Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Marcelo Odebrecht anexa novos documentos a processo relacionado a filho de Lula

O conteúdo dos e-mails reforça o que já foi delatado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marcelo Odebrecht anexou novos e-mails ao processo sobre a relação da empreiteira com Luís Claudio Lula da Silva, o filho caçula do ex-presidente Lula. O conteúdo dos documentos reforça o que já foi delatado.
 

Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo que leva seu sobrenome
Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo que leva seu sobrenome - Heuler Andrey - 1.set.15/AFP

BOLSA DE ESTUDOS 

Em sua colaboração, o ex-executivo da empreiteira Alexandrino Alencar afirmou que Lula pediu ajuda para Luís Cláudio iniciar a carreira empresarial. Segundo ele, a empreiteira pagou um orientador para ajudá-lo a colocar de pé a empresa Touchdown Promoções e Eventos Esportivos, que organizava um campeonato de futebol americano.

PROPAGANDA 

A Odebrecht teria contratado também a empresa Concept para trabalhar no marketing da liga de futebol americano que o filho do ex-presidente queria criar no Brasil.

RECIBO 

A defesa de Luís Claudio apresentou recibos que mostram que ele pagou pela contratação da Concept, o que esvaziaria as declarações do executivo.

AS CRIANÇAS 

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, comentou com parlamentares numa reunião na semana passada que “agora vão começar a bater nos meus filhos”, segundo um dos presentes.

EU AVISEI 

A afirmação, feita dois dias antes da revelação de que um ex-assessor do deputado Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) movimentou R$ 1,2 milhão de forma atípica, foi interpretada posteriormente como uma tentativa de “vacina” diante do que explodiria pouco depois.

É VERÃO 

A Prefeitura de São Paulo receberá um freezer e quatro remessas de 28 caixas de sorvetes doados pela Unilever. 

 

A empresa é dona das marcas Kibon e Ben & Jerry’s.

REFRESCO 

Segundo a gestão municipal paulistana, os produtos serão fornecidos ao longo de um ano e abastecerão a copa do gabinete do prefeito “para que possam ser oferecidos também a autoridades e visitas”. A doação foi publicada no Diário Oficial do município. 


O apresentador Pedro Bial
O apresentador Pedro Bial - Jardiel Carvalho/Folhapress

O apresentador Pedro Bial, 60, comenta os 60 anos da Ilustrada

"Minha relação com a Ilustrada começa no início dos anos 1980, década que marca uma virada em sua identidade. Havia ali uma turma que buscava, quase aos socos, uma renovação do jornalismo cultural, jovens a fim de briga. Hoje, amadurecida, ainda guarda traços desse caráter adolescente, quase sempre pertinente e bem-vindo. Vida longa à Ilustrada!"


MANDA NUDES 

Cerca de um milhão de pessoas já interagiram com a ferramenta de inteligência artificial sobre segurança online, fruto da parceria do Unicef e do Facebook. Jovens a partir de 13 anos interagem no Messenger durante pelo menos 48 horas com a personagem fictícia Fabi —que descobre que seu ex-namorado vazou um vídeo íntimo dos dois. 

NÃO PODE 

E uma pesquisa realizada com 238 mil pessoas mostra que dos adolescentes que chegaram até o fim da experiência com a Fabi, apenas 40% declararam que sabiam como se proteger de violência online e cyberbullying antes de conversar com a ferramenta. Esse percentual cresceu para 90% depois da troca de mensagens.

AJUDA 

Durante o diálogo com o robô, são discutidas formas de lidar com situações de vazamento de imagens íntimas. Os participantes também têm acesso a formas efetivas de buscar ajuda em situações de violência online.

NOVA CARA 

A atriz e dramaturga Grace Passô irá apresentar a performance inédita “Grão da Imagem”, na qual ela é acompanhada do músico Barulhista, na 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O festival ocorre de 18 a 26 de janeiro. 

AQUISIÇÃO 

A artista Lucia Laguna vai doar a obra “Paisagem nº 114” para o acervo do Masp. A pintura foi criada especialmente para a mostra individual que ela inaugura no museu no dia 14 de dezembro, “Lucia Laguna: Vizinhança”.

VAGAS 

A Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro recebeu 316 inscrições de músicos bolsistas para participar da temporada 2019 —em 2017, o grupo teve 237 inscritos. 

VAGAS 2 

Do total, 73 foram selecionados para incorporar o corpo artístico do conjunto musical no ano que vem, que contará ainda com 17 músicos profissionais.


GARFO E FACA

A Tucca realizou o jantar beneficente “Chefs pela Cura” na Casa Jereissati, em SP, na quinta (6). O presidente e a vice-presidente da entidade, Sidnei e Claudia Epelman, o presidente do Itaúsa, Alfredo Setubal, e sua mulher, Rose, e o jurista Modesto Carvalhosa e sua mulher, Claudia, compareceram, assim como a empresária Beatriz Monteiro de Carvalho. Os chefs Oscar Bosch e Paulo Shin assinaram o menu da noite.


CURTO-CIRCUITO

O escritório de advocacia Benício faz na segunda (10) a sua festa de fim de ano. 

A Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe a Jornada Olga Kos

Será lançado na segunda (10) o livro “70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”. 

O shopping Pátio Higienópolis recebe corais até quinta (13). 

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.