Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministério Público de SP acusa Panini de fazer publicidade infantil em escolas

O MP-SP pede R$ 12 milhões de indenização pela distribuição do álbum da Copa do Mundo 2018

O Ministério Público do Estado de São Paulo entrou com uma ação civil pública contra a editora Panini Brasil. Os promotores acusam a empresa de fazer publicidade infantil dentro de escolas. 

Folha com figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2018, da Panini
Folha com figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2018, da Panini - Alberto Rocha/Folhapress

MULTA 

O MP-SP pede que a empresa pague R$ 12 milhões de indenização por danos morais coletivos, pela distribuição do álbum da Copa do Mundo 2018 e suas figurinhas. Receberam o material crianças do jardim de infância e dos ensinos fundamental e médio de quatro estados brasileiros (ES, PR, RJ e SP). 

NÃO PODE 

O órgão também quer que a marca fique proibida de entregar seus produtos ou realizar práticas de atividades de entretenimento, diversão e aprendizado no ambiente escolar.

SILÊNCIO 

A denúncia foi feita pelo programa Criança e Consumo, do Instituto Alana. A Panini diz que “não recebeu nenhum comunicado oficial e, por isso, não irá se pronunciar”.

PRENDA-ME... 

Os doleiros Vinicius Claret e Cláudio Barboza, conhecidos como Juca Bala e Tony, já deram mais de 12 aulas sobre lavagem de dinheiro para servidores públicos. Os dois são apontados como os “doleiros dos doleiros” e atuaram para o ex-governador do Rio Sergio Cabral. Eles colaboraram para a deflagração da operação Câmbio, Desligo. 

...SE FOR CAPAZ 

Claret e Barboza ministraram o curso para funcionários públicos de Brasília, Rio de Janeiro, Manaus, Salvador, Vitória e São Paulo. Parte das palestras foi foi videoconferência. As aulas estão previstas no acordo de delação premiada feito com o Ministério Público Federal.

CADEIRA 

O atual ministro da Educação e futuro Secretário de Educação de SP, Rossieli Soares, diz que não pretende disputar a presidência do Conselho de Secretários Estaduais. “São Paulo tem muitos desafios. Eu só aceitaria me candidatar em último caso”, diz.

PROCURA 

Mais de 40 empresas solicitaram o cadastramento na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para receber os créditos do programa Nota Fiscal Paulista para a Cultura, lançado em novembro pela pasta.


O comentarista Galvão Bueno
O comentarista Galvão Bueno - Karime Xavier/Folhapress

PODE UM BRINDE, ARNALDO?

Galvão Bueno lançou o Bueno Anima Gran Reserva Merlot 2015, novo rótulo da sua marca de vinhos; “Quis oferecer a minha contribuição para esse universo que tanto amo”, diz ele, que renovou o seu contrato com a Globo até 2022


ECOLÓGICO

Os copos usados nas festas de fim de ano em Fernando de Noronha promovidas pela agência Carvalheira, pela pousada do Zé Maria e pela entidade Amo Noronha serão produzidos com material compostável. 

NATURAL 

A iniciativa visa atender ao decreto assinado no dia 12 deste mês e que proíbe, a partir de abril de 2019, a entrada, comercialização e uso de canudos, copos, garrafas, pratos, talheres e sacolas feitas de plástico nas ilhas do arquipélago

PULSO FIRME 

E cerca de 200 celebridades e influenciadores que vão virar o ano em Noronha receberão pulseiras que funcionarão como cartões de pagamento em restaurantes e bares do local. A iniciativa é uma ação da Visa com a netPDV, que querem disponibilizar o serviço para os turistas da ilha no começo de 2019. 

GRATIDÃO 

O rapper Max B.O. lança o single “Agradecer”, o primeiro de seu próximo álbum, nesta quarta (26). Com produção de Iky Castilho, a faixa tem participação especial do cantor Froid. O novo CD deve ser lançado em março.


SÉTIMA ARTE

Os críticos de cinema Jean-Claude Bernardet e Francis Vogner dos Reis assinam o livro “O Autor no Cinema”, lançado na quinta (20), na Livraria Martins Fontes da Paulista. A produtora Zita Carvalhosa, os artistas plásticos Paula ​​Gaitán e Guto Lacaz e o diretor Rubens Rewald estiveram no evento. 


CURTO-CIRCUITO

O Istituto Europeo di Design lança o seu primeiro curso online em master gestão em moda, com coordenação de Yamê Reis. A partir de abril de 2019.  

A HempMeds Brasil, subsidiária da Medical Marijuana Inc., recebe inscrições até 17/1 para o seu segundo curso de medicina canabinoide, que tem início em fevereiro. 

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.