Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Fluxo migratório do Brasil será negativo mesmo com a entrada de venezuelanos

Mais brasileiros foram morar em outras nações do que estrangeiros chegaram para viver no país em 2018

O saldo do fluxo migratório de 2018 no Brasil será negativo: mais brasileiros foram morar em outras nações do que estrangeiros chegaram para viver no país. Nem mesmo o crescimento da entrada de venezuelanos alterou o quadro.

Fila de venezuelanos na Polícia Federal em Boa Vista, em janeiro
Fila de venezuelanos na Polícia Federal em Boa Vista, em janeiro - Gabriel Cabral/Folhapress

NO VERMELHO 

Até o início de dezembro, 252 mil brasileiros que saíram não retornaram ao país. Por outro lado, 94 mil estrangeiros passaram a viver no Brasil —um saldo negativo de 157 mil pessoas.

PARA FICAR 

Os venezuelanos lideram o ranking: 199 mil deles entraram no país em 2017 e 2018. Do total, 100 mil registraram a saída. De acordo com dados da Polícia Federal, 99 mil acabaram ficando por aqui.

PARA FICAR 

Os dados foram apresentados ao órgão pelo coordenador-geral da Polícia de Imigração da Polícia Federal, Alexandre Patury.

CORAÇÃO ABERTO 

O otimismo dos brasileiros em relação ao futuro governo de Jair Bolsonaro, com 64% acreditando que ele será bom ou ótimo, segundo o Ibope, é praticamente igual ao verificado com Dilma Rousseff em dezembro de 2010: 62% achavam que ela faria uma gestão ótima ou boa.

RANKING 

Bolsonaro perde para Lula: em dezembro de 2006, quando ele tinha acabado de se reeleger, 68% esperavam que o governo do petista seria bom ou ótimo.

LÁ EM CIMA 

Quando são considerados apenas os mais otimistas, o Ibope registra que Bolsonaro gera entusiasmo maior: 25% acham que ele fará um governo “ótimo”, contra 19% de Lula em 2006 e 13% de Dilma em 2010.

EM OBRAS 

A Prefeitura de São Paulo estima que as reformas no viaduto que cedeu na marginal Pinheiros, no mês passado, podem custar R$ 60 milhões. As empresas que vão tocar as obras devem assinar contrato de emergência de seis meses. Se necessário, o prazo será renovado.

EM OBRAS 2 

O prefeito Bruno Covas concede entrevista coletiva nesta segunda (17) para detalhar as conclusões técnicas sobre os problemas que levaram o viaduto a quase cair.


 

Os produtores Ale Natacci e Alê Youssef
Os produtores Ale Natacci e Alê Youssef - Karime Xavier/Folhapress

CONFETE E SERPENTINA

Os diretores da Associação Acadêmicos do Baixo Augusta, ​Alê Youssef (à dir.) e Alê Natacci, estão preparando o desfile de dez anos do bloco, no dia 24 de fevereiro; o tema para 2019 será “Que País É Esse?”


MEMÓRIAS 

A produção do filme sobre a vida de Hebe Camargo, estrelado por Andréa Beltrão, conseguiu autorização da Justiça para entrevistar Paulo Maluf para um documentário.

MEMÓRIAS 2 

O político e a apresentadora foram muito amigos e ela o apoiou em diversas campanhas políticas. Depois, os dois se afastaram. E Hebe chegou a classificar a amizade de “interesseira”.

AGENDA 

A entrevista ainda não foi marcada porque Maluf, que se trata de um câncer, está internado no hospital Sírio Libanês, em SP.


FELIZ ANO VELHO

A presidente do Instituto Vladimir Herzog, Clarice Herzog, foi à festa de fim de ano da entidade, na Marias e Clarices Beer Pizza, na semana passada. O presidente do conselho do instituto, Ivo Herzog, a jornalista Bia Abramo, a cineasta Tata Amaral e o presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, compareceram. 


IMPORTAÇÃO 

As galerias David Zwirner, de Nova York, Neugerriemschneider, de Berlim, Lisson, de Londres, Kurimanzutto, da Cidade do México, Galeria Luisa Strina e Mendes Wood DM, ambas de SP, estão confirmadas para participar da 15ª edição da SP-Arte, que ocorre entre 3 e 7 de abril de 2019. 

NOVO SOM 

Depois da parceria com a Osesp em 2017 e 2018, o programa Música na Pina, da Pinacoteca, terá sua programação voltada ao jazz em 2019. Com curadoria musical de André Guilger, o projeto realizará quatro apresentações para até 200 pessoas.

PASSO A PASSO 

O curta-metragem de animação “Cadê Heleny?”, que reconstrói a trajetória da diretora de teatro Heleny Guariba, desaparecida política, está em fase de produção.

MICROFONE 

A diretora Esther Vital Garcia já entrevistou nomes como o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, a atriz Dulce Muniz e Chico Guariba, filho de Heleny.

 

Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, o projeto está previsto para estrear em 2020.


BOLHAS

A cantora Tulipa Ruiz lançou o videoclipe da música “Pedrinho” na House of Bubbles, em SP, na quinta (13). O artista Wagner Schwartz e o ator Kelner Macêdo passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

Duda Beat faz show no projeto GQ Vozes. Terça (18), no Baretto.

O empresário Facundo Guerra participa nesta segunda (17) de bate-papo promovido por Rosangela Lyra.

A Câmara Municipal de SP entrega nesta segunda (17) a medalha Anchieta ao desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

Boaventura de Sousa Santos participa de conferência organizada pelo Instituto Vladimir Herzog e o Sesc SP. Terça (18), no Sesc Bom Retiro.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.