Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Maioria dos deputados federais reeleitos votou como Bolsonaro de 2015 a 2018

O PSDB, o MDB, o PSD e o DEM apresentam maior afinidade com o presidente eleito, aponta estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A maioria dos deputados federais reeleitos para o próximo mandato tem grande afinidade com as ideias de Jair Bolsonaro: 60% deles votaram como o presidente eleito na maior parte das 769 votações das quais participaram entre 2015 e 2018.

ALMA 

O PSDB, o MDB, o PSD e o DEM apresentam o maior número de parlamentares reeleitos que tiveram afinidade com Bolsonaro nas discussões de propostas na Câmara.

ALMA 2 

Já o PT é o partido que concentra o maior número de deputados com baixa correlação com os votos do futuro presidente.

TABELA 

O levantamento foi feito pelo projeto Curió Dados, formado por pesquisadores e professores da Unicamp, da Uerj e da FGV.

EU APOIO 

De acordo com o estudo, uma correlação alta entre os votos “sugere de certa forma uma ‘base’ política próxima do presidente eleito, indicando uma chance maior de que esses parlamentares apoiem as proposições do governo que assume a partir de janeiro”.

VERMELHO... 

A cor da iluminação da Câmara dos Deputados em dezembro gerou polêmica. Parlamentares do PSOL chegaram a enviar um ofício ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), exigindo que as luzes fossem vermelhas, em comemoração à luta contra a Aids.

... DE RAIVA 

Segundo o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), “recebemos a notícia de que, em tempos bolsonarianos, o vermelho estava vetado e a iluminação seria laranja”.

ELE RESOLVE 

Maia autorizou a luz vermelha. “Temos que admitir: quando a coisa emperra, o Rodrigo resolve. Ele tem noção do ridículo”, diz Alencar.

AQUARELA 

O Senado optou pelo laranja, para simbolizar a luta contra o câncer.

ACORDES 

Nelson Freire usará um piano Bluthner durante o concerto do Instituto Baía dos Vermelhos, em Ilhabela. O instrumento também será utilizado por Egberto Gismonti e Juliana Steinbach —que foi escolher o piano na Alemanha a pedido de Freire.


Retrato do publicitário Nizan Guanaes
Retrato do publicitário Nizan Guanaes - Bruno Santos/Folhapress

O publicitário Nizan Guanaes, 60, comenta os 60 anos da Ilustrada

Eu sempre curti a Ilustrada porque ela é o caderno mais baiano da Folha. O Zé Simão sempre foi Bahia pura. Nos outros cadernos, é a Folha de S. Paulo. Na Ilustrada, é a Folha de Sampa. Ela é o lado B da vida, o lado C, o lado D, o lado E... A pauta do mundo mudou, está muito mais aberta. E a Ilustrada é o caderno mais aberto da Folha.


MEGAFONE 

O advogado Cristiano Caiado de Acioli, que disse ao ministro Ricardo Lewandowski, do STF, que “o Supremo é uma vergonha, viu?”, também agrediu o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo do Valle Rocha. 

VERGONHA 

“Ele foi meu aluno no Uniceub, em Brasília. E logo após eu assumir o ministério estava num restaurante com minha esposa e ele chegou dizendo que era uma vergonha ter sido meu aluno”, afirma Rocha. 

VERGONHA 2 

“Ele gritou e eu fiquei calado. Numa outra oportunidade, o Cristiano pediu desculpas e disse que se excedeu.” O ministro também conta que Acioli foi reprovado em sua disciplina.

AMIGOS 

Acioli disse que “jamais tratei com agressividade ou falta de respeito o professor Gustavo Rocha”. O advogado diz que o encontrou no dia das eleições. “Demos um abraço e ele perguntou como estava a minha família. Tudo assistido por testemunhas.”

BEM ALTO 

O diretor e fotógrafo Paulo Vainer lança nesta quinta (13) o curta-metragem de ficção futurista “Voz”. A produção conta com atuação da atriz Samira Carvalho e trata de minorias e discurso de ódio. A exibição será realizada na produtora Paranoid, em SP. 

NEGÓCIO... 

Cerca de 3.500 catálogos da exposição “Ai Weiwei Raiz” foram vendidos passado pouco mais de um mês da abertura da mostra. Com a primeira edição esgotada, foi encomendada uma segunda tiragem de 5.000 exemplares.

... DA CHINA 

Segundo a organização, mais de 70 mil pessoas já visitaram a mostra do artista chinês, que segue em cartaz até 20 de janeiro, na Oca, no parque do Ibirapuera, em SP.


HO, HO, HO

Os cantores Chitãozinho e Leo Chaves se apresentaram no 16º Natal do Bem, realizado no Four Seasons Hotel SP, na terça (11). O apresentador Otávio Mesquita e a sua mulher, Melissa Wilman, o produtor Raul Doria e a empreendedora social Regina Moraes compareceram. O advogado Nelson Wilians e sua mulher, a empresária Anne Wilians, posaram com o papai noel Helio Gerbas. 


CURTO-CIRCUITO

O escritório Ernesto Tzirulnik Advocacia promove na quinta (13) show da Orquestra Mundana Refugi.

A House of Bubbles recebe o lançamento do clipe “Pedrinho”, de Tulipa Ruiz

A galeria londrina LAMB Arts abriu sede em SP comandada por Lucinda Bellm.

Tulio Dek inaugura exposição individual na quinta (13), na TNT Galeria. 

A atriz polonesa Michalina Łabacz estará na estreia do filme “Volínia”. Na quinta (13), na Cinemateca Brasileira. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGIVICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.