediu para que a sigla fizesse a coligação com ele —e que Mourão fosse o vice da chapa. 

CADEIRA 2 

“Ele [Bolsonaro] me disse que eu participaria com ele do poder. E isso é participar do poder?”. Fidelix afirma que esse é o “jogo”. “Não foi o PT que ganhou, se fosse eu nem estava aqui”. 

CADEIRA 3 

Fidelix diz ainda que é amigo de Mourão e que nunca foi repreendido por ele. “O general me disse apenas que chegou no limite [a questão da falta de espaço para o PRTB]. Ou seja, que todo mundo sabe da legitimidade do partido, que é o partido do vice. E que o Jair deveria chamar como primeiro parceiro. E nada disso foi feito.”

JUNTOS 

O presidente do PRTB não é o primeiro descontente. O senador Magno Malta também esperou em vão por uma vaga no novo governo. 

SEGUIDORES 

A mulher do ex-juiz Sergio Moro, Rosangela, postou uma mensagem de Natal em seu perfil no Instagram. “Não faça nada que prejudique alguém, se for escondido tá  errado!!! Simples assim... tem que ser escondido? Não faça!” Ela também postou uma foto beijando uma televisão em que aparece a imagem do marido. 


 

DIA DAS ARTES

O banqueiro José Olympio da Veiga Pereira, o ator Bruno Fagundes e a artista Bia Doria estiveram na primeira edição da One Art Day, nos Jardins, em SP, na terça (18). Os curadores do evento Marcelo Secaf, Ian Duarte Lucas, Allan Seabra e Drausio Gragnani também compareceram. 


ENSAIOS 

André Singer, Boris Fausto, Celso Rocha de Barros e João Moreira Salles são alguns dos autores de 22 ensaios sobre o Brasil que estarão na coletânea “Democracia em Risco?”, da Companhia das Letras. 

DATA 

A obra será lançada em ebook pela Amazon no dia da posse de Bolsonaro e na versão física no dia 21 de janeiro. 

ÁGUA 

A rede internacional de escolas de culinária Le Cordon Bleu vai formar a sua primeira geração de alunos do Brasil. Os estudantes receberão os diplomas de cuisine, pâtisserie e o Grand Diplôme —que abrange todos os cursos. 

NA BOCA 

A cerimônia de formatura será realizada nesta quinta (20), na casa do cônsul geral da França em São Paulo. Fundada em 1895, a rede Le Cordon Bleu está presente no Brasil desde maio deste ano. 


CANTO INÉDITO

O maestro Roberto Minczuk, o barítono Licio Bruno, o contratenor Paul Flight, o sopranista Bruno de Sá e a soprano Marly Montoni participam da montagem da ópera “El Niño”, que estreou no Theatro Municipal de SP na semana passada. 


CURTO-CIRCUITO

O Anexo Millan, em São Paulo, promove conversa entre os pintores Rafael Alonso e Rodrigo Andrade e o curador Cauê Alves. Nesta quinta (20), às 19h30.

O grupo de inovação social do Grupo Allianz premiou a Allianz Brasil por projeto de responsabilidade social. 

A Starter lança projeto com o artista Douglas Xamã. Nesta quinta (20), às 19h, na Atemaxx, em SP.

Será lançado nesta quinta (20), às 18h30, o livro “O Autor no Cinema”. Na Livraria Martins Fontes da Paulista. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Erramos: o texto foi alterado

Bruno de Sá é sopranista, e não contratenor, como havia sido informado anteriormente.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.