Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Pesquisa aponta que 72% dos micro industriais de SP estão otimistas com a economia

Levantamento aponta ainda que, em novembro, 53% da categoria não tinha capital de giro suficiente

Parque Industrial da Fundação Tupy, na cidade de Joinville
Parque Industrial da Fundição Tupy, na cidade de Joinville - Adriano Vizoni/Folhapress

Micro e pequenos industriais paulistas estão otimistas com relação à economia do Brasil. Segundo levantamento do Sindicato da Micro e Pequena Indústria de SP (Simpi), 72% deles acreditam que a situação econômica do país vai melhorar em 2019.

VIDA NOVA 

É o melhor resultado da série histórica da pesquisa, iniciada em 2013. Em outubro, 32% dos entrevistados se diziam otimistas. Outro recorde foi a marca de 40% que disseram que o desemprego irá diminuir no próximo ano. 

CONTA CORRENTE 

O levantamento aponta ainda que, em novembro, mais da metade (53%) dos micro e pequeno industriais não tinha capital de giro suficiente. 

CARTEIRA 

No mesmo mês, 18% da categoria recorreu ao cheque especial para obter o capital de giro, 7% buscaram linhas de crédito para pessoas jurídicas e 4% solicitaram empréstimos pessoais.

NÃO PODE 

O advogado Fábio Tofic Simantob, presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, diz que as autoridades “precisam dar explicações” sobre o mandado de busca e apreensão contra Zanone Manuel de Oliveira Júnior, advogado de Adelio Bispo, autor da facada contra Jair Bolsonaro. Pela lei, os defensores, no Brasil, estão protegidos pelo sigilo profissional.

NÃO PODE 2 

“Saber quem está pagando os honorários não é pretexto, muito menos motivo para o mandado”, diz ele. “O simples fato de ele advogar para alguém não permite que se invada a esfera privada para apurar elementos que possam incriminar o cliente.”

AMADO... 

A deputada federal eleita Joice Hasselmann (PSL-SP) diz que pretende criar uma Lei Rouanet para a educação com curadoria do Instituto Ayrton Senna. 

...MESTRE 

Atualmente voltada para a cultura, a legislação permite que empresas que patrocinam projetos culturais abatam o investimento do imposto de renda que têm a pagar. Joice afirma que ter a curadoria do instituto ajudaria a definir as necessidades de cada região e a aprovar projetos que contemplem as deficiências de cada local.


 

A atriz Christiane Tricerri
A atriz Christiane Tricerri - Karime Xavier/Folhapress

PALCO

“Frida Kahlo foi uma das precursoras da questão de gêneros. Nesse momento do Brasil, cairá como luva e resistência”, diz a atriz Christiane Tricerri sobre o papel que fará da artista mexicana no teatro; a peça deve estrear em 2019. 


É PIQUE! 

O surfista Gabriel Medina, que conquistou o bicampeonato mundial de surf na segunda (17), vai celebrar seus 25 anos ao lado de amigos, neste sábado (22), em SP. O local da comemoração ainda é mantido em segredo. O jogador de futebol Neymar é um dos amigos esperados. 

TRADIÇÕES 

Os 12 curtas-metragens que contam histórias de bairros paulistanos como Bixiga, Parelheiros, Jaraguá e São Mateus entram em produção no ano que vem. Os filmes foram selecionados por um concurso da Spcine com a Secretaria Municipal de Cultura. As produções receberam R$ 50 mil cada uma.

PURPURINA 

A cantora Maria Rita vai participar pela primeira vez do desfile em SP do bloco carnavalesco Bangalafumenga. O cortejo sai no dia 23 de fevereiro com o enredo “Mãe D’Água”.

HISTÓRIA 

A exposição “Para Respirar Liberdade - 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, em cartaz no Sesc Bom Retiro, em SP, foi prorrogada até o dia 21 de abril. Inicialmente, a mostra ficaria até o dia 27 de janeiro.


SOBRE RODAS

A apresentadora Ana Hickmann, a atleta de nado sincronizado Bia Feres, a promoter Carol Sampaio e a atriz Natallia Rodrigues foram ao Monster Jam, na Arena Corinthians, na semana passada. Vittorio Galisteu, filho da apresentadora Adriane Galisteu, e o ator Anderson di Rizzi também estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

O filme “Central do Brasil” será exibido em cópia restaurada 4K neste sábado (22), às 19h, no Instituto Moreira Salles. 

A cantora Alice Antunes lança o clipe de “Dezembro”. Neste sábado (22), às 15h, no Olaria Bar do Paraíso.

A Orquestra Sinfônica Municipal de SP e o Coro Lírico fazem concerto de Natal. Neste sábado (22) e no domingo (24), no Theatro Municipal de SP. 

Ocorre neste sábado (22) a Feira do Bem, no Grupo Escolar Martim Francisco, na Vila Nova Conceição, SP. Das 10h às 19h.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.