Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula está sendo pressionado para concordar com prisão domiciliar

Ele sempre rechaçou a ideia, com o argumento de que faz questão de ter a inocência reconhecida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Lula está recebendo pressão de amigos, correligionários e familiares para concordar com o pedido de uma prisão domiciliar.

 

SENTENÇA 

O petista sempre rechaçou a ideia, com o argumento de que faz questão de ter a inocência reconhecida.

TEM QUE SER 

De acordo com interlocutores, ele segue resistindo à hipótese. Mas pessoas que o visitam estão dispostas a insistir nela.

PASSADO 

A chance de Lula obter o benefício de cumprir o restante de sua pena em casa surgiu em junho, quando o advogado Sepúlveda Pertence entregou um memorial aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) fazendo o pedido. Lula, no entanto, repeliu a ideia.

PRESENTE 

Mesmo que o ex-presidente agora concorde e que o pleito seja novamente apresentado, não é seguro que será atendido pelo tribunal.

BOAS FESTAS 

E Luiz Marinho, que foi candidato ao governo de SP pelo PT, vai passar o fim do ano em Curitiba. Ex-prefeito de São Bernardo do Campo e amigo de Lula, ele quer organizar uma ceia coletiva na porta da Polícia Federal para não deixar o ex-presidente sozinho no Natal e no Réveillon. 

RUSGA 

O professor da USP José Maurício Conti enviou ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público Federal denúncias contra o seu colega Fernando Facury Scaff. Ele alega irregularidades no fato de Scaff também dar aulas na Universidade Federal do Pará.

RUSGA 2 

Conti afirma que Scaff não cumpre a carga horária exigida no Pará, mesmo recebendo o salário. E sugere conivência das universidades.

TUDO CERTO 

Scaff diz que não há irregularidades e que as escolas estão cientes da sua situação. Afirma ainda cumprir suas tarefas docentes “de forma presencial ou através dos sistemas de informática”.

MÁGOA 

Ele alega que Conti busca “enxovalhar” a sua reputação e a das instituições após ambos terem disputado um concurso para professor titular de Direito Financeiro na USP, vencido por Scaff. Conti diz que o concurso foi enviesado.


A atriz Simone Zucato
A atriz Simone Zucato - Marcus Leoni/Folhapress

VERSÃO BRASILEIRA

Após concluir seu trabalho na novela “O Sétimo Guardião”, da Globo, a atriz Simone Zucato quer produzir no Brasil a peça “Sylvia”, espetáculo da Broadway do qual ela adquiriu os direitos; a montagem deve estrear em 2019 Fotos Marcus Leoni/Folhapress


ARTE 

A advogada Eliane Dias, mulher de Mano Brown, aprovou o videoclipe em que ele aparece em cenas românticas com a atriz Cleo Pires, lançado na semana passada. “O diretor está de parabéns. Ele conseguiu tirar de uma junção improvável, Cleo e Mano, uma obra de arte”, afirma. “Adorei.”

ESCOLA 

Foi o primeiro trabalho de Mano Brown como ator. No ano passado, ele passou dois meses ensaiando dez horas por dia com Fátima Toledo, uma das mais respeitadas treinadoras de elenco do país. Ele interpretaria Marighella no cinema.

ESCOLA 2 

Mano está fazendo sessões RPG e aulas de canto semanais.


NOITE DO BEM

A modelo Isabella Fiorentino, o empresário Nelson Cury Filho e sua mulher, Ana, foram ao jantar beneficente da ONG Gerando Falcões, na semana passada, no Hotel Four Seasons SP. A empreendedora social Regina Moraes também compareceu.


PEDIDO 

A Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais entrou com pedido no Ministério da Cultura (MinC) para cobrança de direitos autorais sobre obras visuais. Atualmente, apenas entidades de gestão coletiva da área da música, como o Ecad, estão habilitadas a arrecadar a taxa. 

PEDIDO 2 

Dessa forma, caso a demanda seja atendida, artistas plásticos, fotógrafos e grafiteiros, por exemplo, poderão receber pela reprodução de suas obras em qualquer suporte. 

AGENDA 

O MinC estipulou prazo de 30 dias, prorrogável por mais 30, para que a população se manifeste sobre o pedido, por meio de solicitação no site do ministério.

CLIQUES 

O fotógrafo Bob Wolfenson vai lançar o catálogo de sua exposição “Bob Wolfenson: Retratos” no dia 10 de dezembro. O evento marca o encerramento da mostra no Espaço Cultural Porto Seguro, que recebeu mais de 9,3 mil visitantes nos últimos três meses.

NÚMEROS 

O site da 33ª edição da Bienal Internacional de São Paulo registrou mais de 587 mil acessos —em 2016, foram 363 mil. Já nas mídias sociais oficiais do evento, as postagens tiveram mais de 5,5 milhões de visualizações, ante 4,9 milhões da edição anterior.

ESCALAÇÃO 

Artistas como Toquinho, João Bosco, Kamasi Washington, Hermeto Pascoal e Carlos Lyra já estão confirmados para se apresentar nos primeiros meses da filial em SP do clube americano de jazz Blue Note. A casa de shows abre suas portas em fevereiro.


PAPEL E CANETA

O escritor e jornalista LuisErlanger lançou o livro “Cinza, Carvão, Fumaça e Quatro Pedras de Gelo” na Livraria da Vila do Pátio Higienópolis, na semana passada. O historiador Érico Vital Brazil, o diretor da ECA-USP, Eduardo Monteiro, a produtora YaelSteiner e a advogada Paula Vianna passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

Executivas se reúnem no fórum “Transformação Digital Por Elas”. Na segunda (3), na sede do Linkedin, em SP. 

Renata Vanzetto assina linha de louças da Così Home lançada na segunda (3). 

Ivo Müller e Arieta Corrêa interpretam “Rilke”, na biblioteca Mário de Andrade. 

A empresa Arcos Dorados recebe prêmio de boas práticas na ONU, em NY. 

Aleksandro Reis faz pintura em prédio do Hospital do Amor, em Barretos. 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.