Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Indicações para cargos de segundo escalão estão deixando bancada do PSL inquieta

Deputados do partido estão fazendo um mapeamento e pretendem reclamar com o futuro presidente

Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados - Roque de Sá/Agência Senado

As indicações para cargos de segundo escalão estão deixando parte da bancada do PSL, o partido de Jair Bolsonaro, inquieta. Entre os nomeados estão filiados de legendas que fizeram oposição ao presidente eleito na campanha.

MAPA 

Deputados do partido estão fazendo um mapeamento e pretendem reclamar com o futuro presidente. Eles creditam as nomeações a ministros que não estariam atentos à base parlamentar.

MAPA 2 

Um dos exemplos citados é o do tucano Floriano Pesaro (PSDB-SP). Ele foi nomeado pelo ministro Osmar Terra, da Cidadania, para comandar a Secretaria Nacional de Assistência Social da pasta.

EM OUTRA 

Há uma convicção entre parlamentares de que o PSDB terá candidato próprio em 2022. Não faria sentido, portanto, dar espaço no governo a tucanos nem a legendas que poderão fazer oposição, em 2022, à campanha a um eventual candidato do grupo de Bolsonaro.

SEM DESCULPA 

O deputado eleito Alexandre Frota (PSL-SP) diz que não vai pedir desculpas pelo post em que responde com “só podia ser de Pernambuco” a um seguidor que o chamou de “ator pornô que não paga pensão”. “Não errei. Ao contrário. Deixo aqui minha declaração de amor a Pernambuco”.

PAPELADA 

Frota afirma que um grupo de pernambucanos o ataca com frequência na rede social e que o comentário foi destinado a essas pessoas. “Faz dias que ficam me chamando de sem moral, perguntam sobre pensão e se eu tô cortando papel”, diz.

ESTRANGEIRO 

Após a postagem, o também deputado eleito Túlio Gadelha (PDT-PE) entrou com uma ação na Justiça contra Frota alegando xenofobia. “Xenofobia é aversão a quem é de fora [do Brasil]. E os amados pernambucanos são brasileiros”, diz Frota. 

PARQUINHO 

Gadelha afirma que xenofobia também pode ser uma aversão étnica e cultural e que Frota “precisa ter maturidade. Ele não fala só por ele, mas pelas pessoas que votaram nele”. O futuro parlamentar diz que, por isso, pediu explicações à Justiça.


 

Kéfera
A atriz Kéfera Buchmann - Catarina Sousa

MÁQUINA DO TEMPO

A atriz Kéfera Buchmann será uma cantora que volta no tempo no filme “Eu Sou Mais Eu”, de Pedro Amorim, com produção da Damasco Filmes e da Universal Pictures; a previsão de estreia é no dia 24 de janeiro.


LÁPIS E PAPEL

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB-SP), que será substituído por João Doria (PSDB-SP), vai dar aulas na Universidade Brasil em 2019.
*
Convidado pelo reitor Fernando Costa, ele assume a disciplina de gestão pública.

FRETE 

O Itaú Cultural vai cuidar do transporte de mais de 50 mil livros do acervo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Como a sua sede está em reforma, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio, as obras serão transferidas para a Casa da Leitura, em Laranjeiras. O serviço custará mais de R$ 45 mil.

DOWNLOAD 

Lançado no dia 21 de novembro, o aplicativo SEC - Sistema Estadual da Cultura, desenvolvido pela Secretaria da Cultura de SP, já foi baixado 931 vezes, sendo que um dos downloads foi feito nos EUA.
*
Ele mostra a programação de festivais, shows, exposições e peças de teatro, entre outros eventos.


CULTURA PREMIADA

O secretário da Cultura de SP, Romildo Campello, apresentou os vencedores dos Pontos de Cultura em cerimônia na sexta (28), no salão nobre da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A vereadora Soninha Francine, o coordenador dos Pontos de Cultura Diego Dionisio, a presidente da Comissão Nacional de Folclore, Neide Rodrigues Gomes, o presidente da associação Iandé Tapé, Reginaldo Rodrigues, e Henry Durante, do Ministério da Cultura, compareceram.     Fotos Marcus Leoni/Folhapress


CURTO-CIRCUITO

Rodrigo Santos, ex-baixista do Barão Vermelho, e sua banda fazem show de Réveillon, hoje, no Arraial D’ Ajuda Eco Resort, em Arraial D’ Ajuda, no sul da Bahia.

O restaurante Coco Bambu promove a festa Brasil Tropical, para celebrar a virada de ano. Nesta segunda (31), às 21h, no Anhembi. 

O espaço Expo Dom Pedro, em Campinas, recebe hoje o Culto da Virada 2019, promovido pela Família da Fé Church.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.